Buscar

Prova de Ciência Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCJ0107_SM_201607232014 V.1 
	Aluno(a): ANTONIO CLAUDIO VALENTE DA SILVA
	Matrícula: 201607232014
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 18/10/2017 18:28:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607896013)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O homem é naturalmente um animal político. Só um indivíduo de natureza vil ou superior ao homem procuraria viver isolado. Os irracionais, que também se associam, formam meros agrupamentos formados pelo instinto. O homem é o único animal que possui razão; o sentido do bem e do mal; do justo e do injusto. O texto supracitado refere-se a:
		
	
	Cicero
	
	Thomas Hobbes
	
	Tomas de Aquino
	
	Galileu Galilei
	 
	Aristóteles
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608024408)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere ao núcleo conceitual da política (promoção do bem comum e dos interesses da coletividade) dos tipos de conhecimento (científico, filosófico, senso comum e teológico), indique a resposta correta no que se refere a noção de Ciência Política.
		
	
	A política enquanto objeto da ciência e constituidora de um ramo autônomo do conhecimento dispensa o "método".
	
	A política é o estudado unicamente pela filosofia, por esta razão somente pode-se falar de uma "filosofia política", mas jamais de "ciência política".
	
	A política é estudada somente pela ciência, logo a formação de uma "ciência política" configuraria uma maneira analítica superior as demais, assim, a filosofia política e as contribuições do senso comum e da teologia são secundárias na escala hierárquica dos conhecimentos, podendo, até mesmo, ser descartadas.
	 
	A ciência política é o estudo metodológico das ações que visam promover o bem coletivo e o interesse geral, assim, este ramo do conhecimento fornece categorias analíticas para a análise do fenômeno político.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607333202)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As obras do florentino Nicolau Maquiavel, apesar da interdição, tiveram ampla repercussão no decurso da Idade Moderna. No pensamento de Maquiavel: I - o processo político situava-se acima da moral. II - o Príncipe, para manter-se no poder, devia aprender a ser bom ou mau, conforme as necessidades. III - o Chefe político podia dominar a FORTUNA (conjuntura social e política) através da VIRTÚ (energia, resolução, talento). IV - o Monarca devia limitar-se aos rígidos limites religiosos impostos ao pensamento da época. V - o ideal republicano de governo está expresso em seus DISCURSOS. Consideradas as proposições acima, assinale:
		
	 
	se apenas a primeira, a segunda, a terceira e a quinta estiverem corretas.
	
	se todas estiverem incorretas.
	
	se apenas a quarta estiver correta.
	
	se todas estiverem corretas.
	
	se apenas a terceira e a quarta estiverem corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607464891)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	I Tal pacto simplesmente ratifica as condições de vida dos homens previamente existentes no estado de natureza, configurando-se, na verdade, como um pacto de consentimento. II Ele se constitui em um acordo passível de reversão no caso do soberano (fosse um monarca ou uma assembléia) não atuar no sentido de garantir todo um conjunto de direitos inalienáveis de que os homens desfrutam, segundo Hobbes, no estado de natureza. III Em Hobbes, os homens firmam entre si um PACTO DE SUBMISSÃO, através do qual transferem a um único homem ou a uma assembléia a força coercitiva da comunidade, trocando voluntariamente a LIBERDADE pela SEGURANÇA do Estado-Leviatã. Após analisar cada uma das afirmativas acima,assinale a afirmativa correta:
		
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I,II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está certa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607852647)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os contratualistas, marque a alternativa correta:
		
	 
	Hobbes defendia um governo absolutista, pois para ele, se alguém tivesse autoridade para se contrapor ao soberano, tomaria o seu lugar e criaria o risco de retorno ao estado de natureza.
	
	Hobbes foi o teórico contratualista mais moderno e concebeu a sociedade como um produto da vontade humana, que enxergava no pacto social só uma forma de se facilitar o acesso aos meio materiais de subsistência.
	
	Rousseau entendia a sociedade como um fruto da necessidade humana de sair do estado de natureza e proporcionar apenas segurança aos indivíduos.
	
	Rousseau era o teórico que defendia o absolutismo, desde que houvesse eleições para que o povo escolhesse o soberano absoluto.
	
	Montesquieu defendia a centralização do poder soberano em uma única pessoa, ou numa assembleia de sacerdotes.

Outros materiais

Outros materiais