Buscar

Apol de ensino da artes visuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol
Questão 1/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o fragmento de texto a seguir: 
“Existem muitas controvérsias sobre a noção de ‘independente’, não apenas no Brasil, mas também na América Latina. Na Europa e Estados Unidos, embora essa discussão também seja recorrente, a formação desses espaços aconteceu de maneira distinta a` do Brasil, pois tanto a iniciativa privada quanto o governo reconheceram a legitimidade das ocupações ilegais que geraram os ‘centros culturais independentes’[...] e, desde então, grande parte deles e´ subsidiado por políticas culturais estatais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUNES, K. Espaços autônomos de arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2013. <http://editoracircuito.com.br/website/wp-content/uploads/2013/11/espacos-autonomos-web-11.pdf>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no fragmento de texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças sobre as políticas públicas de arte e assinale a alternativa correta:
	
	A
	No Brasil, as políticas públicas mostram historicamente um grande apoio às iniciativas de gestão de arte propostas por artistas.
	
	B
	A multiplicação de modelos de gestão autônoma observados a partir dos anos 2000 mostra o incentivo das políticas públicas no Brasil a novas formas de distribuição de arte.
	
	C
	A multiplicação de modelos de gestão autônoma observados a partir dos anos 2000 mostra um descontentamento em relação ao consumo de arte e a fragilidade das políticas públicas.
	
	D
	No Brasil, observou-se desde os anos 2000 uma grande adesão da iniciativa privada em parcerias com espaços autogeridos de arte contemporânea.
	
	E
	No contexto brasileiro, as políticas públicas contínuas incentivaram o surgimento de espaços coordenados por artistas.
Questão 2/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Observe a obra de arte “O Vazio”, do artista Yves Klein, de 1958:
Após esta avaliação, caso queira visualizar as imagens novamente, elas estão disponíveis em: <https://imageobjecttext.com/2012/06/01/a-blank-canvas/#more-2238>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base na imagem dada e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças a seguir sobre as relações entre a obra “O vazio”, de Yves Klein e a crítica institucional, e assinale a afirmativa correta:
	
	A
	“O Vazio”, de Yves Klein, traz consigo uma forte crítica institucional. Ao expor uma sala vazia, o artista estava afirmando que faltavam obras de arte tradicionais naquele local.
	
	B
	A obra de Yves Klein comporta uma forte crítica institucional. O foco de sua crítica são as paredes brancas encontradas na maioria dos ambientes voltados à arte.
	
	C
	A obra de Yves Klein evoca uma forte crítica institucional, o que contribui para que os agentes atuantes no sistema de arte repensem as formas de circulação e produção da arte.
	
	D
	A obra de Yves Klein “O Vazio” mostra que os artistas haviam esgotado a criatividade.
	
	E
	A obra de Yves Klein “O Vazio” contribui para que os museus e galerias possam expor salas vazias, economizando assim verbas públicas.
Questão 3/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Considere o seguinte excerto de texto: 
"[...] podemos dizer que as políticas sociais de afirmação dos direitos econômicos e sociais, contra o privilégio, e as políticas culturais de afirmação do direito à cultura, contra a exclusão cultural, constituem uma verdadeira revolução democrática no Brasil."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Chauí, Marilena. Cultura e democracia. 2 ed. Salvador: Secretaria de Cultura, Fundação Pedro Calmon, 2009. (Coleção Cultura é o quê?, I). <http://www.cultura.ba.gov.br/arquivos/File/oqeculturavol_1_chaui.pdf>. Acesso em set. 2017. 
Com base no texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas sobre políticas públicas para a cultura, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	O conceito de cultura possui diferentes dimensões. É importante discutir de que forma o conceito de cultura é expresso em publicações oficiais, pois elas servem como base para o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura.
	
	B
	O conceito de cultura possui significado único. O conceito de cultura expresso em publicações oficiais deve ser aprendido, pois define o que deve ser feito para que tenhamos acesso a bens culturais.
	
