Buscar

Processo penal 2 avaliando

Prévia do material em texto

XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Daniel foi condenado à pena privativa de liberdade de 06 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pela prática do delito de estupro (Art. 213, do Código Penal). Tendo decorrido lapso temporal para progressão de regime prisional e ostentando o reeducando bom comportamento carcerário, sua defesa pleiteou a concessão do benefício. Em 26/07/2013, o Juízo das Execuções, tendo em vista a necessidade de melhor aferição do requisito subjetivo, determinou a realização de exame criminológico, em decisão devidamente fundamentada. Sobre o caso apresentado, segundo entendimento sumulado nos Tribunais Superiores, assinale a opção correta. 
		
	
	Não agiu corretamente o magistrado, na medida em que o exame criminológico só poderá ser realizado no caso de crimes graves e hediondos. 
	
	Não agiu corretamente o magistrado, uma vez que não é possível a realização de exame criminológico. 
	
	Agiu corretamente o magistrado, eis que é possível a realização de exame criminológico pelas peculiaridades do caso, desde que em decisão motivada. 
	
	Agiu corretamente o magistrado, pois a realização de exame criminológico é sempre necessária
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503390743)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Edicleison Valentino, com 12 anos de idade, ao sair da escola onde estudava presenciou Antonio desferir (03) tiros contra Atanagildo que foi a óbito no local. Edicleison é a única testemunha do fato. Indaga-se: Sob a legislação vigente Código de Processo Penal, Edicleison poderá testemunhar sobre os fatos que presenciou 
		
	
	Sim. Porque segundo o Código de Processo Penal, qualquer pessoa poderá servir como testemunha e, neste caso será ouvido na condição de informante;
	
	Estão corretas somente as assertivas ¿a¿ e ¿b¿;
	
	O Código de Processo Penal veda, expressamente, o depoimento de criança, tendo em vista a proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente:
	
	Estão corretas as assertivas ¿a¿,¿b¿ e ¿c¿.
	
	Sendo Edicleison considerado criança para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, seu depoimento será prestado na presença de seus pais ou responsáveis, mas, não será considerado pelo juiz para qualquer fim
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503232825)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Felipe foi reconhecido em sede policial por meio de fotografia como o autor de um crime de roubo. O inquérito policial seguiu seus trâmites de forma regular e o Ministério Público decidiu denunciar o indiciado. O oficial de justiça procurou em todos os endereços constantes nos autos, mas a citação pessoal ou por hora certa foram impossíveis. Assim, o juiz decidiu pela citação por edital. Marcela, irmã de Felipe, ao passar pelo fórum leu a citação por edital e procurou um advogado para tomar ciência das consequências de tal citação, pois ela também não sabe do paradeiro do irmão. Diante da situação descrita, acerca da orientação a ser dada pelo advogado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos e, se for urgente, o juiz determinará a produção antecipada de provas, podendo decretar a prisão preventiva se presentes os requisitos expressos no artigo 312, do CPP.
	
	Felipe deve comparecer em juízo, sob pena de ser processado e condenado sem que seja dada oportunidade para a sua defesa.
	
	Se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos, sendo determinada a produção antecipada de provas de forma automática, diante do risco do desaparecimento das provas pelo decurso do tempo.
	
	Se Felipe não comparecer e não constituir advogado, o processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos, sendo decretada a sua prisão preventiva de forma automática.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503311239)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A respeito da sentença penal, analise as assertivas abaixo. I. O juiz, sem modificar a descrição do fato descrito na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que tenha que aplicar pena mais grave. II. A rejeição da peça inicial pode ser classificada como decisão interlocutória mista terminativa. III. Nos crimes de ação penal pública, o juiz poderá reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas pela acusação, mas não poderá condenar o réu caso o MP peça a absolvição. É correto o que se afirma em 
		
	
	II, apenas. 
	
	III, apenas.
	
	I, II e III. 
	
	I e II, apenas. 
	
	I, apenas. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503311227)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Encerrada a instrução criminal de um processo em que o acusado foi denunciado pelo crime de furto (art. 155, caput, do Código Penal), o juiz entende que estão presentes provas de que, na verdade, o delito praticado por aquele foi de receptação qualificada (art. 180, §1º, do Código Penal), fatos e provas que não estavam descritos na denúncia. Em consequência, o juiz deverá: 
		
	
	dar ciência ao Ministério Público e designar novo interrogatório do acusado e audiência de debates e julgamento.
	
	proferir sentença condenatória pelo crime de receptação.
	
	baixar os autos do processo, a fim de que a defesa, no prazo de 8 (oito) dias, se manifeste e requeira prova, podendo ser ouvidas até três testemunhas.
	
	remeter os autos ao Ministério Público para proceder ao aditamento da denúncia, no prazo legal, e ouvir o defensor do acusado sobre a nova imputação.
	
