Buscar

Síntese: Introdução à história da filosofia (Marilena Chauí)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Síntese: Introdução à história da filosofia (Marilena Chauí) 
Relações Internacionais UFU (1º período)
Ciências Práticas > Ciências Produtivas.
CIÊNCIAS PRÁTICAS: É a relação do homem com ele mesmo. Ex: Política e ética.
CIÊNCIAS PRODUTIVAS: Tudo aquilo que é relacionado à natureza. É a relação que o homem possui com um objeto para produzir outro objeto. Ex: Economia e arte.
Política > Ética, pois é ela que a orienta.
POLÍTICA: ciência cujo fim é “o bem propriamente humano”, ou seja, o bem comum. Virtudes: amizade, prudência, justiça, clemência, liberdade.
“Por que Aristóteles considera a política uma ciência prática arquitetônica?” Porque ela é a ciência que estrutura as ações e as produções humanas.
Princípios da vida e da prática política para Aristóteles:
O homem é um animal político por natureza (é de sua natureza buscar a vida em comunidade).
Hierarquia das formas comunitárias: família > aldeia > comunidade política.
A comunidade política é o fim das outras comunidades, sendo ela lógica e ontologicamente anterior a elas. É a maior das comunidades.
A comunidade política (pólis; a Cidade; o Estado) ≠ família e aldeia pelo tipo de poder ou autoridade prória de cada uma delas. A política não é uma continuidade da família e da reunião de famílias.
“Qual a diferença entre a FAMÍLIA e a CIDADE?” Na família, a autoridade é exercida pelo chefe da família ou pai segundo sua vontade pessoal e arbitrária; sua autoridade é privada. Na pólis, pelo contrário, a autoridade é pública realizada por meio de instituições públicas aceitas por todos os cidadãos; a vontade do governante não é superior às leis, mas exprime-se por via delas.
Quando um regime político se torna tirânico (governante atende aos seus próprios interesses pessoais e privados) a política desaparece.
As Cidades ou Estados se distinguem pelo tipo de Constituição, isto é, pelo tipo de autoridade e de governo. Monarquia – governo de um só; aristocracia – governo de alguns, baseado na excelência ou virtude; república – governo de todos, baseado na liberdade e igualdade. Cada Constituição alcança o fim da vida política, ou seja, a vida justa e o bem comum.
O Estado está submetido ao perecimento e à corrupção. Logo, cada regime político tem sua forma contrária: tirania *governo de um só*(para monarquia); oligarquia *governo dos ricos* (para aristocracia); democracia *governo dos pobres*(para república).
A vida ética (o bem viver) só se realiza plenamente na Cidade, pois ali cabe as virtudes individuais e coletivas.
O Estado nasce da ação deliberada e voluntária dos homens, por isso a política não é uma ciência natural teorética, mas sim prática.
“Quem são os CIDADÃOS?” Homens adultos livres nascidos no território do Estado. Excluídos: mulheres, crianças, idosos, estrangeiros e escravos.
A Natureza faz alguns homens fisicamente robustos, predispostos para o trabalho braçal e com pequena capacidade intelectual e moral (ESCRAVOS POR NATUREZA), e outros menos robustos, mais aptos para os estudos, para o comando, para a vida política (LIVRES POR NATUREZA).
Há escravos por conquista, mas isto é visto por Aristóteles como injusto.
“O que é um escravo?” Aristóteles: É um instrumento dotado de voz; um humano cuja alma não vai além da imaginação, sendo incapaz do uso pleno da razão; deve ser dirigido e comandado.
Condições para a escravatura, de acordo com Aristóteles:
Nem todo filho de um escravo natural será escravo natural.
A escravatura por conquista não é natural e não é justa.
O senhor deve reconhecer que o escravo possui uma alma.
Deve ser dado ao escravo a esperança de emancipação.
Ser cidadão é participar diretamente do governo e votar diretamente nos assuntos públicos em deliberação.
Um Estado assume sua forma a partir do número de cidadãos e pela excelência específica que é valorizada nos governantes.
JUSTIÇA: É a igualdade entre os iguais e a desigualdade entre os desiguais. Busca igualar os desiguais, criando os iguais. 
Justiça distributiva – modo como a Cidade faz a partilha dos bens entre os cidadãos (riquezas, honrarias, cargos, fama, glória. Deve-se dar a cada um uma quantidade de acordo com suas necessidades.
Ela deve IMPEDIR o crescimento das desigualdades.
Justiça fundante – define a regra da proporcionalidade entre os cidadãos, corrigindo os erros da justiça distributiva e das relações entre cidadãos.
É a aplicação das regras definidas pela justiça distributiva.
O poder é indivisível e todos os cidadãos (governantes) possuem o mesmo.
Justiça política – cidadãos / Justiça distributiva e comutativa – não-cidadãos. 
Condições para a Cidade justa:
-Todos os cidadãos possuem mesmo poder
-Pratica a justiça distributiva e comutativa
ESTADO IDEAL: População não pode ser muito numerosa, território vasto, funções de classes sociais totalmente preenchidas. O ideal seria um regime misto entre REPÚBLICA (liberdade e igualdade/conhecimento pelos cidadãos) e ARISTOCRACIA (virtudes e excelências dos governantes/dedicação aos assuntos políticos).

Outros materiais