Buscar

SAUDE D AMULHER 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407916622)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação às várias mudanças que o corpo da mulher passa durante a gestação, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas abaixo:
		
	 
	Pela ação hormonal no sistema músculo-esquelético, é comum observarmos nas gestantes uma tendência a hiperextensão dos joelhos, retroversão pélvica, e verticalização do sacro.
	 
	O estrogênio, importante hormônio da gestação, age no SNC causando sonolência na gestante, além de agir no hipotálamo aumentando a frequência respiratória da grávida e provocando hiperventilação.
	 
	Todo o sistema gastrintestinal da grávida encontra-se com a sua atividade reduzida predispondo a gestante a apresentar azia, constipação e dificuldade na digestão de comidas mais gordurosas
	 
	Durante a gestação, o hormônio relaxina, liberado pelo corpo lúteo ovariano, é responsável pelo amolecimento ou relaxamento de cartilagens, ligamentos e musculatura lisa, além de agir no útero, diminuindo a sua contratilidade.
	 
	O volume sanguíneo da gestante aumenta cerca de 40-50%, porém com a vasodilatação causada pela progesterona e pela relaxina, é comum observarmos uma queda na PA da grávida, principalmente nos 2 primeiros trimestres gestacionais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408018766)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresentava dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra).Aponte a resposta incorreta sobre o caso em questão.
		
	 
	A drenagem linfática manual e o uso de meias de compressão elástica durante o dia são excelentes estratégias para reduzir o edema em MMII.
	 
	A idade da gestante, o peso e o diabetes gestacional são fatores de risco para a ocorrência de HAS na gravidez.
	 
	Ondas curtas na região lombar e massagem profunda para liberar fáscias parassacral são a melhor opção terapêutica que a fisioterapia dispõe para esse tipo de paciente.
	 
	O sobrepeso da gestante favorece à dor lombar que a mesma refere.
	 
	Pompagem sacral e alongamento de piriforme e multífidus são excelentes abordagens para a gestante.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407431586)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao assoalho pélvico pode-se afirmar, EXCETO:
		
	 
	A nutação está relacionada com um encaixe anatômico para a cabeça do bebê; a contra-nutação com o momento do parto.
	
	Os músculos elevadores do ânus (iliococcígeno, pubococcígeno e puborretal) mais os isquiococcígenos constituem o diafragma pélvico e são localizados profundamente.
	
	O diafragma urogenital, mais superficial, é constituído pelo esfíncter anal, esfíncter uretral, pelos músculos tranversos (superficial e profundo) do períneo, isquiocavernoso e bulboesponjoso.
	
	A existência do orifício vaginal no períneo feminino predispõe mais a mulher à incontinência urinária que o homem.
	
	O sacro possui movimentos de nutação e contra-nutação que auxiliam a gestação e o parto. Na nutação a base do sacro anterioriza e inferioriza, enquanto o ápice posterioriza e superioriza. Na contra-nutação acontecem os movimentos contrários.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407425997)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma puérpera, parto normal há 20 dias, queixa-se de dor na região abdominal e relata que observou mudança no formato de seu abdome. O exame físico revela abaulamento na região da linha alba abdominal de cerca de quatro dedos. Possível causa para esta queixa:
		
	
	Hipotrofia dos músculos abdominais.
	 
	Diastase do músculo reto abdominal.
	
	Diastase do músculo transverso do abdome.
	
	Hipotrofia do assoalho pélvico.
	
	Flacidez do assoalho pélvico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408019893)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez gera profundas modificações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas para suportar o desenvolvimento e o crescimento fetais. Sobre essa situação, analise as afirmações. I ¿ A anemia fisiológica da gestante é consequente ao incremento desproporcional entre o volume plasmático e glóbulos vermelhos. II ¿ Frequência cardíaca aumentada, aumento do volume sanguíneo e mudanças na resistência vascular periférica influenciam o débito cardíaco, que na gestante está aumentado, aproximadamente 30-50%, no terceiro trimestre. III ¿ A maior parte das alterações posturais é decorrente, principalmente, da progesterona, e de fatores mecânicos, como o crescimento uterino e aumento de peso que afetam músculos, ligamentos e articulações, além de alterar o centro de gravidade da gestante. Está correto o que se afirma em:
		
	
	II e III, somente.
	
	I, somente.
	
	I e III, somente.
	 
	I e II, somente.
	
	Todas.

Continue navegando