	dar ciência ao Ministério Público e à defesa da nova classificação jurídica da infração penal, proferindo, após, a sentença definitiva.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502832438)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	ENADE 2012 
Tendo-se recusado a cumprir ordem lícita de serviço, um empregado foi advertido, por escrito, por seu gerente. Ao receber a advertência escrita, recusou-se a assinar cópia do documento do empregador, sob alegação de não concordar com seu conteúdo. Foi, então, despedido por justa causa, sob a imputação de ato de indisciplina. Nessa situação, infere-se que 
		
	
	o empregado agiu de forma ilegítima ao se recusar a assinar a advertência do gerente.
	
	a empresa agiu corretamente ao despedir o empregado por justa causa com base na recusa dele de assinar a advertência escrita.
	
	a recusa do empregado em assinar a advertência constitui caso de insubordinação, sendo possível a terminação fundada nesse motivo.
	
	a empresa errou ao demitir por justa causa o empregado que se recusou a cumprir ordem lícita de serviço, pois o gerente já o havia advertido.
	
	a imputação de indisciplina ao empregado que se recusou a assinar a advertência foi medida tomada corretamente pela empresa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502908122)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação à extinção do contrato de trabalho por motivos alheios à vontade das partes, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O trabalhador inválido é aquele que tem sua capacidade laborativa reduzida, de maneira que tem direito à aposentadoria por invalidez, colocando fim ao contrato de trabalho.
	
	A aposentadoria por invalidez acarreta a suspensão do contrato de trabalho pelo prazo de 5 anos, de maneira que, se o trabalhador recuperar-se dentro deste período, tem direito de retornar ao trabalho, podendo, entretanto, ser rejeitado pelo empregador, retornando, portanto, à condição de aposentado.
	
	
	
	
	
	
	
	
	XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Segundo a Lei dos Juizados Especiais, assinale a alternativa que apresenta o procedimento correto.
		
	
	Da decisão de rejeição da denúncia ou queixa caberá recurso em sentido estrito, que deverá ser interposto no prazo de cinco dias.
	
	Aberta a audiência, será dada a palavraao defensor para responder à acusação, após o que o Juiz receberá, ou não, a denúncia ou queixa; havendo recebimento, serão ouvidas a vítima e as testemunhas de acusação e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e à prolação da sentença.
	
	Os embargos de declaração são cabíveis quando, em sentença ou acórdão, houver obscuridade, contradição, omissão ou dúvida, que deverão ser opostos em dois dias.
	
	Se a complexidade do caso não permitir a formulação da denúncia oral em audiência, o Ministério Público poderá requerer ao juiz dilação do prazo para apresentar denúncia escrita nas próximas 72 horas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503282276)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FCC/2011 ¿ MPE/CE - Promotor de Justiça) Sobre a sentença proferida em processo criminal, é correto afirmar: 
		
	
	O juiz mencionará apenas as circunstâncias agravantes ou atenuantes requeridas pelas partes em alegações finais ou debates e cuja existência reconhecer. 
	
	Em hipótese alguma poderá determinar a publicação da sentença na íntegra ou em resumo em jornal. 
	
	Se o juiz omitir-se sobre a manutenção de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, considera- se essa prorrogada automaticamente até o trânsito em julgado. 
	
	O juiz fica restringido aos limites do pedido do Ministério Público em alegações finais se esse for de imputação menos grave do que a contida na denúncia. 
	
	O juiz fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503311270)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na disciplina de interpretação da prova instituída pelo CPP brasileiro, foi adotado o sistema:
		
	
	da íntima convicção, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema das provas legais.
	
	de provas legais, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema do livre convencimento motivado.
	
	do livre convencimento motivado, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema de provas tarifadas.
	
	de provas legais, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema da íntima convicção.
	
	do livre convencimento motivado, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema da íntima convicção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503241432)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, o juiz 
		
	
	poderá tomar o depoimento antecipado de testemunha nos casos de enfermidade ou velhice, mas não no de necessidade dela ausentar-se.
	
	poderá determinar a produção antecipada das provas, fundamentando a necessidade da medida no decurso do tempo.
	
	deverá ordenar a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional, este regulado pelo máximo da pena cominada, segundo entendimento sumulado - STJ. 
	
	deverá ordenar a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional e decretar a prisão preventiva.
	
	poderá determinar a antecipação da prova testemunhal, produzindo-a apenas na presença do Ministério Público.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503282275)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FCC/2014 ¿ TRF/4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal) Em relação à sentença penal proferida em ação de conhecimento, 
		
	
	o juiz decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, a imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta. 
	
	o juiz, ao proferir sentença condenatória, fixará valor máximo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido. 
	
	somente a defesa pode, no prazo de dois dias, opor embargos de declaração, sempre que na sentença houver obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão. 
	
	se o réu estiver preso, a intimação da sentença será feita pessoalmente ao defensor por ele constituído. 
	
	somente depois do trânsito em julgado da sentença absolutória é que o juiz ordenará a cessação das medidas cautelares e provisoriamente aplicadas. 
		
