Buscar

AVALIANDO HISTÓRIA DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO 02
	1a Questão (Ref.: 201704225786)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Portugal não podia deixar ao acaso seus domínios no Brasil enquanto outros países começavam a empreender suas viagens e reprimir a presença de embarcações francesas tornou-se tarefa primordial. Além disso, manter o controle dessa costa imensa era muito caro, por isso optou por uma solução para a ocupação do território sem comprometer o tesouro real, um processo, portanto, vinculado à iniciativa privada, a saber:
	 
	Capitanias Hereditárias
	
	 2a Questão (Ref.: 201703553639)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere aos processos de organização e sistematização da legislação civil em vigor no Brasil durante o período imperial, podemos afirmar que:
 I - Logo após a independência, o imperador D. Pedro I determinou a formação de uma comissão de legistas que ficaria encarregada da imediata elaboração dos códigos civil, criminal e comercial, tarefa esta que se encerraria com a promulgação destes diplomas legais em finais de 1830.
II - Pouco tempo depois da promulgação do Código Criminal e do Código de Processo Criminal, o regente padre Diogo Feijó apresentou um projeto de lei à Assembléia Geral que se constituiria na base do Código Civil do Império a ser promulgado no mesmo ano da Maioridade de D. Pedro II.
III - Diferentemente do encaminhamento conferido ao processo de organização da legislação criminal do Império (que deu origem ao Código Criminal de 1830), a legislação civil foi inicialmente organizada sob a forma de uma consolidação (a consolidação de Teixeira de Freitas) que funcionou como um ¿código civil¿, pelo menos, até o final do regime monárquico.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	 3a Questão (Ref.: 201703583147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ONGs acusam Brasil na ONU de tortura e violência contra pobres (ANA FLOR, da Folha de S.Paulo, 06/05/2009 - 09h35)
O governo do Brasil passou pelo constrangimento de ouvir, nos últimos dois dias, na 42ª sessão do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU, em Genebra, denúncias que o responsabilizam pela violência praticada contra a população, em especial a mais pobre.
O país foi denunciado em relatórios apresentados pelas ONGs Justiça Global, Movimento Nacional de Meninos, Meninas de Rua,  Organização Mundial Contra a Tortura e o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. São citados casos de mortes e torturas em presídios, de violência policial em favelas e de ação de milícias.(...)
A Constituição de 1824, em seu art. 179, tratou do tema tortura pelo poder público. analise as seguintes assertivas:
I. A tortura sempre foi permitida no Brasil;
II. A Constituição de 1824, de influência Iluminista, vedava, em tese, a prática da tortura;
III. A Constituição de 1824, tal como a Constituição de 1988, veda a prática da tortura, porém, neste aspecto, as Cartas brasileiras não possuem, ainda, a eficácia objetivada pelo texto;
IV. O Brasil já superou o problema da violência e hoje é uma dos mais igualitários países do  mundo.
Estão corretas, as seguintes assertivas:
		
	 
	I e IV;
	 
	II e III;
	 
	I e II;
	 
	somente a II.
	 
	III e IV;
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201703494771)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com a Independência, verificou-se a necessidade de se estabelecer a regulação de vários aspectos da vida nacional, sendo que a primeira providência foi a manutenção das leis portuguesas, de forma a não existir brecha legislativa. Em 1827, D. Pedro I deu destaque à elaboração da codificação civil e criminal - em 1830, o Código Criminal teve redação definitiva. Com relação a alguns dos aspectos mais significativos do Código Criminal de 1830 é CORRETO afirmar que:
 
I - Eram inimputáveis, por este Código, os menores de 14 anos, os loucos de todo gênero e aqueles que cometessem crimes levados por força ou medo irresistíveis.
 
II - No caso de delitos cometidos por escravos, o Código previa penas de açoites para as situações que não envolvessem as penas de galés ou de morte.
 
III - Os agressores sexuais eram severamente punidos, não se fazendo qualquer distinção se a vítima era mulher "de família" ou prostituta.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
	 
	As afirmativas I e II estão CORRETAS.
	
	 5a Questão (Ref.: 201703723394)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Essa cova em que estás, com palmos medida, é a cota menor que tiraste em vida. É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe neste latifúndio. Não é cova grande. É cova medida, é a terra que querias ver dividida. O poema "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto demonstra as desigualdades quanto ao acesso à propriedade de terra no Brasil e os conflitos existentes ainda hoje decorrentes da contraditória Questão Fundiária (questões que envolvem o acesso à terra) no Brasil, qual seja, existência de grandes latifúndios nas mãos de poucos e do desejo de muitos indivíduos em conseguir ¿um pedaço de chão¿ sem que tenham condições financeiras para tanto. De acordo com o texto acima e com as aulas de História do Direito a desigualdade no acesso à terra pode ser considerada como:
		
	 
	PERMANÊNCIA HISTÓRIA em relação à nossa sociedade atual, tendo início no Brasil Colonial, com a criação das capitanias hereditárias, forma que o Império português encontrou para implementar a colonização, consistindo na DELEGAÇÃO da colonização a particulares, por meio de doações em USUFRUTO HEREDITÁRIO de grandes faixas de terra aos capitães donatários, tendo início nesse momento a História da desigualdade no acesso à terra no Brasil.

Outros materiais