A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
produção exuta apol

Pré-visualização | Página 1 de 2

A segunda maior rede internacional de restaurantes do mundo, o Mc Donald’s (atrás apenas da rede Subway), opera em mais de 100 países, cada qual com seus costumes e culturas diferentes. Só no Brasil, a rede possui mais de 1.000 pontos de venda. Entre os motivos de sucesso da rede, alguns estão sustentados por melhorias. Dentre os princípios de melhoria utilizados pelo McDonald’s que podem-se afirmar que são pontos de referência da marca, podemos destacar:
 
I - Minimização do envolvimento de fornecedores e foco em liderança.
II - Processo de sustentação e redução de custos com fornecedores.
III - Padronização dos processos e redução no tempo de ciclo.
IV - Padronização dos processos e foco na cozinha saudável.
	
	A
	As alternativas I e III estão corretas;
	
	B
	Somente a alternativa I está correta;
	0
	C
	Somente a alternativa III está correta;
	
	D
	As alternativas II e IV estão corretas;
Assinale a alternativa CORRETA cujas palavras correspondam às lacunas deixadas, OBEDECENDO à ordem de preenchimento. 
A melhor forma de trabalhar a introdução à cultura da qualidade na mente das pessoas é a implantação de um programa 5S.
Os Cinco Sensos – 5 S – são:
1.      Seiri – descarte
2.      Seiton – ____________
3.      Seiso – limpeza
4.      Seiketsu – padronização
5.      Shitsuke – ____________
	
	A
	Simulação – Parabenização
	0
	B
	Ordenação – Autodisciplina
	
	C
	Simulação – Organização
	
	D
	Parabenização - Arrumação
A modelagem de processos deve fazer uma análise da variação dos indicadores de processo. Conforme esta análise é correto afirmar que:
	
	A0
	Variações de processos ocorrem em qualquer organização, no entanto o grande desafio é minimiza-las e mantê-las sobre controle;
	
	B
	As variações de processos são inerentes aos mesmos, no entanto devemos focar nas causas normais, porém para processos especiais;
	
	C
	Variações de processos ocorrem em qualquer organização devido a instabilidade dos processos de negócio, que variam em função do mercado;
	
	D
	Variações de processos ocorrem em qualquer organização Toda e qualquer medida (indicador) possui invariabilidade, proveniente do processo e do próprio sistema de gestão;
A Manutenção Produtiva Total ou TPM (Total Productive Maintenance), filosofia japonesa que busca maior eficiência da manutenção produtiva, por meio de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados, inclui programas de manutenção preventiva e preditiva e assume, hoje, um papel importantíssimo na indústria, sendo amplamente utilizada como um poderoso instrumento para a redução dos custos e aumento da produtividade.
 
Assinale a alternativa que define o objetivo da Manutenção Produtiva Total (TPM).
	
	A
	Demonstrar os métodos para um perfeito alinhamento de eixos rotativos dentro de tolerâncias específicas.
	
	B0
	A redução de quebra dos equipamentos, redução do tempo de espera e de setup, através de uma maior participação integração, e comprometimento de todos os funcionários da empresa, buscando uma maior confiabilidade do sistema.
	
	C
	Aumentar a confiabilidade de máquinas que utilizam rotores, identificando e corrigindo problemas de desbalanceamento, diferenciando os de outros problemas por meio do monitoramento de vibração e da análise de fase.
	
	D
	Conhecimento das características normais de operação dos rolamentos e dos principais tipos de falhas, suas correções e prevenções.
Manutenção que tem como principal objetivo não apenas melhorar a conservação do equipamento, mas também evitar o seu retorno à manutenção por quebras e outros problemas que exigem correções, incluindo correções planejadas:
	
	A
	Manutenção preditiva
	
	B0
	Manutenção preventiva
	
	C
	Manutenção corretiva
	
	D
	Manutenção detectiva
Assinale a alternativa correta.
Como funciona o sistema Kanban?
	
