Buscar

O que é Umbanda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Umbanda:
Umbanda é uma religião brasileira formada através de elementos de outras religiões como o catolicismo ou espiritismo juntando ainda elementos da cultura africana e indígena.
A palavra é derivada de “u´mbana”, um termo que significa “curandeiro” na língua banta falada na Angola, o quimbundo. A umbanda tem origem nas senzalas em reuniões onde os escravos vindos da África louvavam os seus deuses através de danças e cânticos e incorporavam esO culto umbandista é realizado em templos, terreiros ou Centros apropriados para o encontro dos praticantes onde entoam cânticos e fazem uso de instrumentos musicais como o atabaque. Apesar disso, quando o Umbanda foi criado, não existiam manifestações musicais, como cânticos e utilização de instrumentos.
O culto é presidido por um chefe masculino ou feminino. Durante as sessões são realizadas consultas de apoio e orientação a quem recorre ao terreiro, práticas mediúnicas com incorporações de entidades espirituais e outros rituais. O culto se assemelha ao candomblé, no entanto, são religiões que possuem práticas distintas.
Ao longo do tempo, a umbanda passou por transformações e foi se demarcando de outras religiões. Também criou ramificações, algumas delas são descritas como: Umbanda Tradicional: criada no Rio de Janeiro pelo jovem Zélio Fernandino de Moraes; Umbandomblé ou Umbanda Traçada: onde um mesmo sacerdote pode realizar sessões distintas de umbanda ou de candomblé; Umbanda Branca: utiliza elementos espíritas, kardecistas e os adeptos usam roupas brancas; Umbanda de Caboclo: forte influência da cultura indígena brasileira.
Principais Caracteristicas da Umbanda
As características principais da Umbanda são:
1) Não se impõe nada à força a seus adeptos muito menos ameaças psicológicas de perigo em vossas vidas. Ou daqueles que, caso não se torne freqüentadores.
2) O atendimento é gratuito. Não é forçado o pagamento de dízimos a ninguém.
3) Não é negada a entrada de membros de outras religiões ou segmentos, nem críticas.
4) A todos os Espíritos encarnados e desencarnados são dadas oportunidades dos mais evoluídos ensinarem e os menos instruídos aprenderem. Independente do que tenham sido em vidas anteriores.
5) Aos membros Irmãos Terrenos designados médiuns são pedidos: o uso de roupas brancas, disciplina e fundamento. Ou seja: serem humildes, conscientes do que fazem e saberem com que estão trabalhando.
6) Diferente dos Cultos de Nação e outros segmentos, não se usa energia animal.
7) O Mentor espiritual é quem designa e comanda as tarefas. Isto pode diferenciar o modo de trabalho e desenvolvimento de um espaço para outro.
8) Elementos da natureza são essenciais para trabalhar às energias, água, erva, barro, etc.
9) Se possível trabalhar regularmente no mesmo dia e horário, favorecendo acostumar e disciplinar a todos. Lembrando que disciplina não é imposição, mas sim organização.
10) Método de raspagem e camarinha é dispensável.

Outros materiais