Buscar

Gestão de Recursos Humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 –) Ambiente interno: é o conjunto dos elementos internos da  organização como: Cultura organizacional, estrutura organizacional e instalações físicas e os colaboradores. Ambiente Geral: é composto pelos participantes que não sofrem interferência da organização, São eles: ações políticas, tecnologia, ações econômicas e sociais. Ambiente Operacional: é parte do ambiente externo que pode agregar no alcance dos objetivos da organização, os componentes que podem influenciar positivamente ou negativamente são os fornecedores, clientes e concorrentes.
2 –) Absenteísmo: Quando o colaborador não comparece as suas respectivas atividades, há um impacto direto nos processos de uma empresa. Possibilita entender quais os motivos que se leva o empregador a sua ausência frequente ao trabalho. Achamos assim o X do problema e após identifica-lo criamos mecanismos para melhorar esse desempenho. Cada ação tomada depende de seu resultado em analise.
Desempenho: O desempenho se dá de forma individual e em grupos. E apenas a soma desses esforços determina o resultado final de cada setor. O desempenho pode ser mensurado pela assiduidade, cumprimento de prazos, finalização de projetos e impactos financeiros. Com esses indicadores podemos avaliar e identificar aquele que mais se destacam e aqueles que necessitam de reciclagens. Competências: Aponta seus talentos, perfis de liderança e aspectos relacionados às habilidades técnicas e emocionais. Suas competências é que vão definir, na prática, qual será sua trajetória dentro da empresa, seu plano de carreira. Melhora resultados e diminui custos são pontos fortes de competência. Frequência: Pontualidade é um indicador fundamental e muito valioso dentro de um sistema de RH, com ele podemos identificar o ingajamento e comprometimento de cada um dentro da empresa. Ajuda a manter a imagem do colaborador e também as metas e resultados estabelecidos pela empresa.
Cultura Organizacional: Tão importante para manter o foco, irá nos dizer se o colaborador está adequado ao perfil da empresa. Através dos Valores, Missão e Visão da empresa, revela o perfil do colaborador e a satisfação do mesmo quanto a cultura organizacional da Empresa. Neste caso quem estiver dentro desses padrões terá certamente um bom desempenho e aqueles que estiverem distantes terão que ser avaliados com cuidado.
3 –) Provisão de Recursos Humanos: É um importante processo de recrutamento, seleção e contratação, interna ou externa dos colaboradores. Tem como responsabilidade sua pesquisa de mercado e definição de quem ira trabalhar na empresa. Aplicação de Pessoas: Define onde os colaboradores contratados irão trabalhar. Efetuando a analise de cargos e salários definindo as funções adequadas a serem desempenhadas. Compreende sua integração (apresentação da empresa e funções), realizando também sua analise de desempenho. Manutenção de Pessoas: Certamente um dos mais importantes, tem a ver com as ações que serão aplicadas visando a retenção e motivação dos colaboradores. Fatores como: remuneração, pacote de benefícios, salubridade e horários são algumas de suas responsabilidades.
Desenvolvimento de Pessoas: São os planejamentos e investimentos da empresa em treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores. Através de cursos, palestras, workshops e treinamentos de capacitação. Visando expandir suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. Monitoração de Pessoas: Consiste no banco de dados do RH, onde ficam armazenadas todas as informações pertinentes relativas aos seus colaboradores (currículos, contratos de trabalho, documentos e cópias de diplomas, etc..). Possibilita ser feito a avaliação de conhecimento de cada colaborador. Direcionar melhor os treinamentos e realocar o colaborador para áreas mais condizentes as suas habilidades.

Continue navegando