Buscar

casos constitucional 2 av3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Semana 4: Rio pede R$ 14 bilhões ao governo federal... Resposta: Intervenção Branca, Seria em que, a União determina as medidas a serem adotadas pelo Estado, mas extraoficialmente. Acontecendo a intervenção branca em qualquer Estado, o país não poderá votar em nenhuma emenda constitucional. A União, mais forte economicamente, controla Federação, por uma intervenção branca, econômica, e pela negativa da liberação de verbas para Estados e Municípios, que ficam dependendo, ampla e permanente, do poder federal.
Semana 5: No início do ano de 2017, o Estado do Espírito Santo viveu uma... Resposta: Neste caso, o ato do Governo do Estado do Espírito Santo, está de acordo com o que prevê a Lei complementar número 97, de 9 de junho de 1999, que dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das forças Armadas, no parágrafo 5 do art. 15 inciso 5, determinado o emprego das forças armadas na garantia da lei da ordem caberá à autoridade competente, mediante ato formal transferir o controle operacional dos órgãos de segurança público necessários ao desenvolvimento das operações, a qual deverá constituir um centro de coordenação de operações, composto por representantes dos órgãos públicos sob seu controle operacional ou com interesses afins.
Semana 6: Um integrante da polícia militar de determinado estado da Federação A) sim, o policial com mais de dez anos, ficará agregado durante o período de campanha eleitoral e, sendo eleito, no ato da diplomação, passa para a reserva , e o militar com menos tempo de serviço, será afastado do serviço. Art. 14 , parágrafo 8 c/c art. 42 da CF
B) Está errado. Pois se aplica ao policial e Bombeiro Militar conforme o art. 142, Parágrafo 3, Inciso V da CF, princípio da simetria que leva o plano estadual a proibição de filiação partidária.
C) Correto. Jurisprudência do STF, ele participa da convenção coletiva, sendo considerado membro do partido e a partir do registro de sua candidatura, ele se torna agregado. 
D) Pode, se o militar tiver mais de dez anos, ficará agregado durante o período de campanha eleitoral podendo pedir o retorno à atividade. No caso se for eleito, passará para a reserva. Art. 14. Parágrafo, II CRF/88.
*O TCU , porque dotado de poderes jurisdicionais.detém poder.... R:está errada, Nas palavras do Supremo, o TCU não possui poderes para determinar a quebra do sigilo bancário de dados. O legislador conferiu esses poderes ao Poder Judiciário, ao Poder Legislativo Federal, bem como as Comissões Parlamentares de Inquérito, após previa aprovação do pedido pelo Plenário da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do plenário de suas respectivas comissões parlamentares de inquérito.
*As imunidades de Deputados ou Senadores só podem subsistir durante o estado de sitio... R: a assertiva está errada, uma vez que as imunidades subsistirão em caso de sitio e só podem ser suspensas mediante o voto de dois terços da casa respectiva, e não ser mantida com os votos , como de acordo com o art 53,parágrafo 8
*José resolveu candidatar-se ao cargo de Deputado Federal. Não se elegeu por 05 votos! Ficou como 1.º suplente do seu partido... R: Não. O suplente não exerce o cargo, logo, não possui imunidade. A questão trata da imunidade material ou seja, a garantia da inviolabilidade por quais quer opinião de palavras e votos, dentro ou fora do congresso, mas sempre em razão do mandato. No tocante a José, suplente do deputado não existe tal prerrogativa. Senso assim, José responderá pelo crime de injúria. 
*Dr. “Zé do Fórum” é Advogado com 4 Anos de exercício e decidiu prestar concurso público para a Magistratura... Resposta; A) O cargo inicial na carreira é o de Juiz substituto. B) O candidato atende à exigência temporal mínima de 3 anos de atividade jurídica. C) A Ordem nas nomeações deve ser de classificação. D) Sim, pois há vício de inconstitucionalidade no edital ao ter desconsiderado a OAB que deve participar de todas as fases do Concurso e não permanecer afastada das decisões e recursos interpostos.;
* Mévio, advogado com longos anos de carreira,..R: A) UM QUINTO B) A OAB elabora uma lista sêxtupla dentre advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, encaminha para o Tribunal que reduz para uma lista tríplice, que é encaminhada para o respectivo chefe do Poder Executivo. C) A competência para a nomeação do advogado para compor o quinto constitucional do Tribunal de Justiça é do Governador do Estado. Se fosse para o TRF seria competente o Presidente da República. Poder Executivo.
OBJETIVAS:
É competência comum da União... estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.
Quando o Município legisla... expedindo norma fulcrada em sua própria autonomia
Assinale a opção correta com relação ao fede... Existia no Brasil um federalismo de segundo grau até a promulgação da CF, após a qual o país passou a ter um federalismo de terceiro grau.
	Compete privativamente à União legislar sobre... aguas
Aponte, em meio às alternativas que se seguem, todas versando.. Somente os órgãos Plenários das Casas do Congresso Nacional poderão convocar Ministros de Estado, exceto o da Defesa, para prestar