Buscar

Analise Crítica de A procura da Felicidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O início do filme retrata uma cena muito importante para a compreensão da situação econômica dos Estados Unidos. O presidente americano apresenta um discurso sobre a má gestão do dinheiro público e comenta sobre a crise vivenciada no país gerando níveis de desemprego assustadores.
Esta cena é o fundamento teórico principal, com base nos estudos de Maslow – Necessidades Humanas, para entender os motivos pelos quais Chris Gardner, protagonista do filme, passa por tantas dificuldades. 
Podemos entender a Pirâmide de Maslow como necessidades humanas são essenciais para o desenvolvimento e alcance da auto-realização ou então, para alguns autores, a busca pela felicidade.
Outra cena importante é a em que Chris é despejado de casa juntamente com seu filho, Christopher. Nessa parte do filme é perceptível de forma escancarada o grande contraste social. Pessoas jogadas nas ruas, grande número de desempregados, pessoas que não têm acesso às necessidades que compõem a base da pirâmide. Observa-se também a fragilidade econômica da grande potência mundial, destruída financeiramente, em crise.
Logo após esse acontecimento Chris e seu filho começam a dormir em banheiros públicos, abrigos, estações de trens, metrôs. É exatamente nessa cena que o protagonista começa a perseguir a base da pirâmide. Então ele procura alcançar as necessidades fisiológicas e de segurança, busca abrigo e tenta comprar alimentos, mesmo que sejam poucos e usados de forma racionalizada.
A crise financeira impedia que novas oportunidades fossem abertas, que novos empregos fossem oferecidos, porém mesmo com muita dificuldade Chris conseguiu uma vaga de estágio não remunerado, porém existia a possibilidade de ser contratado ao final da experiência. Mesmo sabendo que era difícil, que a concorrência era muito acirrada, ele não recuou, aceitou o desafio e saiu pela cidade tentando vender seus produtos. Podemos analisar aqui o convívio de Chris com a sociedade, a interação, a troca de informações, os acordos, tentativas de negócio, revelando mais um nível da pirâmide – Necessidades Sociais.
A vida de um estagiário americano negro, aliado ao preconceito e a crise, levaram Chris a somente ter esperanças. Já que tal sentimento não precisa de espaço para ser guardado e nem custo para ser alimentado, ele o fortalecia a cada dia. Esta tal esperança é revelada através de seu pequeno filho, Christopher, da determinação em que pai e filho tiveram para vencer tais situações, um fortalecia o outro. O sorriso do filho motivava e fazia com que o cansado homem desempregado lutasse a cada dia. Já a determinação do pai fez com que o pequeno garoto lutasse ao seu lado e isto foi o grande responsável pelas conquistas ao longo do tempo, com muita luta perseverança e fé.
As vendas aos poucos foram crescendo e elevaram o empreendedor a um novo patamar, até que alcançou a auto-estima e por conseqüência trouxe a auto-realização.
Chris não desistiu no primeiro obstáculo, manteve a fé viva dentro de si, viveu situações extremas, suportou ver seu filho dormir em banheiros, lutou, sonhou, perseverou e por fim alcançou.
“O gênio é composto por 2% de talento e de 98% de perseverante aplicação’’ (Ludwig van Beethoven)

Outros materiais