Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A) a) Na Grécia Antiga, a RELIGIÃO e o MITO eram as fontes originárias de conhecimento.
B) O nascimento da PÓLIS (cidade), no século VIII a.C., provocou grandes transformações na Grécia Antiga.
C) A POLÍTICA permitiu aos cidadãos debaterem e traçarem o seu próprio destino em praça pública.
D) O nascimento da FILOSOFIA ocorreu no século VI a.C., nas colônias gregas da Magna Grécia (sul da Itália) e Jônia (atual Turquia).
“Você conhecerá a transformação filosófica provocada por Sócrates, com ênfase nos temas humanísticos; compreenderá o pensamento metafísico de Platão e a sua repercussão para a história do pensamento ocidental; e entenderá a solução metafísica dada por Aristóteles ao problema do conhecimento.”
Em oposição aos sofistas, Platão propõe um novo método: a dialética (ou arte de pensar), que vai das palavras às ideais.
1) A palavra filosofia cotidianamente tem sido associada a tudo aquilo que é evasivo, sem objetividade. As pessoas quando querem encurtar uma conversa que considera muito alongada, dizem: vamos direto ao ponto, pare de filosofar. Mas podemos entender que a filosofia encontra-se profundamente ligada ao ato de conhecer o mundo e as relações que o as pessoas estabelecem com ela. Podemos, entretanto, considerar a filosofia
	
	como uma reflexão relevante sobre o homem e seu mundo e valores
2)  Uma característica marcante da filosofia socrática é a ideia de não sabedoria, traduzida na frase: "sei que nada sei". Sócrates fazia esta afirmação porque
	
	percebia, realmente, que não sabia acerca do que indagava.
3) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da seguinte afirmação: A Filosofia da Educação tem por objetivo fazer uma ___________ sobre a ________________, ou seja, ____________________________.
	
	reflexão crítica; ação pedagógica; refletir sobre o que é educação. 
A imagem negativa da Idade Média é entendida pela transição entre os clássicos e os novos tempos, movimento que culmina no humanismo renascentista, procurando recuperar as glórias da antiguidade greco-romana.
Podemos dizer que a cultura de língua grega hegemônica permitiu a concepção de uma religião universal, que corresponde, no plano espiritual e religioso, a concepção de império no plano político e militar.
Santo Anselmo é considerado o primeiro grande pensador da escolástica, séc. XI e XII. Ele elaborou sua filosofia buscando articular a razão e a revelação, a fé e o entendimento. Prova antológica.
Razão e revelação, fé e o entendimento. Concluiu que não se pode pensar a inexistência de um ser do qual nada maior pode ser pensado sem contradição, comprovando, assim a existência de Deus.
4) A respeito dos Sofistas e de Sócrates é correto afirmar que:
	
	Ambos compartilham, embora com visões diferentes e até mesmo diametralmente opostas, o interesse fundamental pela problemática ético-política, pela questão do homem enquanto cidadão da pólis, que passa a se organizar politicamente no sistema que conhecemos como democracia.
5) O método socrático pressupõe que a verdade está latente em todo ser humano, podendo aflorar aos poucos na medida em que se responde a uma série de perguntas simples, quase ingênuas, porém perspicazes. O momento do método denominado ¿ironia¿ pode ser assim compreendido:
	
	Sócrates levava o interlocutor a duvidar de seu próprio saber sobre determinado assunto, revelando as contradições presentes em sua atual forma de pensar, normalmente baseadas em valores e preconceitos sociais.
6) Em um de seus Diálogos, Platão relata uma conversa entre Sócrates e Menão, na qual aparece o problema da possibilidade de se ensinar a alguém. Para mostrar sua tese, Sócrates chama um menino ao qual faz perguntas cujas respostas indicam que ele sabe demonstrar um teorema. O episódio caracteriza o denominado "método maiêutico" de Sócrates, que consiste em formular perguntas que induzam a respostas corretas (MEC - Provão 2002). 
Levando em conta esse método socrático, podemos considerar que ensinar é: 
	
	rememorar um saber já existente em nosso espírito, despertado pelas perguntas formuladas.
7) Quando Sócrates afirma "Só sei que nada sei", ele alerta que :
	
	devemos reconhecer a nossa ignorância ,pois só assim desejaremos aprender.
8) Várias diferenças marcam o Pensamento Mitológico do Pensamento Filosófico. Marque a ÚNICA alternativa ERRADA:
	