		FEC - 2012 - PC-RJ - Inspetor de Polícia) De acordo com o Código de Processo Penal, nos crimes de responsabilidade de funcionários públicos, quando afiançáveis, o prazo de resposta do acusado, antes do recebimento da denúncia ou queixa, é de:
		
	
	dez dias.
	
	vinte dias.
	
	quinze dias.
	
	cinco dias.
	
	trinta dias.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503293163)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FGV - 2014 - TJ-RJ - Técnico de Atividade Judiciária) Sobre a absolvição sumária, analise os itens a seguir: I ¿ existência manifesta de causa excludente da ilicitude do fato; II ¿ fato narrado evidentemente não constituir crime; III ¿ extinção da punibilidade do agente. Trata-se de causa(s) de absolvição sumária do procedimento comum ordinário: 
		
	
	somente II e III; 
	
	I, II e III. 
	
	somente I e II; 
	
	somente I e III; 
	
	somente II; 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503317832)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Salvo a hipótese de má-fé, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro. Se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandará processá-lo de acordo com o rito do recurso cabível. As duas afirmações acima são regras oriundas do princípio processual:
		
	
	do contraditório.
	
	do estado de inocência.
	
	da publicidade.
	
	da indisponibilidade. 
	
	da fungibilidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503311223)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Segundo o Código de Processo Penal, a citação far-se-á por: 
		
	
	edital, se o réu se ocultar para não ser citado. 
	
	edital, se o réu for funcionário público.
	
	carta rogatória quando, no Brasil, o réu estiver fora do território da jurisdição do juiz processante. 
	
	pessoalmente, por meio de mandado, quando o réu estiver, no Brasil, em território sujeito à jurisdição do juiz que a houver ordenado. 
	
	carta registrada, quando o réu estiver preso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503278846)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judiciário-Oficial de Justiça Avaliador) Sobre a citação no Processo Penal, assinale a afirmativa incorreta. 
		
	
	A citação inicial far-se-á por mandado quando o réu estiver no território sujeito à jurisdição do juiz que a houver ordenado. 
	
	Se o réu não for encontrado, será citado por edital com o prazo de 15 dias. 
	
	É admissível, no Processo Penal, a citação com hora certa. 
	
	Se o acusado citado por edital não comparecer, nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, devendo o juiz por tal motivo decretar sua prisão preventiva. 
	
	O processo terá completada a sua formação quando realizada a citação do acusado.
		
		Acerca do procedimento do Tribunal do Júri previsto no Código de Processo Penal: I. É possível a realização de Sessão do Júri sem a presença do réu, que responde ao processo solto se, devidamente intimado, não comparece à Sessão. II. Em um caso de crime doloso contra a vida apurado em uma ação penal privada subsidiária, na Sessão do Tribunal do Júri, o Ministério Público faz uso da palavra antes do querelante. III. O recurso cabível contra a sentença de impronúncia é apelação. Considerando as assertivas acima pode -se afirmar que: 
		
	
	Apenas as assertivas I e III são corretas. 
	
	Apenas as assertivas II e III são corretas. 
	
	Apenas as assertivas I e II são corretas. 
	
	Todas as assertivas são corretas. 
	
	Apenas uma assertiva está correta. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503254134)
	Pontos:0,1  / 0,1 
	De acordo com o Código de Processo Penal, o procedimento comum sumário, será aplicado quando tiver por objeto:
		
	
	crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade. 
	
	contravenção penal sujeita à pena exclusiva de prisão simples ou quando esta for cumulativamente aplicada com multa. 
	
	crime de menor potencial ofensivo. 
	
	crime sujeito à pena exclusiva de detenção ou quando esta for cumulativamente aplicada com multa. 
	
	crime cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade, excluídas as hipóteses em que se aplica o sumaríssimo. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503336786)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	FCC/ Defensor Público MA/2009 - A reforma processual penal ocorrida pela publicação de três leis no ano de 2008, em relação ao sistema anterior, aboliu: 
		
	
	o agravo e o protesto por novo júri.
	
	apenas o protesto por novo juri
	
	o recurso em sentido estrito e a carta testemunhável.
	
	a carta testemunhável e o protesto por novo juri.
	
	apenas a carta testemunhável.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503241428)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre a Prova, de acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar: 
		
	
	Preclusa a decisão de desentranhamento da prova declarada inadmissível, esta não será inutilizada por decisão judicial.
	
	O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas. 
	
	Considera-se fonte independente a prova que por si só seria incapaz de conduzir ao fato objeto da prova. 
	
	O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas. 
	
	São admissíveis as provas derivadas das ilícitas quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte dependente das primeiras. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503516268)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	1. JUIZ TJRJ 2014. Recurso que exige concomitante interposição e apresentação de razões:
		
	
	  c) apelação no rito sumário.
	
	  a) apelação no rito ordinário.
	
	  d) recurso em sentido estrito no rito ordinário.
	
	  b) apelação no rito sumaríssimo.

Continue navegando