	C
	O conceito de cultura é diversificado de acordo com o nível social de cada indivíduo em uma sociedade. As publicações oficiais mostram quais são os bens culturais aos quais cada camada social tem direito.
	
	D
	O conceito de cultura se transforma ao longo do tempo e depende principalmente de como esse é tratado pelos órgãos governamentais. Mas as publicações oficiais devem abster-se de informar o conceito de cultura vigente de acordo com cada gestão.
	
	E
	O conceito de cultura é algo tão amplo que não há como chegar a um consenso. Por isso as publicações oficiais devem nos informar sobre a forma ideal de pensar a cultura.
Questão 4/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Leia a seguinte citação sobre projetos transpedagógicos:
"A estética, entendida como parâmetro para definição de arte, guarda esse privilégio quando o tema é democratização do conhecimento. Mas isso quer dizer também que arte pode ser entendida como um conhecimento, como uma maneira de se relacionar com a realidade capaz de provocar reflexões e, em alguns casos, esclarecimentos, de uma maneira mais sensível ou tocando em sentimentos." 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANELLA, Maurício Camargo, GALLY, Miguel, FIDELIS, Mariana. Arte como conhecimento do mundo na metodologia criativa e pedagógica do projeto “De Fora Adentro - Cartografia dos Sentidos”. In: Revista Estética e Semiótica, Brasília, 2015. <periodicos.unb.br/index.php/esteticaesemiotica/article/download/15701/11146>. Acesso em 26 set. 2017. 
Com base no trecho de texto e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentes contextos: experiências educativas, culturais e formativas sobre a transpedagogia, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta:
	
	A
	A transpedagogia é caracterizada por projetos que relacionam arte e educação para além dos espaços tradicionais de ensino.
	
	B
	A transpedagogia é caracterizada por projetos acadêmicos, que prezam pela técnica apurada e temas tradicionais da história da arte.
	
	C
	O conceito de transpedagogia foi criado para definir projetos que relacionam arte e trânsito.
	
	D
	O conceito de transpedagogia foi criado para definir os projetos que relacionam arte e gênero.
	
	E
	A transpedagogia é caracterizada por abordar temas transnacionais.
Questão 5/5 - Ensino da Artes Visuais para Diferentes Contextos: Centros Culturais e Projetos Sociais
Analise o excerto de texto a seguir: 
"A tensão entre o global e o local: tornar-se, aos poucos, cidadão do mundo sem perder suas raízes pela participação ativa na vida do seu país e das comunidades de base". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DELORS, Jacques. A Educação ou a Utopia Necessária. In: UNESCO. Educação, um Tesouro a Descobrir. 2010. <http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf>. 
Com base no texto citado e nos conteúdos abordados no livro-base Ensino das artes visuais em diferentescontextos: experiências educativas, culturais e formativas, analise as sentenças sobre as relações do termo território com o conceito de identidade cultural e assinale a única alternativa correta:
	
	A
	A identidade cultural e o território são aspectos distantes dentro da sociedade. Isso significa que a cultura é independente da noção de economia local.
	
	B
	A identidade cultural é atualmente definida pelo governo federal, o que faz com que a noção de território seja um dado relacionado a dados geográficos e econômicos, separados do conceito de cultura.
	
	C
	A identidade cultural é definida pelo território. Novos indivíduos de determinada sociedade se adaptam à cultura preexistente, preservando seus aspectos originais sem alterações.
	
	D
	Uma das bases pelas quais a identidade cultural se expressa é o território, o que possibilita que a cultura seja levada em consideração para o desenvolvimento de determinada região ao mesmo tempo em que pode ser compreendida como atividade econômica local.
	
	E
	A identidade cultural se relaciona diretamente à noção de território. Isso significa que a cultura local é determinada pelo território, que orienta os códigos, tradições e o folclore.

Outros materiais