	A Filosofia na Grécia Antiga não era considerada ciência.
9) Para Sócrates (470 - 399 a.C) o "vício", ou seja, as más condutas era resultado da ignorância. As pessoas se constituiam más, não por escolha racional, mas sim, por não conhecerem o caminho do bem. Segundo Sócrates, as pessoas que conheciam o caminho do bem eram virtuosas e, consequentemente, tinham mais chances de serem felizes. Entretanto, para Platão (428 - 347 a. C), discípulo de Sócrates, todo desejo humano deveria ser objeto da (o):
	
	Razão
O conceito de Renascimento abrange os séculos: XV e XVI, que foi o período histórico intermediário entre o medieval e o moderno. Podemos dizer que o traço mais característico desse período foi o humanismo.
10) Sobre o Cristianismo e a Filosofia, podemos afirmar o seguinte:
	
	A Filosofia grega procura explicar o mundo de forma racional.
11) Escolha a alternativa correta. Sabemos que, inicialmente, não havia uma unidade no Cristianismo. A filosofia grega teve uma importância fundamental no processo de unificação do Cristianismo. Os primeiros representantes da filosofia Cristã pertenceram à chamada:
	
	escola neoplatônica cristã de Alexandria
12) A revelação cristã, afirmava que a verdade estava escrita no que havia sido dito pelos "deuses sagrados" e que todo o saber deveria basear-se nestas afirmações. Sobre isso, marque a alternativa ERRADA.
	
	Na Idade Média, a Igreja não detém nenhum poder social, por isso não consegue disseminar a verdade divina.
13) Do ponto de vista filosófico, podemos dizer que a filosofia Cristã incorporou vários conceitos da filosofia grega.  Escolha a alternativa que NÃO está relacionada com os conceitos da filosofia grega:
	
	Enfoque dogmático da Igreja
14) A filosofia grega teve uma importância fundamental no processo de unificação do cristianismo, quando as discussões levaram à formulação de uma unidade doutrinária hegemônica, ortodoxa. Os primeiros representantes dessa filosofia cristã pertenceram a, assim, chamada escola:
	
	Neoplatônica cristã de Alexandria. 
15) A possibilidade de pensar e defender o cristianismo como uma religião universal, nas suas origens (s. I e II d. C.), está relacionada com um determinado contexto cultural. Escolha a alternativa correta:
	
	contexto cultural do helenismo
16) A crise da escolástica no século XIV traz um pensamento inovador que, por sua vez, prenuncia o período moderno com suas novas teorias filosóficas e científicas, além de profundas transformações no mundo europeu denominado de:
	
	Humanismo renascentista; 
17) Foi um grande pensador pela sua criatividade e originalidade, tendo desenvolvido uma filosofia própria, tratando praticamente de todas as grandes questões da Filosofia e da Teologia de sua época. Estudou em Nápoles. Estamos falando de:
	
	São Tomás de Aquino; 
18) Foi considerado o primeiro grande pensador da escolástica. Ele elaborou sua filosofia buscando articular a razão e a revelação, a fé e o entendimento. Este pensador denomina-se:
	
	Santo Anselmo; 
19) Sobre a filosofia Escolástica, pensamento desenvolvido entre os séculos IX e XV, é correto afirmar:
	
	Preocupados com os conhecimentos teológicos, os escolásticos menosprezavam as artes liberais.
20) A Escolástica foi profundamente influenciada pelos que detinham o domínio da fé e da santidade e impuseram suas ideias como verdades reveladas por Deus através:
	
