Buscar

histologia e embriologia avaliando o aprendizado (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201502473622)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os espermatozóides precisam atravessar as barreiras que envolvem o voócito secudnário. Para que isto ocorra, ao encontrarem o ovócito secundário, os espermatozóides começam a liberar as enzimas que estavam armazenadas em sua região cefálica. O evento em que tais enzimas são liberadas pelos espermatozóides é denominado de:
	
	
	
	nidação
	
	gastrulação
	 
	reação acrossômica dos espermatozóides
	
	capacitação dos espermatozóides
	
	compactação dos espermatozóides.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503036292)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação à embriologia, julgue os itens a seguir: I) Nos espermatozódes, as mitocôndrias situadas na região intermediária são as centrais de energia para a intensa atividade motora dos flagelos. II) Na ovulação a única célula viável que possivelmente poderá ser fecundada é o ovócito II III) A penetração de um único espermatozóide no óvulo caracteriza a monospermia. Há casos de polispermia, ou seja, entrada de mais de um espermatozóide no óvulo, e isto caracteriza a formação de gêmeos. IV) O âmnio é o anexo embrionário que se constitui numa bolsa preenchida pelo líquido amniótico e que tem por função proteger o embrião contra choques mecânicos e desidratação. Assinale a correta:
	
	
	 
	II, III e IV
	
	I, II e III
	 
	I, II e IV
	
	I, III e IV
	
	I, II , III e IV
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502940234)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	¿Tecido cartilaginoso é abundantemente encontrado em recém-nascidos, especialmente na composição de sua estrutura ¿esquelética¿ a qual, ao longo do desenvolvimento fetal, sofre mudanças em sua composição torna-se mais rígida originando o tecido ósseo.¿ A partir dessa informação e do que foi discutido em sala sobre histogênese, a assinale a alternativa que identifica e melhor descreve o mecanismo que caracteriza a mudança do tecido cartilaginoso para o tecido ósseo descrito no enunciado dessa questão
	
	
	
	Ossificação intersticial, mitose e diferenciação de células conjuntivas ( )
	
	Não se aplica, haja vista que as células do tecido cartilaginoso não armazena íons e, portanto, não viabiliza a formação de células ósseas.
	 
	Ossificação aposicional, diferenciação de osteoblastos ( )
	
	Ossificação intramembranosa, mitose de células mesenquimatosas do tecido conjuntivo ( )
	 
	Ossificação endocondral, diferenciação de condrócitos ( )
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503037513)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A espermatogônia, corresponde à primeira linhagem de células do fenômeno da espermatogênese que ocorre no interior dos testículos. No final do processo da segunda divisão meiótica, as células haplóides que serão formadas são as seguintes:
	
	
	
	Espermatócitos III
	
	Espermatócitos I
	 
	Espermátides
	
	Espermatócitos II
	 
	Espermatozóides
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503045869)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A condição de sobrevivência do embrião está diretamente relacionada com a formação dos anexos embrionários. Estes são o âmnion, saco vitelino, alantoide e o córion. Não menos especial, a placenta, que por ter origem materna além da fetal, é considerada um falso anexo embrionário. Uma situação que pode causar problemas gestacionais é a placenta prévia. Essa é definida como a situação em que a placenta está inserida, total ou parcialmente, no segmento inferior do útero, podendo ou não recobrir o orifício cervical interno. Embora seja frequente a sua detecção no segundo trimestre, as dificuldades de manutenção da gravidez nestes casos é crescente a cada momento. Sobre os anexos embrionários, exclua o item incorreto:
	
	
	 
	A alantoide surge por volta do 16º dia, como um pequeno divertículo (evaginação), a partir da parede caudal do saco vitelino, terá participação na formação do cordão umbilical.
	
	Com relação ao saco vitelino, este tem a função básica de transferência de nutrientes para o embrião durante a 2ª e 3ª semanas, período em que a circulação uteroplacentária ainda não está formada. Além disso, a formação do intestino primitivo e a formação das células germinativas primordiais, são outras de suas funções.
	
	O âmnio forma um saco membranoso cheio de líquido (líquido amniótico) que envolve o embrião e posteriormente o feto. Ele também reveste o cordão umbilical e evita o choque mecânico ao bebê.
	 
	A placenta é um órgão formado por tecidos fetais como o decídua basal, além da participação do tecido materno, o córion frondoso.
	
	O córion é classificado em liso ou viloso, e isso dependerá da formação das vilosidades coriônicas. Em um córion viloso, há participação de vilosidades terciárias que desenvolvidas permitem a passagem de plasma entre mãe e feto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais