Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA AULA 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jullyanna Campana
DIREITO CIVIL VI 
ATIVIDADE ESTRUTURADA– AULA 6
	O que é união estável e qual sua diferença com o casamento?
A união estável é configurada pela convivência pública, contínua, duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família. Ela não gera um estado civil (a pessoa continua sendo solteira), mas os companheiros ou conviventes tem sua relação regida pelo direito de família. A partir da Constituição Federal de 1988 foi reconhecida a união estável como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. O Código Civil de 2002 trouxe um capítulo próprio relativo a união estável, consagrando o direito a alimentos e sucessório aos companheiros.A principal diferença entre a união estável e o casamento é que enquanto o casamento é um dos atos mais solenes do Código Civil, a união estável não depende de nenhuma solenidade para sua constituição.
	Uma vez que a união nunca foi constituída em documento público ou particular, pode-se afirmar que há regime de bens aplicável ao casal? Explique sua resposta e aponte seus efeitos.
Sim, haverá regime de bens aplicável a Guilherme e Lorena, tendo em vista que houve a constituição de união estável, ainda que sem nenhuma solenidade. Dessa forma, será aplicável o regime da comunhão parcial (art. 1.725, CC). O imóvel em que residem não se comunica porque adquirido em sub-rogação a um bem de Lorena anterior ao estabelecimento da convivência (art. 1.659, II, CC); mas o carro adquirido por Guilherme se comunica (arts. 1.658 e 1.660, CC).
	Com a morte de Lorena, Guilherme terá algum direito sucessório sobre os bens por ela deixados? Explique sua resposta.
Sim, Guilherme participará em concorrência com os filhos da sucessão de Lorena apenas com relação à metade do carro por ele adquirido, devendo a casa ser partilhada proporcionalmente apenas entre os filhos (art. 1.790, CC).
	O sistema de sucessão estabelecido pelo Código Civil de 2002 para a união estável é adequado?
Existe uma polêmica em volta do artigo 1790 do Código Civil, já que o mesmo reconheceu direitos sucessórios ao convivente em concorrência com os descendentes do autor da herança. O referido artigo encontra-se no local errado do código e dá abertura para outras interpretações em seus incisos mal escritos. Além disso, há também controvérsias em relação ao direito real de habitação do companheiro sobre o imóvel do casal, já que o CC/2002 não o consagra expressamente, fazendo prevalecer o entendimento pela manutenção de tal direito sucessório.

Outros materiais