	Da Bíblia Sagrada, filósofos da Antiguidade e os Padres da Igreja. 
21) Nas cinco vias da demonstração da existência de Deus,Tomás de Aquino argumenta de modo a abrir caminho para uma revalorização do mundo natural como objeto de conhecimento. Abre-se com isso um novo caminho para a ciência e a filosofia prenunciando as grandes transformações pelas quais passará o mundo europeu ocidental nos séculos seguintes. Não faz parte da argumentação das cinco grandes vias pelas quais se pode provar que Deus existe:
	
	O conhecimento de Deus só é possível pela revelação através das Escrituras (Bíblia) e pela fé, não pela razão. 
22) Qual a contribuição da disciplina Filosofia da Educação para a formação do educador? (MEC ¿ ENADE 2008).
	
	Ajudar o professor a identificar e interrogar os valores que estão subjacentes à ação e às concepções do humano.
23) I - A Igreja necessitava manter exércitos, sustentar os seus estados e os territórios governados pelos papas na Itália. 
II- Os papas não se envolviam nas questões políticas da época dedicando as questões da alma. 
III- A Igreja necessitava de recursos financeiros, obtidos através da venda de indulgências e de outros favores. 
A opção correta é: 
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas 
24) As graves críticas contra a igreja católica no século XVI e as insatisfações acumulara-se de tal maneira que surgiu um movimento conhecido como:
	
	Reforma protestante 
25) Quais os três fatores que possibilitaram o nascimento do pensamento moderno e a ideia de modernidade?
	
	4. Humanismo Renascentista; Reforma Protestante; Nascimento da Ciência Moderna. 
26) I. Os protestantes eram contrários à autoridade do Papa e à intermediação dos padres na leitura da Bíblia. II. Os protestantes eram contrários ao casamento dos padres e ao sacramento da confissão. III. As idéias protestantes tiveram grande aceitação por parte dos monarcas portugueses, espanhóis e ingleses. IV. Os jesuítas foram designados para a ação missionária nas terras da América, Ásia e África, a fim de garantir a expansão da fé católica. V. O Concílio de Trento definiu algumas ações para reagir à expansão do protestantismo, como o fortalecimento dos sacramentos e uma melhor formação do clero para o atendimento dos fiéis. Assinale a alternativa correta.
	
	Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. 
27) Santo Agostinho, foi sem dúvida, um filósofo muito importante na idade média importante, devido a sua criatividade e originalidade, a surgir no pensamento antigo desde Platão e Aristóteles. Um pensador, ainda ligado aos clássicos, mas já refletindo em sua visão de mundo e em suas preocupações com grandes mudanças. Uma de suas contribuições ao desenvolvimento da filosofia destaca-se:
	
	As relações entre Teologia e Filosofia, entre razão e fé.
28) A maioria dos filósofos concorda que os homens virtuosos possuem mais chances de serem felizes. Segundo Platão, o homem virtuoso precisa realizar as escolhas de vida de acordo com:
	
	a razão. 
29) A democracia grega se apoiava em uma concepção de cidadania excludente. Diante dessa afirmativa, quem era considerado cidadão ?
	
	Era considerado cidadãos, apenas o homem (varão) que possuía bens. 
30) Sócrates deu uma nova direção à Filosofia. Enquanto o interesse dos filósofos pré-socráticos recaiu sobre os estudos da natureza (physis), Sócrates interessou-se pelas questões humanas, a ética, a política, o conhecimento, a educação, entre outros problemas que afetam o homem. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são as escritas por
	
	Platão, Xenofonte e Aristóteles 
31) Sobre a Filosofia de Sócrates podemos afirmar que: 
I.   A confiança na razão assumia um papel central: ninguém é mau voluntariamente, sendo o mal consequência da ignorância. 
II.  O grande princípio de sua filosofia era o conhecimento de si próprio: Conhece-te a ti mesmo. 
III. Construiu uma explicação racional da natureza (physis) a partir de causas naturais e não sobrenaturais. 
Assinale a alternativa correta:
	
	Apenas os enunciados I  e II estão corretos
32) Sobre a relação entre Filosofia e Cristianismo, marque a alternativa correta.
	
