Buscar

METODOLOGIA DIA 04 .10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5 - METODOLOGIA
Para o êxito dos objetivos traçados, a pesquisa se utilizará de dados de pesquisa básica ,porque irá detalhar o trabalho do assistente social na política pública de assistência ,elencando as instrumentalidades,articulações institucionais para o atendimento das demandas,nesse sentido,a conotação da pesquisa básica o visto que o uso, concomitante, dessas abordagens se complementará na leitura da realidade. Neste ínterim, a utilização de indicadores, convencionalmente vistos como meramente que muitas vezes são colocados como obstáculos às pesquisas de caráter social, todavia a pretensão no presente projeto é extrair do viés estritamente estatístico, conteúdos que possam influir na realimentação de dados importantes para a tomada de decisão por parte da gestão pública (JANNUZZI, 2003), aqui, especificamente, para novas deliberações acerca da implementação da política de assistência social no município do Rio de Janeiro. No que dizem respeito a pesquisa descritiva farei registros dos fatos observados visando descrever as características, analisando os dados, sem manipulação procura descobrir a frequência com que um fato ocorre, sua natureza, suas características, causas, relações com outros fatos. Está pesquisa me permitirá captar as especificidades das assistentes sociais que estão em situação nos dias de hoje , mas, principalmente, dos(as) profissionais que lidam com as condições postas por estes sujeitos. São esses dados que possibilitarão a sistematização das estratégias que vêm sendo adotadas frente a essa realidade já que não há nos textos normativos subsídios que sirvam de aporte para o trato da citada problemática. Assim sendo, irei utilizar o método dialético-crítico norteia este estudo das manifestações da questão social ,que constituiu o objeto de trabalho do Assistente Social.O método dialético-crítico da teoria marxista “considera a historicidade dos processos sociais e dos conceitos,as condições socioeconômicas de produção dos fenômenos e as contradições sociais [...]” (MINAYO,2008,p. 24) , desta forma,tornando –se indispensável nesta busca dos fatores constituintes dos velhos paradigmas da assistente social.
Objetivamos realizar as observações nos momentos de diálogos entre profissionais bem como por ocasião destes em interação com os grupos de convivência do CRAS. 
Assim, serão organizados de forma que permita o levantamento de informações que possam contribuir na ampliação de estratégias interventivas, bem como subsidiar a gestão municipal nas decisões acerca da implementação da política de assistência social, no que diz respeito à proteção social básica e especial, definindo com maior rigor os limites e concessões de cada área de proteção social.
A pesquisa quantitativa é importante para dimensionar os problemas com os quais o Assistente Social trabalha com as suas demandas .
Enfim, traz retratos da realidade, mas insuficientes para:
a)trazer a centralidade dos sujeitos sua historia;
b) trazer as concepções dos sujeitos;
c) pensar a particularidade das expressões da Questão Social;
d) pensar as experiências dos sujeitos;
e) expressar como a vida é vivida;
f) as reais condições de vida não são alcançados pela pesquisa quantitativa;
g) que significados os sujeitos atribuem as suas experiências, às suas vidas.
Assim, a pesquisa quantitativa é insuficiente para nos trazer a dimensão ontológica do Serviço Social e dos sujeitos coletivos com os quais trabalham, pesquisamos.
Os dados números em si instrumentalizam a elaboração de programas, mas não prepara para a analise, para a interpretação e para o real em movimento, nas contradições e na totalidade e nem diálogo com os sujeitos.

Outros materiais