Buscar

Avaliando o Aprendizado Ensino Clinico V

Prévia do material em texto

Avaliando o Aprendizado – Ensino Clínico V 
	No conceito de cirurgia de emergência, tem-se que:
		
	
	c) o paciente deve ser operado 24h após o consentimento da família
	
	b) o paciente deve ser operado após 24h de hospitalização, pois o distúrbio que o acomete ameaça a vida.
	
	e) a cirurgia cardíaca é classificada como emergência.
	 
	d) o paciente é encaminhado imediatamente para sofrer procedimento cirúrgico.
	
	a) o paciente deve ser operado de acordo com a agenda da SO
	O tratamento cirúrgico pode ser classificado de acordo como o momento operatório, a finalidade da cirurgia, o risco cardiológico ao qual o paciente é submetido, a duração e o potencial de contaminação. Em relação ao potencial de contaminação, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Cirurgias potencialmente contaminadas: realizadas em tecidos colonizados por flora microbiana residente pouco numerosa ou em tecidos de difícel descontaminação ou, ainda, quando ocorre penetração nos tratos digestório, respiratório ou urinário.
	 
	Cirurgias limpas - realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação. Cirurgias que não ocorre penetração nos tratos digestório, urinário, podendo penetrar no trato respiratório
	
	Cirurgias infectadas: realizadas em qualquer tecido ou órgão, na presença de processo infeccioso com supuração local, tecido necrótico ou corpos estranho.
	
	Cirurgia contaminada: realizadas em tecidos traumatizados recentemente e abertos ou em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante, cuja descontaminação é dificil ou impossível.
		
	
	
	Com base na revisão dos componentes físicos do centro cirúrgico e na legislação vigente, qual a RDC que abrange os componentes físicos, o acabamento e a bioengenharia?
		
	
	RDC 60
	
	RDC 55
	 
	RDC 50
	
	RDC 07
	
	RDC 10
	Sobre as atribuições do circulante de sala de operações , marque a opção falsa:
		
	
	O circulante de sala, realiza o encaminhamento de peças e materiais para análise no transcorrer da cirurgia.
	 
	O circulante de sala não realiza a contagem e pesagem de gazes e compressas, visto que é uma atribuição do exclusivamente do instrumentador cirúrgico.
	
	O circulante de sala, presta assistênci ao paciente e à equipe durante o ato anestésico-cirúrgico.
	
	O circulante de sala, realiza o controle de débitos de materiais utilizados na Sala de operações.
		
	
	
	A.M, portador de Diabetes Mellitus deu entrada em uma unidade da saúde, apresentando lesão em pé direito, caracterizada por edema, eritema, calor, necrose entre o 1º pododáctilo e o 3º pododáctilo e presença de secreção purulenta. Após atendimento pelo especialista e realização de exames necessários, ficou decidida a necessidade de encaminhamento para cirurgia e amputação do pé. Diante do quadro apresentado, o enfermeiro deve classificar a cirurgia quanto ao grau de contaminação como cirurgia:
		
	
	potencialmente contaminada, por apresentar ferida traumática, infectada.
	 
	infectada, pois estão presentes tecidos desvitalizados com secreção purulenta.
	
	potencialmente contaminada, por ser cirurgia eletiva e com contaminação não usual.
	
	contaminada, por ser uma ferida traumática aberta recente.
	
	infectada, pois apresenta ferida traumática recente e processo inflamatório.
		
	O Centro Cirúrgico (C.C.) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital pela sua especialidade, presença constante de estresse e a possibilidade de risco à saúde aos quais os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica e à recuperação anestésica. É considerado local de grande necessidade de organização complexa devido às suas características e assistência especializadas. Portanto o C.C. é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente e de conforto para equipe que o assiste. Dentre as finalidades do C.C., podemos citar:
		
	
	realizar procedimentos cirúrgicos e devolver os pacientes as suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; prestar assistência integral ao paciente desde a sua internação até a alta, prestando cuidados clínicos e acompanhamento de doenças crônicas no ambulatório; desenvolver programas e projetos de pesquisa.
	 
	realizar procedimentos cirúrgicos e devolver os pacientes as suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; prestar a assistência de enfermagem ambulatorial.
	