	A Filosofia Cristã surge como uma forma de colocar ordem no caos das especulações filosóficas.
33) Enquanto nos primeiros séculos do cristianismo o homem, tomado pelo desespero, abdica da razão em nome da fé, agora a fé precisa da razão para iluminar-se, é quando temos:
	
	escolástica
34) A maioria dos filósofos concorda que os homens virtuosos possuem mais chances de serem felizes. Segundo Platão, o homem virtuoso precisa realizar as escolhas de vida de acordo com:
	
	a razão. 
35) A democracia grega se apoiava em uma concepção de cidadania excludente. Diante dessa afirmativa, quem era considerado cidadão ?
	
	Era considerado cidadãos, apenas o homem (varão) que possuía bens. 
36) Sócrates deu uma nova direção à Filosofia. Enquanto o interesse dos filósofos pré-socráticos recaiu sobre os estudos da natureza (physis), Sócrates interessou-se pelas questões humanas, a ética, a política, o conhecimento, a educação, entre outros problemas que afetam o homem. As fontes mais importantes de informações sobre Sócrates são as escritas por
	
	Platão, Xenofonte e Aristóteles 
37) Sobre a Filosofia de Sócrates podemos afirmar que: 
I.   A confiança na razão assumia um papel central: ninguém é mau voluntariamente, sendo o mal consequência da ignorância. 
II.  O grande princípio de sua filosofia era o conhecimento de si próprio: Conhece-te a ti mesmo. 
III. Construiu uma explicação racional da natureza (physis) a partir de causas naturais e não sobrenaturais. 
	
	Apenas os enunciados I  e II estão corretos
38) Sobre a relação entre Filosofia e Cristianismo, marque a alternativa correta.
	
	A Filosofia Cristã surge como uma forma de colocar ordem no caos das especulações filosóficas.
39) Enquanto nos primeiros séculos do cristianismo o homem, tomado pelo desespero, abdica da razão em nome da fé, agora a fé precisa da razão para iluminar-se, é quando temos:
	
	escolástica
40) O termo escolástico designa todos aqueles que pertencem a uma escola ou que se vinculam a uma determinada escola de pensamento e de ensino. Os fatores históricos que contribuíram para o seu desenvolvimento foram, exceto:
	
	Progressivamente, o mundo europeu ocidental começava a se reestruturar. A primeira grande tentativa de reestruturação surgiu com o papa Bento III, que consagrou imperador Carlos Magno ocasionando uma nova fragmentação política, que gerou grandes conflitos. 
41) No ----------,encontra-se a tese de que, em última análise ,a origem fundamental do conhecimento está na experiência sensível. Preencha a lacuna com o termo correto:
	
	emperismo
42) Na luta contra a Reforma Protestante,  na Igreja Católica do século XVI, surgem novas ordens religiosas de caráter militante, fazendo parte da Contra-Reforma. Uma de entre as apresentadas abaixo surge nesta época. Escolha a alternativa correta:
	
	Companhia de Jesus de santo Inácio de Loyola
43) Lutero deu início à Reforma Protestante. Leia com atenção os conceitos abaixo, relacionados com o pensamento de Lutero. Em geral apresentam várias questões rejeitadas por Lutero. Contudo, uma das alternativas não está correta.   Escolha, portanto, a alternativa que NÃO está correta:
	
	rejeita a doutrina de Santo Agostinho sobre a luz natural que todo indivíduo tem em si
44) Descartes defende a necessidade do método para o desenvolvimento da ciência. A finalidade do método cartesiano é: por a razão no bom caminho. Qual das alternativas abaixo contém a enunciação das quatro regras do método de Descartes? 
	
