Buscar

ASPECTO SÓCIO HISTÓRICOS DISCURSIVAS 2 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS – ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS
01 – “Após a tomada militar da Grécia, Roma absorveu a cultura desta civilização, porém, a Educação Física se caracterizou pelo espírito prático e utilitário, tendo assim uma visão voltada para a preparação dos soldados e da população para a guerra. Foi no período romano que surgiu a famosa frase ‘Mens sana in Corpore Sano”.
Considerando o texto dado e dos conteúdos abordados no texto-base Educação Física em questão: resgate histórico e evolução conceitual, responda à seguinte questão: como os romanos compreendiam a Educação Física?
A compreensão de Educação Física para os romanos relacionava-se com a preparação militar pura e simples, em um primeiro momento. Posteriormente, quando se inicia a decadência do Império Romano, outros elementos são introduzidos para formar novo conceito. Nesse momento ela é o meio através do qual são preparados, além do guerreiro conquistador, o gladiador hábil e resistente para vencer os combates sangrentos nas arenas e circos romanos.
02 – “Mas tal evento não ressurge apenas como o sonho encantado de um visionário, ao contrário, é fruto do espírito do tempo e dele carrega e amplia seus significados”.
Use como embasamento para a sua resposta o texto-base Olimpíadas modernas: a história de uma tradição inventada. Cite 5 símbolos inventados nos Jogos Olímpicos Modernos usados até hoje.
Anéis, Bandeira, Lema, Chama e Hino.
03 – “O problema da cidadania passa por vários estágios. Primeiramente, na definição de quem era considerado cidadão e que, deste modo, estaria apto a exercer tal papel: o de participar das decisões políticas referentes à pólis ateniense”
Conforme o texto-base Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje, responda à seguinte questão: quem era considerado ‘cidadão’ na Grécia antiga?
Apenas os homens livres, excluindo os escravos e as mulheres.
04 – “Todos os exercícios e as atividades que desenvolvessem as faculdades físicas e as energias morais do homem, eram consideradas como meios educativos destinados às crianças e aos jovens”.
Considerando o texto-base Educação Física em questão: resgate histórico e evolução conceitual. Qual foram os 4 primeiros sistemas regulares de Educação Física surgidos na metade do século XVIII, elaborados com organização e princípios pedagógicos?
A ginástica alemã, a nórdica, a inglesa e a francesa.
05 – “Acima de tudo, o que a mulher antiga representava era um meio de trocas de riqueza entre as famílias, que se operava através do casamento”.
Considerando o texto-base Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje, responda à seguinte questão: quais eram as normas de vestimenta praticadas por homens e mulheres gregos?
Os homens podiam andar nus nos ginásios e na cidade com vestes soltas por serem capazes de absorver calor e manter o equilíbrio térmico, dispensando o uso da proteção das roupas; aos corpos femininos, impunha-se o uso de roupas em casa, considerando-se que estas seriam suficientes e para a saída à rua os seus corpos deviam ser cobertos.
06 – “O século XIX é conhecido como ‘a era da ciência’. Aquele final de século representou o momento do triunfo da modernidade que era ambicionada por boa parte da população brasileira naquele período”.
De acordo como o texto-base A constituição histórica da educação física no Brasil e os processos da formação profissional, responda à seguinte questão: entre o final do império e o começo da república, qual modelo social europeu era ambicionado no Brasil?
O modelo urbano, industrial e comercial.
07 – “O que parece ser um sentimento geral dos formandos, com raras exceções, é que a formação universitária é insuficiente para atender à demanda requerida no mercado de trabalho”.
De acordo como texto-base Por que devemos estudar história da educação física/esportes nos cursos de graduação? Qual o objetivo da graduação para a atuação profissional?
A graduação deve dar condições, por meio de uma preparação teórica aprofundada, para que o aluno possa recriar constantemente sua atuação, a partir da compreensão da realidade que o cerca, dos valores em jogo, das especificidades da atuação e das possibilidades de que pode dispor para alcance de seus objetivos. A graduação estaria preocupada em preparar o aluno para pensar/repensar sua atuação, entendendo que há a necessidade de uma compreensão teórica por trás de toda atuação, que nunca é só prática, mais indissociadamente teórico-prática.
08 – “A agricultura, dos povos nômades aos Complexos Agroindustriais, que se pretende abordar nesse artigo, sofreu diversas modificações, entretanto diferentes processos para o seu avanço, com várias relações que envolvem, não somente, espaço rural, mas também as questões políticas, técnicas, sociais e de mercado”.
Use o texto-base Educação Física em questão: resgate histórico e evolução conceitual como fonte de resposta. Além da agricultura e doméstica de animais que ocorrem com a sedentarização, o que mais começa a ocorrer na sociedade sedentária? Cite uma característica.
O início da luta pela posse de terras.
Passam a manter atividades físicas organizadas e constantes com caráter predominantemente militar e guerreiro.
09 – “Considerando um ato solene e dotado de uma importância extrema na antiguidade, pelo casamento não havia a mera troca de endereço para a mulher, mas o abandono de todas as ligações com a família de seu pai”.
De acordo com o texto-base Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Quais seriam as funções atribuídas às mulheres na sociedade grega antiga?
Obediência e fidelidade aos seus pais e maridos e a reprodução.
10 – “Os jogos olímpicos estavam pautados em uma proposta de esporte restritiva que contemplava apenas e tão somente aos descendentes da aristocracia europeia e norte-americana, com patrimônio suficiente para que não necessitasse se envolver com atividades produtivas”.
Baseando-se no texto-base Olimpíadas modernas: a história de uma tradição inventada, responda à seguinte questão: qual é o nível de violência nos jogos Olímpicos Modernos, quando comparados com os jogos das Olimpíadas da Grécia Antiga?
O nível de violência nos esportes modernos é sensivelmente mais tênue do que nos jogos gregos.

Outros materiais