	realizar procedimentos cirúrgicos e devolver os pacientes as suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; servir de campo de estágio para formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos; servir de local para desenvolver programas e projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento científico e, especialmente, para o aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e assépticas; realizar procedimentos a pacientes não cirúrgicos que necessitam utilizar suas dependências em função de sua aparelhagem.
	
	realizar procedimentos cirúrgicos e devolver os pacientes as suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; desenvolver programas e projetos de pesquisa; esterilização de material; prestar a assistência de enfermagem ambulatorial.
	 
	realizar procedimentos cirúrgicos e devolver os pacientes as suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; prestar assistência integral ao paciente desde a sua internação até a alta, prestando cuidados clínicos e acompanhamento de doenças crônicas no ambulatório; realizar procedimentos a pacientes não cirúrgicos que necessitam utilizar suas dependências em função de sua aparelhagem.
		
	
	
	4) O preparo pré-operatório da pele é assunto controvertido. Sendo o procedimento de tricotomia utilizado, deve-se considerar, em sua execução, o seguinte aspecto principal:
		
	
	Intervalo mínimo de 8 horas antes do ato cirúrgico.
	
	Uso de creme depilatório.
	 
	A maior proximidade do ato cirúrgico.
	
	Intervalo mínimo de 6 horas antes do ato cirúrgico.
			O enfermeiro ao participar do preparo pré-operatório de um paciente, reconhece que o jejum antes da cirurgia tem como objetivo prevenir a ocorrência de:
		
	
	Hipertermia malígna
	 
	Broncoaspiração
	
	Hispertensão arterial
	
	Dor do tipo cólica
	Você é enfermeira de um centro cirúrgico e em seu plantão recebe um paciente que será submetido a biópsia renal. Qual o cuidado de enfermagem que deve ser prescrito após o procedimento, prioritáriamente?
		
	
	d) prevenção e colapso cardiovascular
	
	e) medir diurese de 6/6h
	
	b) curativo compressivo e decúbito dorsal por 6h
	 
	c) controle do tempo de protombina e pressão arterial
	
	a) mensurar glicemia capilar de 6/6h e diurese de 12/12h
		
	Temos como conceito de cirurgia de emergência:
		
	
	O paciente deve ser operado após entrevista com um religioso.
	
	O paciente deve ser operado de acordo com a agenda da SO.
	 
	O paciente deve ser operado imediatamente, pois o distúrbio que o acomete ameaça a vida.
	
	O paciente deve ser operado após co consentimento da família,
		
	
	
	A respeito dos transtornos ansiosos, analise as questões e assinale verdadeiro ou falso.
		
	 
	No Transtorno do Estresse Pós Traumático ocorre a persistência na revivência do trauma em sonhos e pensamentos durante a vigília, evitação persistente de coisas que lembrem o trauma. Os sintomas comuns são: sensação de risco de morte, irritabilidade, dificuldade de concentração e sobressalto.
	 
	Na Agorafobia a ansiedade é persistente, de grau intenso, controlável, proporcional ao estímulo o que leva à preocupação crônica. Os sintomas comuns são: irritabilidade,taquicardia, parestesias, sudorese.
	 
	Na Ansiedade generalizada há o medo de espaços abertos, medo de estar em locais públicos e de multidão ou de estar em locais nos quais seria difícil qualquer saída rápida (avião, ônibus) ou socorro imediato.
	 
	A ansiedade é identificada como doença a partir do momento em que os comportamentos alterados passam a causar prejuízos na vida das pessoas e há presença de sofrimento, interferências nos relacionamentos interpessoais.
	 
	A obsessão é conceituada como pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que se impõem à pessoa de modo repetitivo e estereotipado, gerando ansiedade intensa e sofrimento; porém a pessoa tenta com sucesso ignorar e eliminar esses estímulos.
		
	Na Esquizofrenia Paranoide é comum:
		
	 
	Ideias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de perseguição.
	
	Em geral acompanhadas de alucinações, particularmente olfativas e de perturbações das percepções
	
	Em geral acompanhadas de alucinações, particularmente gustativas e de perturbações das percepções
	
	As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos, estão ausentes, ou intensos.
	
