Buscar

Evolução das ideias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- O que é racionalidade científica?
-A racionalidade e objetividade da ciência estão interligados aos critérios que levam à escolha das teorias científicas e à evolução do conhecimento científico, não em termos quantitativos no caso de querermos saber mais, como também em termos qualitativos, modificar o saber. é aquela provada e comprovada em laboratórios através de experiências práticas e aprovadas. Comprovações de pesquisas.
-Características: Quantitativo: busca medidas, padrões, critérios de comparação e de avaliação para coisas que parecem diferentes. Homogêneo: busca as leis gerais de funcionamento dos fenômenos, que são as mesmas para fatos que nos parecem diferentes.
Generalizado: reúne individualidades, percebidas como diferentes, sob as mesmas leis, os mesmos padrões ou critérios de medida, mostrando que possuem a mesma estrutura.
Diferenciadores: não reúnem nem generalizam por semelhanças aparentes, mas distinguem os que parecem iguais, desde que obedeçam a estruturas diferentes. 
A objetividade possível significa aquele conhecimento obtido de uma forma rigorosa e que é reconhecido pela comunidade científica existente numa determinada época, sabendo nós que pode vir a ser substituído por um novo conhecimento e, consequentemente, por uma nova objetividade, a objetividade científica é uma aproximação à verdade sobre o real.
2- Qual a concepção de ciência da racionalidade científica moderna?
-A ciência moderna nasce vinculada à idéia de intervir na Natureza, de conhecê-la para apropriar-se dela, para controlá-la e dominá-la. A ciência não é apenas contemplação da verdade, mas é sobretudo o exercício do poderio humano sobre a Natureza. Numa sociedade em que o capitalismo está surgindo e, para acumular o capital, deve ampliar a capacidade do trabalho humano para modificar e explorar a Natureza, a nova ciência será inseparável da técnica. (CHAUÍ; pg. 324)
3- Quais são as exigências da atividade científica?
- A racionalidade tem três princípios fundamentais sendo eles:
1. que haja coerência (isto é, que não haja contradições) entre os princípios que orientam a teoria - Analisar os problemas com objetividade; 
2. que os modelos dos objetos (ou estruturas dos fenômenos) sejam construídos com base na observação e na experimentação - Recorrer a princípios de raciocínio (adequar estratégias aos objetivos); 
3. que os resultados obtidos possam não só alterar os modelos construídos, mas também alterar os próprios princípios da teoria, corrigindo-a. -Dominar preconceitos e interferências subjetivas.
- Com estes três princípios podemos verificar que a racionalidade implica objetividade e implica também que se elimine ou que pelo menos se reduza a subjetividade. Esta subjetividade é a interferência de fatores subjetivos que variam de pessoa para pessoa, mas a objetividade carrega em si o valor da verdade, isto é, conhecermos algo com objetividade é conhecer esse algo como ele é, ou seja atingir a verdade.
4-  O que é teoria científica?
- Uma teoria científica é o corolário de um sistema hipotético-dedutivo abstrato que se constitui numa explicação ou descrição científica de um conjunto relacionado de observações ou experimentos. Desta forma, uma teoria científica está baseada em hipóteses ou pressupostos verificados por grupos independentes de cientistas. Há vezes em que uma hipótese não é totalmente confirmada, mas apenas em parte, o que leva à necessidade de rever a hipótese e refazer experimentos, até aperfeiçoar uma explicação coerente.
Uma teoria científica pode resultar em várias leis científicas verificadas a partir de suas consequências, deduzidas da teoria. Tais leis passam a fazer parte dos pressupostos e hipóteses básicos da teoria, que serão englobados aos conhecimentos aceitos pela comunidade científica do campo de conhecimento em questão. 
Em ciência, também se chama teoria a um modelo usado para o entendimento de um conjunto de fatos empíricos. Na Física, o termo “teoria” geralmente significa uma infraestrutura matemática derivada de um pequeno conjunto de princípios básicos capaz de produzir predições experimentais para uma determinada classe de sistemas físicos. Um bom exemplo deste tipo de “teoria” é a “teoria eletromagnética”, que é normalmente tomada como sinônimo de eletromagnetismo clássico, cujos resultados específicos podem derivar-se das equações de Maxwell.
 Para que um corpo teórico passe a ser considerado como parte do conhecimento científico estabelecido, é normalmente necessário que a teoria produza um experimento crítico, isto é, um resultado experimental que não possa ser predito por nenhuma outra teoria já estabelecida.
 5- Existem 3 concepções de	ciência: Racionalidade; Empirismo; Construtivismo. Explique em que consiste cada uma das concepções.
- Racionalidade: Afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de suas enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível.
- Empirismo: Afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observação e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento.
- Construtivismo: Considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade.
 6-  Quais são as ideias de cientificidade?
-  A concepção racionalista – que se estende dos gregos até o final do século XVII – afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível. Uma ciência é a unidade sistemática de axiomas, postulados e definições, que determinam a natureza e as propriedades de seu objeto, e de demonstrações, que provam as relações de causalidade que regem o objeto investigado.( CHAUÍ; pg.320)
- A concepção empirista – que vai da medicina grega e Aristóteles até o final do século XIX – afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. A teoria científica resulta das observações e dos experimentos, de modo que a experiência não tem simplesmente o papel de verificar e confirmar conceitos, mas tem a função de produzi-los. Eis por que, nesta concepção, sempre houve grande cuidado para estabelecer métodos experimentais rigorosos, pois deles dependia a formulação da teoria e a definição da objetividade investigada.( CHAUÍ; pg.320)
7-    Quais são os planos teóricos nos quais a ciência moderna pode ser estudada?