	Evidência, análise, síntese e enumeração.
45) No pensamento rousseauniano, podemos afirmar que:
. I. a educação está intimamente vinculada ao projeto cívico.
 II. a criança para Rousseau é uma espécie de pequeno homem e não um homem incompleto.
 III. a educação retira o homem do estado de natureza e o torna membro da sociedadecivil.
 IV. a educação tem o escopo de conferir uma polidez para o homem aristocrata do século XVIII. 
46) Os céticos sustentavam que não podemos ter certeza acerca de nada, uma vez que nossas faculdades de conhecimento são falhas e as teorias científicas que formulamos incompletas e sujeitas ao erro. 
Diante disto, Descartes propõe-se à: 
	
	4. Encontrar uma certeza básica, imune às dúvidas céticas, que possa servir de base e fundamento para a construção da nova teoria científica. 
47) Penso, logo existo é uma das mais célebres expressões filosóficas que existe, buscando uma certeza imune ao questionamento cético. A etapa inicial da argumentação é a formulação de uma dúvida metódica, colocando tudo em questão.
	
	3. René Descartes
48) Com Descartes, considerando que ele foi um dos iniciadores da modernidade, o que entra em cena na Filosofia Moderna?
	
	A necessidade de contextualização do pensamento do sujeito pensante. 
49) A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que:
	
	o homem civil é formado a partir do desvio de sua própria natureza. 
Hume – O ceticismo desse filósofo pode ser interpretado a partir do questionamento, causalidade e a identidade pessoal.
Bacon – A preocupação fundamental desse filósofo é com formulação de um método que evite o erro e coloque o homem no caminho do conhecimento correto.
Rousseau– Para esse filósofo, é possível formular um ideal de sociedade, livre e igual, inspiração à Rev. Francesa.
Locke – Filosofia uma tarefa crítica e preparatória. Modelo empirista, antiespeculativo e antimetafísico.
50) De acordo com Francis Bacon, existem quatro tipos de ídolos e de imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos que impedem o conhecimento da verdade. Não é um deles:
	
	Ídolos da Fama. 
51) Teoria epistemológica que afirma a radical derivação, direta ou indireta, de todo conhecimento da experiência sensível, seja ele interna ou externa:
	
	Empirismo. 
52) Locke vê a filosofia como uma tarefa crítica e preparatória para a construção da ciência. Ele desenvolve um modelo empirista, antiespeculativo e antimetafísico de conhecimento. Assinale a afirmativa que representa as ideias deste filósofo:
	
	Locke vê a filosofia como uma tarefa crítica e preparatória para a construção da ciência. Ele desenvolve um modelo empirista, antiespeculativo e antimetafísico de conhecimento.
53) A mente humana é como uma folha em branco, a tabula rasa, na qual a experiência deixa as suas marcas. Qual dos filósofos empiristas que defendeu este princípio?
	
	5. John Locke
54) O ponto de partida de sua filosofia é uma concepção de natureza humana representada pela famosa ideia segundo a qual o homem nasce bom, a sociedade o corrompe, à qual se acrescenta a ideia de que o homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado. 
A qual dos filósofos abaixo estamos nos referindo?
	
	3. Jean-Jacques Rousseau
55) O Pensador Comenius que viveu no período de 1592 a 1670, propõe em sua teoria o primeiro projeto moderno de educação com matizes utópicas. Indique nas opções abaixo aquela que trata corretamente do modelo de escola proposta por este pensador:
	
	O pensador propõe a universalização da educação e afirmava que a humanidade é construída pela educação.
56) "O homem é um ser essencialmente racional e por isso se distingue da ordem natural, não estando, no campo do agir moral, submetido as leis causais, mas sim aos princípios morais derivados de sua razão, ao dever, portanto".
	