	As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos, estão presentes, ou são discretos.
	Assinale V para alternativas verdadeiras e F para alternativas falsas.
		
	
	O acolhimento é uma prática realizada em todos os serviços de saúde
	
	O empoderamento é o mesmo que dependência do sujeito do sujeito.
	
	O acolhimento é o mesmo que escuta.
	
	O acolhimento só poderá ser feito pelo enfermeiro.
	 
	O acolhimento é uma escuta ampliada.
		
	
	
	A presença de sintomas como insônia, dificuldade em relaxar, irritabilidade aumentada, taquicardia, cefaleia, dores musculares, epigastralgias, formigamentos, entre outros, por pelo menos seis meses, é indicativo da síndrome conhecida por:
		
	
	Pânico
	 
	Ansiedade generalizada
	
	Estresse pós-traumático
	
	Dissociativa
	
	Fóbica
	Marque a opção incorreta no que diz respeito ao uso de benzodiazepínicos:
		
	
	Os benzodiazepínicos atuam deprimindo o SNC e podem acarretar de sedação leve até o coma
	
	A solicitação de aumento da dose de benzodiazepínicos pelos pacientes pode indicar tolerância à droga e possível dependência ao fármaco
	
	A depressão é um efeito colateral raro do uso de benzodiazepínicos
	 
	A via IM é a mais adequada para administração de benzodiazepínicos em emergência psiquiátrica por ter ação muito rápida.
	
	Contração muscular, náusea, vômitos, tremores e convulsões são sintomas da abstinência de benzodiazepínicos.
	
	Quanto à natureza dos fatores de risco no ambiente de trabalho marque a alternativa correta:
		
	 
	Os riscos ambientais são divididos em físicos, químicos e biológicos.
	
	Os riscos físicos estão relacionados, por exemplo, à inalação de gás.
	
	Os riscos biológicos estão relacionados a alguma forma de energia, incluindo vibração e pressão anormal.
	
	Os riscos comportamentais ou humanos incluem instalações e equipamentos que podem gerar condições inseguras.
		
	
	
	 Em relação às embalagens para o processo de esterilização, analise as alternativas abaixo. 1 - Papel grau cirúrgico, papel Kraft, caixa de inox são recomendadas para esterilização por estufa. 2 - Tyvek e papel Kraft são recomendados para plasma de peróxido de hidrogênio. 3 - Papel Kraft, não tecido e tecido são recomendados para esterilização por óxido de etileno. 4 - Caixa de inox e papel alumínio são recomendados para estufa. 5 - Caixa de inox, papel grau cirúrgico e tecido de algodão são embalagens usadas para esterilização por autoclave.
		
	
	d) 3 e 5, apenas.
	
	a) 1, 3 e 4, apenas.
	
	b) 2, 3 e 5, apenas.
	 
	e) 4 e 5, apenas.
	
	c) 1, 3 e 5, apenas.
		
	A vasta quantidade de exposição da pele necessária para uma via de acesso para uma gatrectomia, por exemplo, pode provocar algumas complicações como:
		
	 
	Hipotermia
	
	Anúria
	
	Hipercarbia
	
	Hipertermia
		
	
	
	Dentre os cuidados de enfermagem citados abaixo qual pode estar direcionado a manipulação do dreno de tórax.
		
	
	a) preencher o frasco coletor com 250 ml de soro fisiológico para evitar aderência de secreções.
	
	b) pinçar o dreno de tórax a cada hora.
	
	c) realizar curativo compressivo para ocluir e evitar entrada de ar
	
	e) realizar limpeza do dreno com soro fisiológico
	 
	d) pinçar dreno de tórax elevá-lo ao nível do tórax ao realizar transporte de paciente
	Qual o objetivo do uso da heparina sódica em procedimentos cirúrgicos?
		
	
	É usada para profilaxia e/ou tratamento de distúrbios neurológicos
	
	É usada para reverter a ação de anestésicos
	 
	É usada para profilaxia e/ou tratamento dos distúrbios tromboembólicos vasculares.
	
	É usada para evitar complicações do aparelho locomotor

Continue navegando