Buscar

pol libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Libras 
Questâo 1 
Leia o fragmento de texto a seguir: “
A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 172. Levando em consideração o conteúdo do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir: 1. Surdez tipo condutiva. 2. Surdez tipo sensório-neural. 3. Surdez tipo mista. 4. Grau de perda auditiva - hipoacústicos. 5. Grau de perda auditiva - surdos. 
( ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo. ( ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada. ( ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico. ( ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural. ( ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central. 
Agora, marque a sequência que apresenta a sequência correta: 
A 4 – 2 – 3 – 1 – 5 
B 1 – 3 – 5 – 4 – 2 
C 2 – 3 – 5 – 4 – 1 
D 1 – 4 – 5 – 2 – 3 
E 5 – 4 – 1 – 3 – 2 
Questão 2/5 - Libras Considere a citação a seguir: 
“O bilinguismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda à comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio de diálogos, somado à estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as crianças ouvintes”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165. De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o fato de as crianças surdas sem língua adquirida serem capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência que as crianças ouvintes da mesma idade, analise as seguintes afirmativas: I. A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos. II. A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas. III. A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas. IV. A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais. V. A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar. Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
 A São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
 B São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas. 
C São corretas as afirmativas I, II, III, apenas. 
D São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas. E São corretas as afirmativas II e V, apenas. 
Questão 3/5 - Libras 
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A língua de sinais e a língua falada artilham de muitas propriedades fundamentais. [...] As línguas, nas duas modalidades, compartilham a propriedade de ter palavras/sinais que são constituídos de unidades fonológicas sem significado consequentemente, a língua de sinais e a língua falada exibem uma dualidade de padronização”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de (Org.). Questões teóricas das pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. p. 219. Conforme os conteúdos do texto-base Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: Dificuldades de comunicação e sinalização – surdez sobre as duas modalidades dos sistemas de produção e reconhecimento de linguagem próprias do ser humano, é correto afirmar que:
 A O ser humano pode se comunicar por meio do sistema sensorial na modalidade viso-espacial ou oral-auditivo. 
B O ser humano pode se comunicar por meio do sistema neural nas modalidades articulatórias e sensoriais.
 C O ser humano pode se comunicar por meio do sistema gustativo na modalidade de sabores e cores. 
D O ser humano pode se comunicar por meio do sistema neural nas modalidades sensorial e de visualização. E O ser humano pode se comunicar por meio do sistema fonador na modalidade visual e sensorial.

Outros materiais