Buscar

avaliação da aprendizagem

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501545742)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Além disso, não podemos deixar de considerar que a dinâmica das políticas públicas decorre fundamentalmente da correlação de forças políticas de uma sociedade.
ASSINALE A OPÇÃO QUE ESTÁ DE ACORDO COM O TEXTO.
		
	
	as forças políticas estão restritas ao âmbito do governo e não interferem nas políticas desenvolvidas pelo MEC.
	
	As políticas públicas e, dentre elas as políticas de avaliação, atuam de forma independente das forças sociais em confronto em nossa sociedade;
	
	As forças que atuam na sociedade são negativas pois provocam tensões e atritos na educação
	 
	As políticas públicas e, dentre elas as políticas de avaliação, são um produto da correlação de forças políticas em nossa sociedade;
	
	Não há relação entre as políticas públicas que visam o bem social e as tensões da realidade;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501413273)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A cultura urbano-industrial decorre, fundamentalmente, da aplicação do conhecimento científico no mundo do trabalho e da produção. Tal cultura está calcada numa lógica de organização da produção e do consumo em massa, bem como, dos processos de massificação de organização e de controle racional da vida social. 
De acordo com este projeto de sociedade, o Estado Moderno tem o papel de:
		
	 
	Elaborar e implantar políticas que atendam aos interesses e necessidades decorrentes dos conflitos entre-classes e intra-classes.
	
	Elaborar e implantar políticas sociais que atendam as camadas populares, pois a economia é regulada pelo mercado.
	
	Elaborar e implantar políticas econômicas e sociais que atendam aos interesses e necessidades da classe dominante, ou seja, dos donos dos meios de produção.
	
	Elaborar e implantar políticas que atendam aos interesses e necessidades da classe trabalhadora.
	
	Elaborar e implantar um projeto econômico dos setores modernos, pois a questão social é papel das organizações não governamentais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501413287)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A complexidade da organização da vida social na cultura urbano-industrial se amplia a partir de uma determinada lógica da eficiência e da produtividade, ou seja, a da elaboração e implantação de mecanismos de controle e avaliação do pensar e do fazer educativo. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a prática da avaliação na sociedade moderna:
		
	 
	No processo de ensino e aprendizagem a prática avaliativa é uma prática individual e que o docente tem autonomia sobre a mesma no processo de ensino e aprendizagem.
	
	A prática avaliativa resulta de determinadas formas de organização e atende a interesses e necessidades de um contexto histórico-social específico.
	
	As práticas avaliativas decorrem da construção de uma visão específica sobre o pensar e o fazer humano, ou seja, de toda uma fundamentação teórica.
	
	A prática avaliativa é uma prática política por ser determinada pelas relações de poder vigente, bem como, por produzir outras.
	
	As práticas avaliativas do professor no processo de ensino aprendizagem sofrem influências de fatores externos (política educacional) e de fatores internos (política institucional).
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501425342)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com Rodrigues (2008): "A avaliação formativa considera que o aluno aprende ao longo do processo, que vai reestruturando o seu conhecimento por meio das atividades que executa. Do ponto de vista cognitivo, a avaliação formativa centra-se em compreender o funcionamento da construção do conhecimento. A informação procurada na avaliação se refere às representações mentais do aluno e às estratégias utilizadas, para chegar a um determinado resultado. Os erros são objetos de estudo, pois revelam a natureza das representações ou estratégias elaboradas pelo estudante". Marque a única alternativa que NÃO se enquadra nos objetivos da avaliação formativa.
		
	
	A avaliação é um instrumento educativo que informa e faz uma valorização do processo de aprendizagem desenvolvido pelo aluno, visando oferecer-lhe, em todo momento, propostas educativas adequadas à sua necessidade.
	
	A avaliação deve ser contínua e relacionada ao fazer diário do professor com a turma.
	 
	A avaliação é a forma mais eficiente de fazer o controle do comportamento e da disciplina dos alunos, através da adoção de exercícios de verificação da aprendizagem mais complexos.
	
	A avaliação deve ser coerente com os objetivos educacionais e as metodologias utilizadas para o ensino.
	
