Buscar

Portifolio jessica pedagogia UTA – SUSTENTABILIDADE, MEIO AMBIENTE E INOVAÇÃO - Prática Sustentável: produção, consumo e descarte responsável

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Internacional Uninter
JESSICA DA SILVA CARDOSO - RU 1380705
TURMA 2016/02
PORTFÓLIO
UTA – SUSTENTABILIDADE, MEIO AMBIENTE E INOVAÇÃO
Módulo B - Fase I: Prática Sustentável: produção, consumo e descarte responsável
FASE I
LAGES
2016
Centro Universitário Internacional Uninter
JESSICA DA SILVA CARDOSO - RU 1380705
TURMA 2016/02
PORTFÓLIO
UTA – SUSTENTABILIDADE, MEIO AMBIENTE E INOVAÇÃO
Módulo B - Fase I: Prática Sustentável: produção, consumo e descarte responsável
FASE I
Relatório de Portfólio UTA – Sustentabilidade, Meio Ambiente e Inovação, apresentado ao curso de Licenciatura em PEDAGOGIA do Centro Universitário Internacional - UNINTER.
Tutor Local: Gustavo Amaral
Centro Associado: Lages/SC
LAGES
2016
PRATICA SUSTENTAVEL E INOVACAO AMBIENTAL
	Na Natureza, existe uma intima relação entre ambiente e seres vivos. Uma ação de transformação na natureza, se não for bem planejada, pode causar modificações muito sérias.
	O desmatamento também traz muitos danos para diferentes formas de vida. Algumas pessoas cortam árvores para limpar o terreno e utilizá-lo na agricultura ou pecuária.Com isso, os animais que se abrigavam naquelas árvores perdem seu habitat e o solo pode sofrer erosão, já que perde a proteção natural nativa.
	No planeta Terra, a vida se desenvolve em vários tipos de ambiente, por exemplo, nas profundezas dos oceanos ou nas mais altas montanhas.
	Muitos são os motivos que podem alterar as condições de equilíbrio do ambiente natural. Veja por exemplo de uma ação que altera o equilíbrio natural de um ambiente.
Construção da hidrelétrica UHE São Roque, entre os municípios de São José do Cerrito e Vargem.
	Muitas das transformações que ocorrem no meio ambiente são resultados de nossas ações como ser humano, em virtudes de necessidades como trabalho, moradia, sobrevivência, e alimentação.
	Ao escolherem um lugar para viver, os seres humanos buscam condições para seu sustento e, muitas vezes, isso resulta em modificações no equilíbrio natural do ambiente. E com isso, o impacto dessas alterações acaba prejudicando outras espécies de seres vivos.
	A situação do meio ambiente no globo terrestre nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades humanas atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.
	Deve-se também reconhecer que vivemos numa sociedade na qual é fundamental partir de uma boa formação e de um sólido conhecimento dos complexos problemas e potencialidades ambientais. Tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo muito acelerado, motivo pelo qual torna-se necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o planeta tenham um design voltado para reaproveitar materiais, utilizar menos matéria-prima, fomentar cadeias produtivas que respeitem a natureza. 
	Nesse sentido, a sustentabilidade corporativa prova que é a síntese de um processo que ficou conhecido como ganha-ganha.Ganham as empresas em competitividade, rentabilidade e imagem; ganham as pessoas em qualidade de vida; e assim ganha o planeta.
	São muitas as atitudes sustentáveis que estão ao alcance das empresas. Tratar os principais resíduos decorrentes de sua produção; reciclar o lixo e reutilizar a água; buscar o uso de formas alternativas de energia, dando ênfase a fontes renováveis, é outra forma de contribuir para a redução da poluição e minimizar o aquecimento global.
	Nos últimos anos o meio ambiente e a degradação que ele vem sofrendo tem se tornado destaque entre todos os meios de comunicação e entre as organizações não deixa de ser uma constante. Após anos se falando em competitividade e na melhor maneira para se superar seus concorrentes a responsabilidade ambiental tem se destacado como principal fator para esta diferenciação. Primeiramente foi nos países desenvolvidos que este pensamento começou a ganhar força. As empresas pequenas viram que a mentalidade de seus clientes estava mudando, muitos estavam começando a procurar por produtos que não agredissem ao meio ambiente, ao contrário, queriam produtos que ajudassem a preservá-lo, após fazerem modificações para agradar a esses “novos” clientes as pequenas empresas começaram a se destacar, ganhar cada vez mais mercado e a “incomodar” empresas de grande porte. 
	No Brasil não foi diferente: as empresas tiveram que se adaptar ao novo mercado que estava nascendo, pessoas responsáveis que se preocupam com o meio ambiente, e com suas ações para preservá-los. Foi a partir daí que nasceram as empresas socialmente responsáveis. Como resposta a isso, a gestão ambiental visa manter e melhorar a qualidade do meio ambiente e seus recursos e, o que pode ser observado a partir da revolução industrial, é uma crescente conscientização das empresas nesse sentido, assim como o surgimento de órgãos que regulamentam tais atividades. 
	Nesse sentido, o desenvolvimento de produto e/ou processos sustentáveis, que respeitem as questões ambientes hoje em grande discussão, passam a apresentar um diferencial competitivo no mercado, inclusive internacional. Assim, a capacidade de gerar ou adotar inovações tecnológicas tem se tornado essencial para a sobrevivência das empresas. 
	A inovação tecnológica pode ser compreendida pela introdução de um produto ou processo produtivo tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado. Portanto, a inovação não está atrelada somente a criar algo ainda não existente, mas sim melhorar o que já se possui. 
SUSTENTABILIDADE
	Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo esses parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
	O desenvolvimento sustentável tem um componente educativo formidável, a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação. É aqui que entra a cena a eco pedagogia. Ela está ligada a um projeto de mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje. Estamos preocupados com o que fazemos com a nossa existência a partir da vida cotidiana e que este sentido está intimamente ligado ao futuro de toda a humanidade e da própria terra.
	O diagnóstico da educação ambiental experimentada em muitas escolas europeias ao longo das últimas décadas, chegou uma nova proposta de educação para a sustentabilidade, ou para o desenvolvimento sustentável. Sabemos que a educação ambiental brasileira, sobretudo a partir da década de 90, vem desenvolvendo iniciativas teóricas e práticas renovadoras, que se empenham para superar a herança naturalista proveniente das ciências naturais. Quanto as visões reducionistas e politicamente conservadoras que estiveram presentes na formação do campo no Brasil. 
	