	A
	funciona somente através de sistemas fechados informatizados, utiliza chaves com senhas para liberar a movimentação dos funcionários pela fábrica;
	
	B
	funciona apenas através de um programa de computador que controla todas as ações, mas antes de entrar no processo de produção;
	
	C0
	funciona baseado no uso de sinalizações para ativar a produção e movimentação dos itens pela fábrica;
A decisão final sobre o projeto do depósito diz respeito ao problema do layout interno do estoque. Depois de já se saber a configuração do prédio, por uma decisão sobre o projeto ou a aquisição, de se especificar as instalações de recebimento e de remessa, de se definir locais para produtos perigosos, que exigem proteção contra roubo e para separação de pedidos e de considerar o sistema de movimentação de materiais a ser usado, precisam ser tomadas decisões sobre onde itens específicos de estoque estarão localizados.
Fonte da questão: Adaptado de Moura (1997), p. 272.
A partir do texto, analise as sentenças a seguir sobre a localização dos estoques no layout do depósito:
	
	A
	Na organização dos estoques no layout, os itens inflamáveis ficam estocados próximos dos itens de fácil combustão.
	
	B
	Na organização dos estoques do layout, os itens perecíveis ficam estocados próximos dos itens que exalam odor.
	
	C0
	Na organização dos estoques do layout, os itens de grande rotatividade ficam em áreas de fácil acesso.
	
	D
	Na organização dos estoques do layout, os itens pesados ficam armazenados nas áreas mais altas das prateleiras porta pallets.
No sistema puxado de produção, a produção ocorre a partir da real aquisição dos produtos colocados à disposição dos clientes. Tendo consumido determinada quantidade do estoque, a produção se movimenta para repor aquela quantidade. A ideia é produzir somente o que o cliente precisa. 
Das quatro características descritas a seguir, marque V para as verdadeiras ou F para as falsas em relação aos processos puxados. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(   ) Instruções visuais de produção (kanban). 
(   ) Estoque reduzido de produtos em processo. 
(   ) Prazos de entrega mais curtos. 
(   ) Necessidade de mão de obra exclusiva/multifuncional.
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – F – V – F
	0
	C
	V – V – V – F
	
	D
	F – F – F – V
O sistema Kanban é uma ferramenta considerada como base do sistema just in time e é fundamental na aplicação do sistema de produção enxuta. Com base nessa informação, em que tipo de produção aplica-se essa ferramenta?
	
	A
	Apenas em trabalho ou operação padronizada.
	
	B
	Apenas a Produção civil.
	
	C
	Apenas a Produção de projetos industriais.
	
	D0
	Apenas a Produção seriada.
A cultura de combate ao desperdício otimiza várias formas de recursos, como: material, energia, produção incorreta, degeneração dos equipamentos e mesmo horas de trabalho. Frente a isto, a Toyota Motor Company, fabricante japonesa de automóveis, tem o desperdício como palavra-chave em seu sistema de produção, tendo desenvolvido um sistema de fabricação ou aquisição somente no momento exato da utilização. Assinale a alternativa correta que corresponde a este tipo de sistema:
	
	A
	Redução de desperdício;
	
	B
	Produção enxuta;
	
	C
	Operação de manufatura;
	0
	D
	JIT;
A ferramenta poka-yoke também é utilizada para eliminar inspeções dispensáveis ou ainda para realizar inspeções fundamentais, a fim de evitar procedimentos desnecessários e corrigir/prevenir o surgimento de falhas. Escolha a alternativa que apresente os três tipos de inspeções existentes.
	
	A
	Inspeção de recebimento – inspeção de expedição – inspeção técnica.
	0
	B
	Inspeção na fonte – inspeção de controle – inspeção final.
	
	C
	Inspeção no processo – inspeção no fornecedor – inspeção no cliente.
	
	D
	Inspeção interna – inspeção externa – inspeção mista
Segundo Moura e Banzato, o sistema de detecção de erros/falhas, chamado de poka-yoke,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.