	A avaliação contém informações sobre como está sendo conduzido o processo de ensino durante o ano letivo e pode conduzir ao replanejamento das ações, sempre que necessário.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502039396)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Até o final da Primeira República , também conhecida como República Velha, o ensino que predominava nas escolas brasileiras era baseado numa perspectiva humanista , tradicional e religiosa. Esta escola tradicional tinha como característica um processo de ensino-aprendizagem
		
	
	baseado nas experiências pessoais dos alunos e do professor.
	 
	centrado no mestre, na autoridade intelectual do professor na transmissão de conhecimentos.
	
	voltado para o uso dos estudos dirigidos e de experiências didáticas.
	
	considerado mais qualitativo do que quantitativo em escolas religiosas.
	
	centrado nos conteúdos experimentais organizados hierarquicamente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501425348)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A escola é um local privilegiado para a construção de conhecimento e valores, que possibilitam a compreensão da nossa sociedade e a organização da ação educacional com vistas à equidade, à autonomia e, consequentemente, à inclusão dos indivíduos na vida cidadã.
Considerando a avaliação da aprendizagem um desafio para o educador, assinale a opção que NÃO está adequada à concepção de avaliação como processo interativo.
		
	
	A avaliação é o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender. É preciso considerar que os alunos aprendem diferentemente porque têm histórias de vida diferentes, são sujeitos históricos, e isso condiciona sua relação com o mundo e influencia sua forma de aprender.
	
	A avaliação deve ser focalizada como um processo orientador que deve ser a reflexão transformada em ação. Ação essa que nos impulsione a novas reflexões.
	 
	É recomendável se desvincular a avaliação da prática educativa, pois ela é muito importante no processo ensino aprendizagem. Sua eficácia nesse processo se dá, quando a prática da avaliação se resume na realização de provas e atribuições de notas.
	
	A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo.
	
	Avaliar, então é também buscar informações sobre o aluno (sua vida, sua comunidade, sua família, seus sonhos...) é conhecer o sujeito e seu jeito de aprender.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501425334)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino-aprendizagem, buscar identificar os conhecimentos construídos e identificar as dificuldades de uma forma dialógica. O educador compromissado com a aprendizagem dos alunos entende que a função da avaliação é:
		
	 
	Adequar as estratégias de ensino às necessidadesde cada aluno, dialogando com o mesmo durante o processo de ensino-aprendizagem.
	
	Selecionar situações de avaliação coerentes aos objetivos propostos.
	
	Aplicar critérios aos dados de avaliação desejada.
	
	Classificar os alunos para decidir quem será ou não aprovado em determinada disciplina.
	
	Classificar os alunos de acordo o resultado apresentado na avaliação e dispensar mais atenção aos que obtiveram os melhores resultados
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501552343)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Na verdade o método é a forma exterior e materializada em atos, que assume a propriedade fundamental da consciência: a de sua intencionalidade." (Álvaro Vieira Pinto, Ciência e Existência, Ed. Paz e Terra, 1971, pp. 71-72). A avaliação é um processo complexo, implica em várias dimensões para se executada. Ela se insere na categoria dos meios para se alcançar os fins que se tem no processo educativo. Disso podemos deduzir que:
		
	
	Avaliação é um processo simples que implica em aplicar uma determinada técnica para julgar um objeto ou ação.
	
	Metodologia é uma coisa, avaliação é outra.Avaliação diz respeito aos processos didáticos e não aos processos metodológicos
	
	A propriedade fundamental da consciência não diz respeito à avaliação, mas à metodologia
	 
	A avaliação se insere na dimensão da metodologia que deve ser expressão concreta dos fins que se deseja alcançar;
	
	A intenção nas ações não tem a ver com os métodos que se usa, pois esses dizem respeito aos meios
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501413475)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Resulta do paradigma quantitativo da aprendizagem e reduz a sua dimensão à apreciação dos resultados obtidos. Dessa forma, acaba por privilegiar o grau de domínio do conhecimento por parte do aluno. Na prática é um instrumento pontual de verificação e quantificação da aprendizagem e seus resultados são expressos numericamente. Numa dimensão mais ampla acaba por classificar os alunos ao final do período, semestre, ano, mês ou curso, a partir de níveis de aproveitamento. 
O fragmento acima está se referindo a qual modelo de avaliação?
		
	 
	Avaliação Somativa
	
	Avaliação Diagnóstica
	
	Avaliação Qualitativa
	
	Auto-Avaliação
	
	Avaliação Formativa
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501536925)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As teorias educacionais determinam qual o processo de avaliação a ser utilizado. Se um aluno chora porque a professora o deu ZERO. A prática apresentada é um exemplo que se refere a uma postura de avaliação denominada:
		
	 
	Classificatória
	
	Qualitativa
	
	Mediadora
	
	Formativa
	
	Diagnóstica

Continue navegando