Buscar

Princípios e Conceitos do Direito Obrigacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A - Podemos sim, afirmar que são as normas mais aplicadas na atualidade, diante do acelerado processo de globalização, informatização e tecnologia. Manifesta-se assim, portanto, sua importante prática ainda pela crescente frequência no mundo contemporâneo, da constituição de patrimônio composto, quase que exclusivamente de títulos de créditos correspondentes a obrigação. 
B - São princípios norteadores da relação obrigacional. O que tange o princípio da eticidade, os contratantes são obrigados a guardar, assim, na conclusão contrato, como em sua execução, os princípios da probidade e da boa-fé. Este segundo não exige apenas uma corretividade de conduta, mas corrobora para a cobrança de uma eticidade no negócio jurídico. A função social conduz para uma ideia de sociabilidade do Direito, e, apresenta-se na atualidade como um dos pilares da Teoria Contratualista; indo inclusive de encontro com o princípio da “Pacta Sunt Servand” no intuito de atenuar acentuadamente a autonomia da vontade, para observar se há “lesionamento” na relação contratual.
Obrigação: relação jurídica de caráter patrimonial e transitório entre credor e devedor, que tem por objetivo o cumprimento de uma prestação. ex: pagamento de aluguel ; Dever: está previsto na lei o fazer e não fazer. Responsabilidae: consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação. ex: fiador; Ônus: é o encargo, uma necessidade de se observar determinado comportamento para obtenção de uma vantagem em proveito próprio. ex: anatocismo; Estado de sujeição: uma pessoa é obrigada a se sujeitar a uma determinada situação. (direito potestativo). ex: contrato educacional / bancário.

Outros materiais