	Immanuel Kant 
57) Foi um movimento de grande importância a partir da segunda metade do século XVIII e tem as seguintes características: I. Abrange não só o pensamento filosófico, mas também as artes, as ciências, a teoria política, as teorias pedagógicas e a doutrina jurídica. II. Reflete a necessidade de tornar transparente à razão. O seu pressuposto básico do afirma, que todos os homens são dotados de racionalidade que é uma espécie de luz natural. III. Possui caráter pedagógico. O pensamento é fortemente voltado para o laico e o secular. IV. Volta-se contra toda autoridade que não esteja submetida à razão e à experiência. O homem poderá atingir o que Kant chama de sua maioridade, quer dizer pensar por si mesmo. Tem caráter ético e emancipador. Este movimento chama-se:
	
	Iluminismo
58) A PALAVRA EMPIRISMO, DERIVA DA PALAVRA GREGA ¿EMPEIRIA¿, QUE SIGNIFICA BASICAMENTE UMA FORMA DE SABER DERIVADO DA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL, E DE INFORMAÇÕES ACUMULADAS COM BASE NESTA EXPERIÊNCIA, PERMITINDO A REALIZAÇÃO DE FINS PRÁTICOS. SOBRE A CORRENTE FILOSÓFICA DO EMPIRISMO PODEMOS AFIRMAR QUE: I. TODO CONHECIMENTO TEM ORIGEM NA EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. II. A MENTE ELABORA IDEIAS COMPLEXAS, ALGUMAS DAS QUAIS PODEM SER FALSAS SE NÃO TIVEREM NENHUMA IMPRESSÃO CORRESPONDENTE. III. NÃO HÁ NADA NA NOSSA MENTE QUE NÃO TENHA PASSADO PELOS SENTIDOS. IV. DEFESA DE UM PENSAMENTO METAFÍSICO-ESPECULATIVO QUE VISA CONCILIAR RAZÃO E FÉ NO PLANO TEÓRICO E PRÁTICO. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
	
	4. SOMENTE OS ENUNCIADOS I, II E III ESTÃO CORRETOS 
59) Na obra "Crítica da Razão Pura", Imannuel Kant, examinando o problema do conhecimento humano, distinguiu duas formas básicas do ato de conhecer. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	O conhecimento empírico e o conhecimento puro.
60) Qual dos filósofos abaixo pretende superar a dicotomia entre razão teórica (ou cognitiva) e razão prática (ou moral), considerando a faculdade do juízo como uma faculdade Intermediária?
	
	Immanuel Kant
61) Estamos falando de um filósofo da educação que deu atenção especial à educação da primeira infância, fundando o "jardim de infância", pressupondo que os primeiros anos são básicos para a formação humana. Valorizou, também, as atividades lúdicas no trabalho com as crianças. Escolha a alternativa correta:
	
	Froebel
62) Escolha a alternativa correta. A tentativa de implantação da escola tecnicista no Brasil, na década de 1970, foi influenciada pelo pensamento:
	
	do positivismo
63) Escolha a alternativa correta. Um filósofo da educação, que viveu entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do século XIX, é considerado um dos defensores da escola popular extensiva a todos, proclamando a importância da formação completa, envolvendo o conhecer-querer-agir.    Estamos fazendo referência a:
	
	Pestalozzi
64) Escolha a alternativa correta. No século XIX a educação começa ser pensada de um ponto de vista científico. Segundo um famoso filósofo da educação, o processo educacional deve seguir três procedimentos básicos: o governo, a instrução e a disciplina, desdobrando a instrução em 5 famosos passos. Estamos fazendo referência a:
	
	Herbart
65) Para Comte, a humanidade (e o próprio indivíduo na sua trajetória pessoal), passa por diversos estágios até alcançar o que se caracteriza pela maturidade do espírito humano. Comte exprime a exaltação provocada no século XIX pelo avanço da ciência moderna, capaz de revolucionar o mundo com uma tecnologia cada vez mais eficaz: "saber é poder". Esse entusiasmo desembocou em várias correntes de pensamento, dentre elas destacamos o cientificismo. Segundo Comte, o método das ciências da natureza (baseado na observação, experimentação e matematização), deveria ser estendido a todos os campos de indagação e a todas as atividades humanas, inclusive a educação como veremos a seguir. O método científico de Comte recebeu o nome:
	
	Positivismo
66) "O indivíduo é um todo cujas partes devem ser cultivadas:  a unidade espírito-coração -mão corresponde à tríplice atividade conhecer-querer -agir, por meio da qual se dá o aprimoramento da inteligência, da moral e da técnica."   De quem é a autoria desse estudo?
	
