Buscar

FUSÃO BRADESCO x HSBC

Prévia do material em texto

Do mercado relevante
Com relação à definição de mercado relevante na dimensão produto, entendo que cada produto e/ou serviço bancário constitui um mercado de produto distinto, portanto, ser estudado individualmente para fins de análise concorrencial. Assim, os produtos/serviços bancários não devem ser agregados em “clusters” ou cesta de produtos, de modo a permitir que sejam identificados com mais clareza os mercados em que há potencial problema concorrencial. 
Quanto à dimensão geográfica do mercado relevante, em que pese o argumento de atuação em nível nacional dos bancos, a política comercial idêntica para todas as localidades e as facilidades tecnológicas atualmente oferecidas pelas instituições aos clientes, que reduzem a necessidade da presença física das agências bancárias em algumas situações, por exemplo, se consideramos os produtos usualmente demandados por clientes de pequeno porte, como depósitos, saques e financiamentos que demandam contato com funcionários do banco. Esse segmento do mercado está mais sujeito a eventual exercício de poder de mercado por parte dos bancos. Ao analisar poder de mercado no setor bancário, realizam testes com o mercado relevante em nível municipal.
Ainda em relação aos mercados relevantes para fins da análise realizada, informo que totalizam apenas 18 dos 25 produtos identificados, em função da limitação de dados. São eles, portanto: depósitos à vista, depósitos à prazo e poupança, cartão de crédito, financiamento de veículos a pessoas físicas, crédito de livre utilização a pessoas físicas, empréstimos consignados, empréstimos direcionado à habitação, crédito de livre utilização a pessoas jurídicas, empréstimo em moeda estrangeira, empréstimo direcionado a pessoas jurídicas (BNDES e Rural), asset management, grupo de seguros pessoas, previdência privada, capitalização, consórcios de imóveis, consórcios de automotores, consórcio de pesados e cobrança bancária.
Compromissos assumidos
O Tribunal do Cade determinou que o Bradesco deverá abster-se de realizar operações de fusões e aquisições de instituições financeiras e administradoras de consórcios que atuem no Brasil pelo prazo de 30 meses, contados da data da publicação do extrato da decisão do ato de concentração no Diário Oficial da União.
“Essa medida cumpre o objetivo de conter, ainda que no curto prazo, o avanço daquele que se tornará o terceiro maior banco comercial operando no mercado brasileiro, e emite um sinal contundente para o setor bancário sobre a preocupação da autoridade concorrencial com o grau de concentração que o setor vem adquirindo”, explicou o relator.
O acordo também determina que seja aprimorada e/ou implementada política e norma específica de conduta concorrencial pela empresa por meio de programa de Compliance. A execução desse programa deverá ser delegada a um agente externo ao Grupo Bradesco e os requisitos para a sua contratação são reputação reconhecida no mercado e aprovação da indicação pelo Cade. O Bradesco terá 30 dias corridos, a partir da publicação do extrato da decisão no DOU, para apresentar o nome da empresa escolhida ao órgão antitruste.
O ACC prevê ainda que o Bradesco estimule clientes do banco HSBC de 106 municípios a transferirem suas operações de crédito (nas modalidades crédito pessoal não consignado e CDC Bens – excluído veículos) para outra instituição financeira, exceto Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú, que estão entre os maiores bancos do país.
Trata-se de incentivo do Bradesco à portabilidade de crédito por meio de cartas encaminhadas aos clientes público-alvo, fixação de cartazes nas agências HSBC dos municípios indicados e publicação do conteúdo da carta no Internet Banking. Cabe ressaltar que essa medida não implica em nenhuma obrigação aos clientes HSBC de transferirem suas operações de crédito, assim como não obriga as instituições procuradas pelo cliente a oferecer proposta para recebimento da operação.
“Os clientes terão maior visibilidade sobre a possibilidade de transferência de seus créditos para outra instituição financeira, propiciando assim a ampliação do seu conhecimento sobre as alternativas que lhes sejam mais benéficas”, disse Resende.
Por fim, o Bradesco também se comprometeu, entre outras medidas, a tomar providências específicas para aprimorar procedimentos utilizados no processo de portabilidade de crédito e de salário, implantar ações que confiram mais transparência e maior qualidade de atendimento a seus clientes, e realizar treinamentos para capacitação do seu pessoal interno visando a melhoria do atendimento aos clientes.

Continue navegando