Buscar

roteiro de observacao atualiza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANEXO
 
 ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO 
Curso: Pedagogia
Professora: Daniela Gomes Cisz
Acadêmica: Valéria Inês Barbosa Bezerra
Turma: 1154
Matricula: 720565
	
Neste 1 etapa de estágio foi feita a observação numa Instituiçao Privada, Projeto Geração de Samuel, sito a rua da Calama, número 128, bairro Jardim Aeroporto, Campo Grande Mato Grosso do Sul. Este Projeto funciona no período vespertino, como Reforço Escolar, à partir das 13 h ás 17 h com pré, a média de faixa etária é de 4 á 5 anos com 10 alunos em sala. A instituição não possui apoio de governos, somente contribuições da sociedade e apoio pedagógico. O acesso dos pais ao local é livre á sala da coordenação e para ter contato com a sala de aula, somente com autorização da coordenação. É uma estrutura grande, com boas condições , limpeza diária, contém 4 salas de aula, pátio para jogos/esportes, cozinha onde é oferecido uma refeição. Possui uma sala da coordenação/secretaria, data show, equipamentos de som, televisão, o uso dos uniformes é obrigatório e comprados pelos pais, as programações planejadas são baseadas ao calendário escolar do município onde são planejados eventos para toda a comunidade a fim de arrecadar fundos em Pro do Projeto para a melhoria do local.
A formação acadêmica das professoras é de nível superior e pós-graduação e contendo em salas de aulas ajudantes que já fizeram parte deste Projeto e que hoje não são mais alunos e sim ajudantes de sala.
Os trabalhos que são desenvolvidos na educação infantil são pedagógicos, relacionados aos conteúdos estudados na escola, buscam sanar dúvidas, ampliar o conhecimento, 
Organização: 
Infraestrutura: descrição dos aspectos físicos da escola: tipo de prédio, conservação e limpeza externa e interna, estrutura das dependências: espaço para atendimento a pais, biblioteca, laboratórios, salas de aula, sala dos professores, salas informatizadas, áreas de lazer, estrutura para a realização de esportes, espaço destinado à socialização de trabalhos realizados pelos alunos e para informações pertinentes ao funcionamento da escola, acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, espaço destinado às refeições: a escola possui cantina, oferece lanche (merenda), os alunos trazem lanche de casa, quais equipamentos multimídias a escola possui, os alunos recebem material (cadernos, livros, uniformes) da gestão pública, como ocorrem pequenos reparos necessários (quem é acionado, a escola possui fundos monetários específicos). 
Projeto Político-Pedagógico e regimento escolar: descrição dos fins e objetivos da proposta pedagógica da escola e quais documentos alicerçam esta proposta (Proposta Curricular do Município e Estado, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e outros), O PPP é rediscutido, quando? (com reuniões pré-agendadas?), caso ocorram inovações e/ou alterações, elas são comunicadas através de quais meios, no PPP constam registrados e sistematizados eventos como: feira de ciências, matemática, viagem de estudos, jogos estudantis, entre outras atividades que favorecem o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos alunos, como os conteúdos das disciplinas aparecem organizados, quais recursos didáticos e referenciais teóricos norteiam a prática do corpo docente e administrativo da escola, a forma de avaliação e a recuperação de conteúdos aparecem descritas no PPP. 
2 Caracterização do corpo docente 
Quantidade de professores atuantes em sala de aula e quantidade de professores que atuam na gestão escolar (diretor(a), supervisor(a), orientador(a), secretário(a)). Formação acadêmica (quantos possuem Curso Superior, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado), regime de trabalho, os profissionais moram no bairro e/ou município no qual a escola está edificada, a escola oferece possibilidades de formação continuada para docentes (atuantes em sala ou na gestão). 
3 Caracterização dos professores entrevistados 
Aspectos gerais: formação acadêmica, experiência profissional (tempo de atuação com a Educação), tempo de atuação na escola atual, tendência pedagógica que alicerça sua prática, quais recursos midiáticos e técnicas para a explanação dos assuntos são comumente utilizados, relacionamento com os alunos, regime de trabalho, o professor mora no bairro e/ou município no qual a escola está edificada, o professor busca formação/atualização profissional. 
Planejamento: com que frequência é realizado (diariamente, semanalmente, anualmente),são definidos objetivos para cada aula, os objetivos são centrados nos alunos e apresentados à turma, a avaliação empregada está em conformidade com a descrita no PPP, o professor promove a igualdade de expressão, ocorre relação do que é planejado com a prática, quais alternativas o professor busca para lidar com limitações (espaço físico, falta de material pedagógico e número excessivo de alunos), quanto à motivação dos alunos, quais meios são empregados para esse fim, pontualidade do professor, divide o tempo (hora-aula) entre motivação, explanação, atividades práticas e avaliação dos objetivos propostos.
4 Caracterização da turma onde realizará regência: 
Aspectos gerais: número de alunos, faixa etária.
Aspectos pedagógicos: receptividade ao planejamento do professor e às regras de rotina de acordo com a linha pedagógica adotada no PPP e defendida pelo professor.
Aspectos comportamentais: interesse, participação, cooperação; respeito entre os pares; organização no que se refere ao material individual e coletivo (mochila, livros, cadernos...) momento(s) e ou assunto(s) no qual(is) infere-se maior atenção, interesse e participação dos alunos.
ATENÇÃO!
O Roteiro de Observação deve ser entregue ao seu professor orientador e anexado ao Projeto de Estágio. 
Acadêmico(a) e Orientador(a) de Estágio! Esse roteiro deverá ser elaborado de forma descritiva, pois servirá de base para construção da metodologia do Projeto de Estágio.

Outros materiais