Buscar

Planejamento Estratégico Corporativo

Prévia do material em texto

Planejamento Estratégico Corporativo
O planejamento estratégico corporativo abrange 4 linhas de ação conforme Matos(1999).
1°- A primeira diz respeito a uma ideia de missão da empresa em termos de objetivos da história, segmentação de mercado, produção e área geográfica.
Esses aspectos quando bem definidos, permitem aos empregadores um senso compartilhado de direção, oportunidade, significância e realização.
2°-A Segunda consiste em definir as unidades de negócios, o negócio é bem definido pelos grupos de clientes e suas necessidades, e a tecnologia empregada, essas unidades de negócio se beneficiam de planejamento específico, enfrentam concorrentes e são geridos centro de lucro.
3°- A terceira consiste em alocar recursos ás varias unidades de negócio, com base na força competitiva da empresa e atratividade da indústria, vários modelos pré-definidos de portfólio são apresentados para facilitação e determinação de quais negócios devem receber investimentos e quais devem ser mantidos.
4°-A quarta diz respeito à expansão dos negócios atuais e o desenvolvimento de outros negócios, para preenchimento das falhas ou lacunas do planejamento estratégico.
A empresa pode detectar oportunidades de grande crescimento com essas três formas de crescimento.
Crescimento Intenso: Por meio de penetração de mercado e desenvolvimento de mercado e produto.
Crescimento Integrado: Horizontal, para frente e para trás, em todas as direções da organização.
Crescimento Diversificado: Global, concêntrico e horizontal.
Planejamento Estratégico do Negócio
O planejamento estratégico de negócio de uma empresa tem que ser orientado pela estratégia coorporativa, que normalmente é baseada na missão e na visão da organização.
A outras etapas de muita importância para a confecção de um bom plano estratégico de negócios, cada unidade de negócio de um modo independente, realiza o seu próprio planejamento estratégico que esse por si só tem oito fases: implementação, observação de ambiente interno externo, feedback, controle, formulação de programa de ação, formulação de metas, elaboração da estratégia do negócio, definição de missão.
Essas etapas mantêm as unidades de negócios atentas ao ambiente e facilita à detenção de novas oportunidades e ameaças, o PE da unidade fornece o contexto para elaborar planos de mercados para serviços e produtos específicos.
O modo mais comum de elaborar uma declaração de visão de uma organização é comprometer todos os níveis da organização, começando por baixo, pelo pião, passando pelos supervisores, gerentes até chegar à alta administração da empresa.
Gaj (2002, p.189) atribui essa metodologia, sobretudo à necessidade de uma declaração de visão da empresa baseada em sua realidade, que expresse os verdadeiros sentimentos e intenções de seus recursos humanos, pois uma análise fora da realidade em nada contribui para visão da empresa.
Essa é uma das causas de divergência entre uma organização que formula sua declaração de visão exclusivamente da alta administração, que tem pouco contato com os níveis mais baixos da administração, e elaboram uma visão fora do alcance de alguns setores.
A visão de uma organização é uma espécie de declaração de rumos, do caminho que a empresa pretende tomar, sua postura, crenças e projeções futuras, a visão e de cunho moral, filosófico, social e ético, não é algo burocrático ou que trate de cálculos ou valores numéricos, muitas organizações tem sua visão muito bem definidas e fazem questão de programar a visão na política comportamental interna e externa da empresa.
Planejamento Estratégico Nível Funcional
O nível funcional consolida os requisitos funcionais demandados pela estratégia corporativa, constituem-se de um arsenal de armas que iram se transformar nas competências distintivas da empresa.
As estratégias funcionais são inseridas às funções de cada negócio, ou unidade que está atuando em determinado ramo de negócio como produção, venda, logística, marketing, engenharia de recursos, finanças, RH, pesquisa e desenvolvimento e etc.
No nível funcional destaca-se como principal objetivo a manutenção do bom desempenho corporativo e interatividade entre cada setor ou negócio estratégico da organização, o conjunto de metas relacionadas à área funcional, devem ser alcançadas com a finalidade de realizarem os objetivos da empresa, assim, visando à organização como um conglomerado.
É importante o nível funcional atingir seus objetivos e metas, mais o efeito sinérgico de ações centradas nos objetivos gerais da empresa como um todo, talvez seja a característica mais importante do nível funcional para o sucesso da instituição.
Normalmente ações simultâneas entre departamentos diferentes, como por exemplo, uma nova tecnologia ou produto, foi criado pelas pesquisas e desenvolvimentos, para ser manejada será necessário um novo sistema de produção e treinamento de pessoal, a empresa para divulgar, irá lançar uma nova campanha de marketing, sendo necessário uma reciclagem e treinamento no setor de vendas, pesquisas de mercado serão realizados, e depois de um tempo, pesquisa de satisfação de clientes, ou seja, nesse processo todos ou quase todos os setores da organização estão envolvidos, fazendo a empresa, até em setores e departamentos diferentes, a organização tenta manter uma correlação entre eles, mobilizando a organização funcional como um conjunto.

Continue navegando