Buscar

Avaliando o Aprendizado - Farmacodinâmica 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504522356)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A digoxina e a digitoxina são os principais medicamentos utilizados na insuficiência cardíaca congestiva, pertencentes à classe dos glicosídeos cardioativos. Como mecanismo de ação atuam inibindo a bomba de sódio e potássio que eleva a quantidade de sódio no citoplasma da célula. Por meio de um trocador sódio/cálcio permite o acúmulo da concentração de cálcio intracelular que favorece o aumento da frequência cardíaca e da força de contração, regulando o débito cardíaco que está diminuído. O aumento da frequência cardíaca e da força de contração são respectivamente denominados de:
		
	
	Inotropismo positivo e Tropismo positivo.
	
	Tropismo positivo e Cronotropismo positivo.
	
	Cronotropismo positivo e Tropismo positivo.
	
	Inotropismo positivo e Cronotropismo positivo.
	 
	Cronotropismo positivo e Inotropismo positivo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503549264)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O farmacêutico hospitalar recebeu a prescrição contendo os seguintes medicamentos: espironolactona, captopril e penicilina, para a administração de 8 em 8 horas. No aviamento da prescrição, o farmacêutico observou algumas possíveis interações medicamentosas, que poderiam ocasionar reações adversas graves no paciente. De forma a otimizar a farmacoterapia, o farmacêutico deve alertar o médico de que:
		
	
	O captropil deve ser administrado isoladamente ou em associação com diuréticos poupadores de potássio, como os diuréticos tiazídicos e inibidores da ECA.
	
	A administração da penicilina deverá ocorrer em intervalos maiores em relação ao captopril e à espironolactona, para que não haja risco de interações medicamentosas no paciente.
	 
	A administração de espironolactona e captopril deve ser evitada porque, sendo o captopril um inibidor da enzima conversora da angiotensina (IECA), pode reduzir os níveis de aldosterona, levando à retenção de potássio.
	
	O uso concomitante da espironolactona e do captropil pode produzir grande diminuição nos níveis séricos de potássio, cloreto e sódio, quando comparados à monoterapia.
	
	A administração de penicilina concomitante à espironolactona deve ser evitada porque, além de interferir na dosagem plasmática da penicilina, ocasiona nefro e hepatotoxicidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503687474)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os fármacos abaixo são agentes antiagregantes plaquetários com exceção de:
		
	
	Clopidogrel
	 
	Hirudina
	
	Abciximabe
	
	Ticlopidina
	
	Ácido acetil salicílico
		
	
	Todas as alternativas são verdadeiras quanto ao objetivo da medicação pré-anestésica EXCETO:
		
	
	Diminuir os reflexos autônomos
	
	Reduzir secreções salivares
	
	Produzir amnésia
	 
	Aumentar a frequência cardíaca
	
	Reduzir a ansiedade
		
	
	Todos os fármacos antihipertensivos apresentam como característica comum a diminuição da resistência vascular periférica. Porém, alguns alteram significativamente os efeitos hemodinâmicos. Aqueles que mais aumentam a frequência cardíaca e debito cardíaco são os:
		
	
	antagonistas do receptor da angiotensina II
	
	inibidores da enzima conversora da angiotensina
	 
	vasodilatadores arteriolares
	
	beta bloqueadores
	
	bloqueadores alfa adrenérgicos

Outros materiais