Buscar

Pediatria resenha crítica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisioterapia na saúde da criança
Resenha crítica sobre a síndrome de west
	A síndrome de west, logo caracterizada como espasmos infantis, é um tipo de epilepsia rara, cujo diagnóstico, geralmente se dá antes do primeiro ano da criança. Onde ocorre espasmos em flexão, extensão ou mistos. Os espasmos podem ser confundidos com dores de cólicas. No início de uma à duas crises, que duram alguns segundos, podendo chegar a ter mais de 100 espasmos em um só dia. Sendo eles, na maioria dos casos em flexão. Elas aparecem mais perto da criança dormir ou ao acordar.
	As causas desta síndrome, podem ser diversas como: no desenvolvimento do tubo neural, pré-natal, perinatal, lesão neurológica durante o nascimento ou após o nascimento.
	Em casos extremos (graves,mais complexos), existe uma possibilidade de uma intervenção neurocirúrgica, porém deve ser feita uma avaliação muito rigorosa, devido a não ser apta para todos os pacientes.
	O diagnóstico se dá, devido aos exames como: Eletroencefalograma(EEG), tomografia computadorizada(TC).
	Os tratamentos podem ser feitos com algum medicamento como: ACTH, vigabatrina, vitamina B6, porém, apenas com conhecimento médico. Acompanhado também de tratamento fisioterápico onde se busca a extensão da cabeça e tronco, visando futuramente o rolar, engatinhar, arrastar e sentar. Outro tratamento, são exercícios que fortaleça os músculos responsáveis pela respiração.
O tratamento da criança portadora da síndrome de west, é igual ao da criança com paralisia cerebral.
	Também se utiliza a hidroterapia como recurso, pois o calor da água auxilia no alívio da espaticidade, podendo assim, realizar exercícios e manter a amplitude da articulação, sem desconforto para o paciente.
	Em um dos artigos, foi feito em um centro de reabilitação infantil, um estudo sobre a descrição das principais etiologias da síndrome de west. Foram estudados 95 casos, sendo que 62% foi do gênero masculino. Houve predomínio de causas perinatais nesse estudo.
	Com os estudos feitos nestes casos, foram feitas avaliações, como a história clínica durante a gravidez, no parto e na fase neonatal. Onde foram detectados uma grande variedades de possíveis etiologias. Ainda assim, com tantas avaliações um grupo de pacientes ficaram sem causa definida.
Vale ressaltar que, em alguns dos casos não foram feitos todos os exames necessários, onde a causa é desconhecida, implicando assim, o resultado não tão satisfatório quanto o esperado e a eficácia no tratamento.
	Nos presentes artigos, observei que apenas foram feitos estudos sobre a história clínica dos casos, recursos farmacológicos e sobre as possíveis etiologias. Onde poderiam ter sido utilizados os recursos fisioterapêuticos para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor, e assim obter uma avaliação mais ampla da síndrome de west.
	Poderiam ter sido feitos exercícios que visasse a melhoria da patologia, associada aos medicamentos. Como: conseguir extensão cabeça, seguida de tronco, fortalecimento muscular devido a hipotonia 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. http://www.westmariana.com/sindromewest.htm
2. http://www.scielo.br/pdf/anp/v51n3/11.pdf
3. http://www.scielo.br/pdf/anp/v65n3a/22.pdf

Outros materiais