Buscar

Trabalho TGA - Teoria Comportamentalista .doc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de TGA – Teoria Comportamentalista 
01-) O que a Teoria comportamental aborda?
R: Aborda que a preocupação com a estrutura se desloca para a preocupação com os processos e com a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento organizacional. Aqui ainda predomina a ênfase nas pessoas, inaugurada com a Teoria das Relações Humanas, mas dentro de um contexto organizacional. 
02-) Diferencie os 3 níveis no estudo do comportamento organizacional:
R: Nível do indivíduo: estuda as variáveis que afetam o comportamento dos indivíduos na organização, tais como características biográficas, personalidade, valores, atitudes, emoções, percepção, aprendizagem e motivação. 
Nível do grupo: estuda o comportamento dos grupos e trata de tópicos como a diferença entre grupo e equipe, formação de equipes eficazes, padrões de comunicação, estilos de liderança, poder e política e os níveis de conflitos que afetam o comportamento grupal .
Nível dos sistemas organizacionais: estuda as diferentes formas de estrutura organizacional e trata de tópicos tais como desenho da organização formal, processos de trabalho, políticas e práticas de gestão de pessoas. 
03-) Segundo Robbins (2002), defina os seguintes impactos do comportamento organizacional:
– Produtividade no Trabalho: De acordo com o mesmo autor, uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Desta forma, de acordo com Robbins (2002), a produtividade implica em eficiência (minimização dos recursos necessários para se alcançarem os objetivos) e em eficácia (alcance dos objetivos propostos).
– Absenteísmo no Trabalho: Absenteísmo é o não comparecimento do funcionário ao trabalho. Quando o funcionário falta, o fluxo de trabalho é interrompido e as decisões frequentemente importantes precisam ser postergadas.
– Rotatividade no Trabalho: Rotatividade é o fluxo de saída e entrada de pessoal da organização, voluntária ou involuntária (demissão). Um índice alto de rotatividade resulta em elevação dos custos da empresa com recrutamento, seleção e treinamento de novos funcionários.
04-) Quais são os principais componentes para que haja uma Satisfação no Trabalho ?
R: Recompensas recebidas estiverem além das expectativas do indivíduo, pessoas que gostam e sentem prazer com o que fazem, variedade de habilidades necessárias na execução da tarefa; determinação da tarefa que será exercida; autonomia; feedback do próprio trabalho e inter-relacionamento. 
05-)Atualmente, outro fator bastante estudado em relação ao comportamento organizacional é o estresse, exemplifique com o estresse pode ser impactante no ambiente de trabalho?
R: Estresse é um estado emocional desagradável que ocorre quando as pessoas estão inseguras de sua capacidade de enfrentar um desafio percebido em relação a um valor importante. Está relacionado à capacidade de adaptação do indivíduo, em que sempre está envolvido o equilíbrio obtido entre a exigência e a capacidade. Se o equilíbrio for atingido, obter-se-á o bem-estar; se for negativo, gerará diferentes graus de incerteza, conflitos e sensação de desamparo.
06-) O que é Teoria Comportamental da Administração ?
R: A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional. 
07-) Sobre a Teoria das Necessidades de Maslow como podemos definir as necessidades de acordo com a Abordagem Comportamental ?
Necessidades fisiológicas: constituem o nível mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importância. Neste nível estão as necessidades de alimentação, de sono, de repouso, de abrigo, ou desejo sexual. 
Necessidades de segurança: constituem o segundo nível de necessidades humanas. São as necessidades de segurança ou de estabilidade, a busca de proteção contra a ameaça ou privação, a fuga ao perigo. 
Necessidades Sociais: surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais, estão as de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. 
Necessidades de estima: são as necessidades relacionadas com a maneira como o indivíduo se vê e se avalia. Envolve a auto-apreciação, autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status e de prestígio, e de consideração. 
Necessidade de autorrealização: são as necessidades humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de continuamente auto-desenvolver-se. Essa tendência geralmente se expressa através do impulso de a pessoa tornarse sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser. 
08-) Segundo a Teoria dos Dois Fatores (ou Bifatorial) de Herzberg o que cada fator tinha como característica e o que significava cada um deles?
R: Fatores motivadores: (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
 Fatores higiênicos: (que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
09-) Diferencie a Teorias das Necessidades de Maslow e Teoria dos Dois Fatores :
R:
10-) Quais são as características que diferenciam entre as Teorias X e Y?
TEORIA X : As pessoas são preguiçosas e indolentes , As pessoas evitam o trabalho, As pessoas evitam a responsabilidade, a fim de se sentirem mais seguras, As pessoas precisam ser controladas e dirigidas, As pessoas são ingênuas e sem iniciativa. 
TEORIA Y : As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer, O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar, As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios, As pessoas podem ser automotivas e autodirigidas, As pessoas são criativas e competente.

Outros materiais