Buscar

Ciência Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ciência Política
- 1° Aula
Caso concreto 
Em reportagem constante em http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2012/06/20/201cdesinteressepor-politica-ameaca-a-democracia201d, o filósofo francês Francis Wolff, um ardoroso defensor da democracia, afirmou que um de seus alvos no estudo da política é exatamente o apolitismo. Em sua opinião, o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia, ao fomentar entre outros males a ação do que chama de políticos profissionais. Livre de cobranças, esse grupo teria o hábito de aprovar ou impor medidas descoladas das verdadeiras necessidades e desejos dos cidadãos. Por isso, para o filósofo, o apolitismo, seria a recusa dos cidadãos, explícita ou implícita, em participar da vida da comunidade política e das escolhas que essa comunidade faz, ou seja, seria o desinteresse pela coisa pública. 
Diante do texto acima e, de acordo com o que você apreendeu da leitura referente à Aula 1, responda: 
a) A verdadeira concepção de política se coaduna com o desinteresse da coisa pública pela cidadania?
Resposta: Não. A política propiciar o respeito à liberdade de escolha dos seus próprios bens, valores e finalidades, concedendo igual liberdade aos demais para fazerem o mesmo.
b) Estaria correta a afirmação do filósofo Francis Wolff quando afirma que "o desinteresse dos cidadãos pela política ameaça a democracia"? Justifique sua resposta.
Resposta: Sim. Que quando a participação do cidadão na vida política da cidade possuía um caráter essencial no processo de formação da vontade coletiva. Ele se caracteriza pela construção discursiva que busca o convencimento de um determinado grupo em assuntos de interesse coletivo e vem sendo considerado um pré-requisito de grande importância para o exercício de uma vida política plena.
- 2° Aula
Caso 1
“’E evidente que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum que os mantenha subjugados, eles se encontram naquela condição que é chamada de guerra; e essa guerra é uma guerra de cada homem contra cada outro homem”.
 Aponte o autor dessa frase e a situação por ele descrita: 
a)Locke e o estado da natureza. 
b) (x) Hobbes e o estado da natureza. 
c)Hobbes e o estado em sociedade. 
d)Platão e o estado da natureza 
Caso 2
Como vimos, em Hobbes, o contrato social faz com que os indivíduos abdiquem de sua infinita liberdade e a entreguem a um soberano, que deve garantir suas vidas e uma ordem social segura. Com este acordo, segundo Hobbes, está criada a sociedade e também o Estado. Neste sentido, pergunta-se:
 a) Quais as finalidades do Estado na visão de Hobbes?
Resposta: O Estado, em Hobbes, tem tripla finalidade.
1° Representar os cidadãos, pois, personificando aqueles que a ele (Estado) livremente delegaram todos os seus direitos e poderes, encontra legitimada a submissão de todos à sua autoridade soberana;
2° Assegurar a ordem, ou seja, garantir a segurança de todos, monopolizando o uso da força estatal;
3° Ser a única fonte da lei, porque a soberania, sendo absoluta, dita o que é justo e o que é injusto.
- 3° Aula
Caso 1
Na visão de Locke e Rousseau os homens são completamente livres conforme a sua natureza, pelo que são criaturas marcadas pela bondade. Sendo certo que com o surgimento da propriedade o homem abandona a sua condição natural, pode-se afirmar que a propriedade surge da mesma forma e tem os mesmos efeitos na formação do Estado para ambos os autores?
Resposta: Sim. Que pra um, o Estado é de harmonia e concórdia, onde o indivíduo é um ser livre e igual, é um ser racional. E para o outro, ele acredita na igualdade, na liberdade do homem, para ele o homem nasce assim pela condição da natureza.
Que para Locke o Estado também serve aos indivíduos e deve assegurar seus direitos.
Que para Rousseau o Estado tem como finalidade garantir a igualdade de todos.
- 4° Aula
Caso 1
Considerando a possibilidade das ilhas de Fernando de Noronha deixarem de compor o território brasileiro, é certo que a extensão territorial brasileira será alterada. Com a dita alteração, o mar territorial e o espaço aéreo sofrerão algum tipo de impacto?
Reposta: Sim, com certeza terá um impacto no mar territorial e no espaço aéreo, pois essas duas características estão ligadas diretamente ao território. O território deve ser visto de uma maneira multidimensional, não se restringindo apenas ao elemento terrestre. Com essa ideia em mente, teremos mudanças na questão de território brasileiro no solo, no subsolo, no espaço aéreo e nas águas interiores que banham o Brasil.
- 5° Aula
Caso 1
- Paulo, refugiado de guerra, já vive no Brasil acerca de 20 anos, já tem todos os documentos Brasileiros, já constituiu a sua família (com mulher e um casal de filhos) tem emprego fixo, mas não pensa em se naturalizar brasileiro. Quando questionado a esse respeito, ele afirma ser grato ao Brasil, mas que não se sente Brasileiro. Diante do caso de Paulo, é possível identificar uma distinção entre o conceito de povo e o conceito de nação?
Resposta: De acordo com os conceitos, da para identificar possível diferença entre eles.
Conceito de Povo; Conjunto populacional que tem vincula de nacionalidade com estado. Pelo vinculo de nacionalidade que o povo gera pelos cidadãos.
Conceito de Nação; Critério cultural, conjunto de pessoas que se sente pertencido de forma coesa a determinado pais. Vinculo muito forte. 
- 6° Aula
Diante do acima exposto, pergunta-se: 
a) Diante do que está expresso no Art. 4º da Constituição Federal, é possível afirmar que o Brasil deve considerar que a soberania sempre exterioriza a supremacia estatal?
Resposta: Não. Supremacia estatal está relacionada com o poder do Estado/ sua soberania e está vinculado ao art.14; o art. 4 é o reconhecimento do Brasil perante as outras nações.

Continue navegando