Buscar

TRABALHO DE FARMACOTECNICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DE FARMACOTECNICA II
ALUNA: TEREZA CARMEM O. PRACIANO DE ALMEIDA
CURSO: FARMÁCIA
PROFESSOR: ALAN
1 - GALENO X ESCULÁPIO X HYGEIA QUAL RELAÇÃO ENTRE ELES?
Todos os três eram gregos e estão relacionados com a medicina e a farmácia. 
Galeno foi médico e filosofo. Seu pai Nicon teve um sonho em que deus Esculápio  apareceu e ordenou que seu filho estudasse medicina. E então começou a estudar no prestigiado santuário local ou Asclepeion, dedicado a Esculápio;
Esculápio é o Deus da medicina e da cura;
Hygeia era filha de Esculápio e Deusa da saúde e limpeza e da sanitariedade. 
2 – QUAL CARACTERISTICA DE GALENO O TORNARAM UM CIENTISTA INOVADOR?
Os estudos experimentais de Galeno foram pioneiros e verdadeiramente revolucionários para a época. Suas descobertas de anatomia e fisiologia, como por exemplo, a descrição dos nervos sensoriais e motores, são importantes até hoje. Seus estudos de anatomia foram revolucionários: seccionou e examinou a medula espinal, descreveu o coração (membranas e válvulas), compreendeu o mecanismo da pequena circulação foi ele quem demonstrou, pela primeira vez, que os rins secretam urina, que os nervos saem do cérebro e que as artérias contêm sangue e não ar.
Galeno também foi um conhecido cirurgião e muitos dos seus procedimentos e técnicas ousados demais para seu tempo só seriam usados novamente alguns séculos depois, como por exemplo, sua intervenção cirúrgica para correção da catarata.
Criou uma escola médica e inaugurou nova fase na medicina, seus métodos chamavam a atenção pelo aspecto prático e imediato dos resultados.
3 - O QUE SÃO MEDICAMENTOS GALÊNICOS?
A aplicação dos medicamentos na terapêutica “galênica” dependia de vários fatores, como a personalidade de doente, a sua idade, a raça e o clima que afetavam a própria natureza da mistura dos humores no corpo humanos. Sua terapêutica tinha principalmente a ver com o tipo do medicamento ministrado, com suas propriedades e respectiva intensidade na medida em que a dose não seria importante, dado que a propriedade do medicamento era um atributo essencialmente qualitativo e não quantitativo. Galeno elaborou uma lista de remédios vegetais conhecidos como galênicos a maioria dos quais era composta com vinho e classificou e usou magistralmente as ervas.
4 – QUAIS FORMAS FARMACEUTICAS FORAM ABORDADASNO ULTIMO SEMESTRE E QUAL SUA IMPORTANCIA NA TERAPEUTICA ATUAL?
As formas farmacêuticas foram às sólidas semi-sólidas e liquidas. A importância das formas farmacêuticas é para facilitar a administração de medicamentos a pacientes de faixas etárias diferentes ou em condições especiais, e para permitir seu melhor aproveitamento. A forma farmacêutica se relaciona à via de administração que vai ser utilizada a porta de entrada do medicamento no corpo da pessoa, que pode ser, por via oral, retal, intravenosa, tópica, vaginal, nasal, etc...Cada via de administração é indicada para uma situação específica, e apresenta vantagens e desvantagens.

Outros materiais