- O primeiro é	 o plano científico-físico: que deve ser estudado a partir da Revolução Científica Moderna	dos séculos	XVI e XVII O segundo plano diz respeito às principais questões metodológicas	da modernidade:   autores seminais do	 racionalismo	 e do empirismo, respectivamente O terceiro a filosofia moral e política:  que está relacionado à apropriação do ideal das ciências físicas e	naturais pelas ciências humanas	e sociais na	tentativa de	compreender	a emergência e o funcionamento da ordem social.
8-    Comente: A ciência e as ideias não se encontram desconectadas da realidade histórica.
 A racionalidade científica moderna ou a ciência moderna foram constituídas devido a uma série de acontecimentos históricos que favoreceram e incitaram a essa constituição. As ciências e as ideias não se desconectam da realidade histórica, elas caminham em paralelo, como consequência desses acontecimentos e descobertas que modificam de alguma forma o modo de compreensão da realidade em uma relação dialética e levam a produção de conhecimento partir da nova realidade social, histórica e política. Tomemos como exemplo a nova ordem econômica, o capitalismo exigia uma nova forma de enxergar a realidade que fosse ideologicamente condizente com os princípios da novaclasse dominante.
9-  Explique como o mercantilismo, o renascimento e o iluminismo induziram a construção de uma nova visão de ciência.
10-   Quais as contribuições de Galileu Galileu para a construção de uma nova concepção de ciência?
 -A postulação do universo como um todo infinito e quantificável. A redução do real ao geométrico (matemático) elaborando um método matemático e experimental, e a concepção mecanicista do mundo, são traços fundantes do pensamento de Galileu, que acabaram por se consolidar como características da concepção de ciência moderna. E o estabelecimento do domínio e controle do ser humano sobre a natureza
11-  No que consiste o mecanicismo?
 -O mecanicismo é a compreensão do mundo como um conjunto de fenômenos funcionalmente relacionados cujas leis podem ser desvendadas através da razão sendo produzidas em linguagem matemática. A unidade, o objeto de estudo, o fenômeno estudado é constituído por elementos ou partes que mantem uma relação entre si de funcionalidade que podem levar essa relação de causa e efeito, as partes explicam o todo que acabam sendo em si mesmas as próprias leis explicativas, ou leis naturais.
12-  Em que consiste o método matemático?
- O método matemático e experimental explica que o conhecimento científico da natureza exige que ela seja considerada apenas em seus aspectos quantificáveis e mensuráveis. A realidade passa a ser a configuração matemática da natureza. Se os fenômenos acontecem de forma mecânica, a relação que se estabelece entre os componentes desses fenômenos é uma relação matemática de funcionalidade que pode ser expressa na linguagem matemática, pois eles mesmo, por natureza, se constituem em relações matemáticas. Conseguimos expressar a ciência em linguagem matemática e usar método matemático para análise usando a quantificação e mensuração
13- O indutivísimo é uma das contribuições de Isaac Newton para a construção da ciência moderna. Em que consiste o indutivísimo?
- Newton avançou sobre as inovações metodológicas de Galileu. As leis imanentes do universo só poderiam ser alcançadas através da observação, experimentação, quantificação e a dominação da natureza para dominar e adaptar as necessidades humanas. Os pilares básicos do conhecimento, portanto seriam a experimentação e o raciocínio indutivo
14- O que se entende por “dominação” na ciência moderna? 
- E uma marca característica da ciência moderna, colocar a natureza sobrea a dominação do ser humano. O antropocentrismo, onde o homem é proprietário da natureza. A concepção do universo regido por leis imutáveis. Possibilita a previsão de seus fenômenos e assim a manipulação e a transformação dos mesmos para serem utilizados em favor dos interesses da sociedade. Em benefício próprio do ser humano.
15- Comente o empirismo presente na obra de Francis Bacon.
-O conhecimento parte necessariamente da experiência /experimentação. Sendo os cientistas responsáveis pela coleta de dados, e posteriormente traduzidos em enunciados científicos através da indução. Francis Bacon 1561 a 1626 rompe com a ideia de uma ciência especulativa ao afirmar que as teses devem ser provenientes dos fatos e não de teorias afirmada a priori. Para este pensador o conhecimento parte necessariamente da experiência sendo os sentidos responsáveis pela coleta de dados posteriormente traduzidos em enunciados científicos através da indução Bacon introduz um elemento novo a investigação científica, não mais a especulação como a única forma de enunciar verdades científicas. A ciência deve deixar de lado seu viés contemplativo e ter um sentido prático, intervindo na natureza e dominá-la. 
16- Em que consiste o “senso comum”
- É o conhecimento prático, utilitário, sem ou quase sem nenhuma teoria, integrante da chamada cultura popular.
-Características: 
Subjetivos: experimentam sentimentos e opiniões individuais e de grupos.
- Qualitativos: as coisas são julgadas por nós como grande ou pequeno, pesado ou leve, azedo ou doce.
- Heterogêneos: fatos que julgamos diferentes, porque o percebemos diversos entre si.
Individualizadores: cada coisa nos aparece como indivíduos ou seres autônomos.
Generalizadores: tendem a reunir uma só opinião.
.

Outros materiais