MEIO AMBIENTE
	Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrem em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo. A preservação do meio ambiente depende da nossa sensibilização em nossa sociedade. A cidadania deve comtemplar atividades e noções
que contribuem para a prosperidade do meio ambiente. Desta forma é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais.
	No Brasil o marco muito importante foi o lançamento do Tratado de Educação Ambiental para as sociedades sustentáveis e responsabilidade global. Neste tratado ficou destacado alguns princípios básicos, que são eles:
1. A educação ambiental deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.
 2. A educação ambiental é individual e coletiva. Tem o propósito de formar cidadãos com consciência local e planetária, que respeitem a autodeterminação dos povos e a soberania das nações. 
3. A educação ambiental deve envolver uma perspectiva holística, enfocando a relação entre o ser humano, a natureza e o universo de forma interdisciplinar.
4. A educação ambiental deve estimular a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos, valendo-se de estratégias democráticas e interação entre as culturas.
 5. A educação ambiental deve integrar conhecimentos, aptidões, valores, atitudes e ações. Deve converter cada oportunidade em experiências educativas das sociedades sustentáveis.
6. A educação ambiental deve ajudar a desenvolver uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites à exploração dessas formas de vida pelos seres humanos.
	Nesse sentido, o desenvolvimento de produto e/ou processos sustentáveis, que respeitem as questões ambientes hoje em grande discussão, passam a apresentar um diferencial competitivo no mercado, inclusive internacional. Assim, a capacidade de gerar ou adotar inovações tecnológicas tem se tornado essencial para a sobrevivência das empresas. 
REFERENCIAS 
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade_empresarial.htm
Brasil Sustentável. Economia e meio ambiente no Brasil. Disponível em: >http://www.brasilsustentavel.org.br/sustentabilidade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais