PIM VII 2º Bim.GESTÃO FINANCEIRA 3º SEMESTRE
41 pág.

PIM VII 2º Bim.GESTÃO FINANCEIRA 3º SEMESTRE


DisciplinaPim748 materiais2.591 seguidores
Pré-visualização9 páginas
\ufffd PAGE \ufffd2\ufffd
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP INTERATIVA
Curso de graduação em Gestão Financeira
EDILAINE NUNES DE SOUZA - RA: 1641835
projeto INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR vII: Bradesco s/a
GUARULHOS-SP
2017
\ufffd
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP INTERATIVA
Curso de graduação em Gestão Financeira
EDILAINE NUNES DE SOUZA
projeto INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR vII: Bradesco s/a
Professor orientador: Prof. Giovani Pereira dos Santos
GUARULHOS.
2017
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP INTERATIVA
Curso de graduação em Gestão Financeira
EDILAINE NUNES DE SOUZA
projeto INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR vII: Bradesco s/a
Professor orientador: Prof. Giovani Pereira dos Santos
 Professor (a). Avaliador (a): Prof. Rodrigo Marchesin
Aprovado em __/__/___ Nota: _____________________
GUARULHOS-SP
2017
\ufffd
RESUMO
O presente Projeto Multidisciplinar VII (PIM VII) é um resultado obtido das disciplinas estudadas no bimestre no Curso de Gestão Financeira, Controladoria, Mercado de Capitais e Desenvolvimento Sustentável.
Na disciplina Controladoria será avaliado, como o processo de gestão fundamentada em modelos econômicos tem sido de fundamental importância para a empresa Bradesco Seguros adequar-se à nova realidade econômica, e compreender que aquisições e fusões, estabilidade da moeda e globalização são determinantes dessa nova realidade. A controladoria tem a função de subsidiar esse processo, apoiando e suprindo os gestores em todas as etapas, com informações confiáveis. O sistema de informações tem grande importância nesse processo, captando ocorrências externas e internas e apoiando a empresa no processo de tomada de decisão, ainda nesse contexto será analisado o papel da Contabilidade Gerencial e o modelo de custos da Empresa Bradesco S/A, assim como o modelo de Gestão; Balanced Scorecard contribui para o alinhamento do pensamento estratégico nos diversos níveis gerenciais da organização Bradesco S/A. No que se refere a disciplina Mercado de Capitais será analisado como a empresa atua no mercado de crédito e de capitais, apontando meios de financiamento das suas obrigações. O projeto finaliza com a conscientização da Disciplina Desenvolvimento sustentável na Empresa Bradesco S/A e qual a política de sustentabilidade praticada pela mesma, abordando a importância da Gestão Ambiental, contribuindo para atingir a excelência operacional e os resultados almejados assim como suas certificações, dando ênfase ao Sistema de Gestão ISO 14000.
Portanto conclui-se que no final do projeto encontra-se a melhor maneira de aplicar os conhecimentos adquiridos e compreender na pratica o desenvolvimento das disciplinas utilizadas na empresa Bradesco S/A.
Palavras-Chave: Controladoria, Gestão, Mercado de Capitais e Sustentabilidade.
ABSTRACT
The present Multidisciplinary Project VII (PIM VII) is a result obtained from the disciplines studied in the bimester in the Course of Financial Management, Controllership, Capital Markets and Sustainable Development.
In the discipline Controllership will be evaluated, as the process of management based on economic models has been of fundamental importance for the company Bradesco Seguro\u2019s to adapt to the new economic reality, and understand that acquisitions and mergers, currency stability and globalization are determinants of this new reality. Controlling has the function of subsidizing this process, supporting and supplying managers at all stages, with reliable information. The information system has great importance in this process, capturing external and internal occurrences and supporting the company in the decision-making process. In this context, the role of Management Accounting and the cost model of Bradesco S / A will be analyzed. the Management model; Balanced Scorecard contributes to the alignment of strategic thinking in the various management levels of the organization Bradesco S / A. With regard to the Capital Markets discipline, it will be analyzed how the company operates in the credit and capital market, indicating means of financing its obligations. The project ends with the awareness of the Sustainable Development Discipline in Bradesco S / A and its sustainability policy, addressing the importance of Environmental Management, contributing to achieve operational excellence and the desired results as well as its certifications, with emphasis to the ISO 14000 Management System.
Therefore, it is concluded that at the end of the project is the best way to apply the knowledge acquired and to understand in practice the development of the disciplines used in the company Bradesco S / A.\u200b
Key words: Controllership, Management, Capital Markets and Sustainability.
SUMÁRIO	
1.INTRODUÇÃO	08
2.CONTROLADORIA	09
2.1.O PAPEL DA CONTABILIDADE GERENCIAL	09
 2.11.1 Modelo de Gestão Bradesco	\ufffd1
2.3.SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS1	\ufffd4
2.4.CONTROLADORIA E GESTÃO FINANCEIRA1	\ufffd6
2.5.CONCEITO DE SISTEMAS DE CUSTOS1	\ufffd6
2.6.CUSTOS ABC1	\ufffd9
2.7.BALANCED SCORECARD COMO MODELO DE GESTÃO NO BRADESCO	20
3.MERCADO DE CAPITAIS	22
3.1 AÇÕES	23
3.2 DEBÊNTURES	24
3.3.CONCEITUAÇÃO DOS ÍNDICES DO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO 	25
 
4.DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 	29
4.1.POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE PRATICADA PELA EMPRESA	29
4.2.CERTIFICAÇÕES	33
CONSIDERAÇÕES FINAIS	37
REFERÊNCIAS	38
\ufffd
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto integrado multidisciplinar (PIM VII) vem apresentar a Empresa Bradesco S/A em seu modelo de gestão de sucesso, a estratégia do Bradesco está baseada em um modelo de negócios equilibrado, que combina as atividades bancárias e de seguros, e no fato de estar presente em todos os municípios brasileiros \u2013 atendendo todas as classes sociais por intermédio de sua estrutura segmentada e pelas várias opções de acesso presencial e digital. Podem ser verificados no infográfico a seguir os insumos e elementos-chave da estratégia que geram valor ao Bradesco. No que se refere a Controladoria possui uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência, nesse novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão. Nesse mesmo contexto, referente à disciplina Mercado de Capitais, o Banco Bradesco de Investimento (BBI) tem o objetivo de consolidar e desenvolver as atividades ligadas ao mercado de capitais nacional e internacional, em negócios de estruturação, distribuição e administração de ativos, fluxos e estoques financeiros de clientes. O BBI envolverá as seguintes áreas, que até agora estavam consolidadas dentro da própria estrutura do banco: departamento de Mercado de Capitais, Bradesco Asset Management (Bram), Bradesco Corretora, Bradesco Securities (sede em Nova York) e Bradesco Private Bank. Segundo o presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, em comunicado. O plano de negócio do BBI direciona-se às atividades de mercado de capitais, o cenário aponta para o aumento da participação desse negócio na viabilização dos recursos para financiamento da expansão das empresas.
No que se refere ao Desenvolvimento sustentável, a Organização Bradesco é comprometida com iniciativas reconhecidas mundialmente em sustentabilidade e governança corporativa, com destaque para: Pacto Global, PRI (Principles for Responsible Investment), Princípios do Equador e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). É adotado no processo de gestão, indicadores econômicos e socioambientais nacionais e internacionais como o Dow Jones Sustainability Indices (DJSI), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE, da BM&FBovespa) e o Índice Carbono Eficiente (ICO2, também da BM&FBovespa), bem como as diretrizes e indicadores da Global Reporting Initiative (GRI) e do CDP.
Na estratégia de sustentabilidade
Claudia
Claudia fez um comentário
Olá, qual nota desse PIM?
0 aprovações
Carregar mais