	Pestalozzi 
67) Paulo Freire criticou a educação de sua época, denunciando-a como educação bancária, na qual o aluno é um ser passivo e o professor detentor do conhecimento em umarelação mecânica e hierárquica. Seu processo educativo é voltado para a:
	
	Emancipação dos homens; 
68) Dewey, apoiando-se em Willian James, afirma que o essencial no processo educativo consiste na educação pela ação manual e intelectual, bases da própria experiência. O processo educativo consiste, portanto:
	
	Na reconstrução da experiência. 
69) Analisando a Educação Brasileira, entre seus maiores expoentes, temos Paulo Freire. Sua contribuição é reconhecida no mundo todo e, resumidamente, pode ser referida como:
	
	a pedagogia tem de provocar o processo de emancipação do sujeito
70) A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias. Qual a corrente Pedagógica pertencia o pensador Dewey:
	
	Pedagogia da Escola Nova. 
71) A Educação no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer:
	
	a partir do trabalho com temas e palavras geradoras, extraídas de suas histórias de vida, de modo a promover a consciência crítica em relação ao mundo. 
72) Para Dewey a eficácia de todo o processo educativo depende de quê?
	
	Do interesse produtivo do aluno; 
73) O que significa dizer que a Filosofia é um pensamento sistemático ou uma interrogação sistemática?
A Filosofia trabalha com enunciados precisos, rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidas por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.
74) No prefácio aos Princípios da Filosofia e no Discurso do Método René Descartes diz: Desde a infância nutri-me...
Segundo este fragmento Descartes afirma que:
	
	2. Não podemos acreditar na tradição, nos ensinamentos e no saber adquirido. 
75) Marcondes (2008, p. 60) mostra que Platão concebe a realidade em uma perspectiva dualista, que inclui o mundo das ideias e o mundo concreto. Em seu texto O Mito da Caverna, que aparece no livro A República, é apresentado tal dualismo. Depois de refletir sobre o mito em questão, explique o dualismo platônico apresentado no mito.
Platão acreditava que havia dois mundos, um imutável e perfeito que seria das ideias e outro mutável e inconstante esse chamado sensível. No mito ele mostra que o homem está preso a realidade, a sua visão de mundo as coisas materiais que seria a caverna e que o homem chega a realidade quando consegue dela se libertar só então fora da caverna ele consegue chegar ao real, perfeito e, imutável que estava preso dentro de si e somente olhando para si ele consegue enxergar esse novo mundo, o mundo das ideias.
76) A Filosofia Medieval se desenvolveu a partir de questões que foram postas pelo Cristianismo em sua origem. Dentre os pensadores cristãos que se destacaram, podemos citar: Santo Agostinho e São Tomas de Aquino. Sendo assim, responda:
A) Explique uma contribuição filosófica de Santo Agostinho para o desenvolvimento da
Filosofia Ocidental.
B) Explique uma contribuição filosófica de São Tomas de Aquino para o desenvolvimento da
Filosofia Ocidental.
Santo Agostinho parte da filosofia de Platão, enfatizando que a razão precisas da fé para adquiri
o verdadeiro conhecimento....Quem escreveu as Cinco vias sobre a existência de Deus foi Santo
Tomás de Aquino...Partindo de Aristóteles, afirma a independência da fé e da razão, mas se
complementam e ajudam.
77) Segundo Danilo Marcondes, o liberalismo pode ser visto como correlato político do subjetivismo epistemológico (racionalismo cartesiano, empirismo inglês e criticismo Kantiano) característico dos sécs. XVII-XVIII. Sendo assim, perguntamos:
A) Destaque e explique um princípio do pensamento liberal do século XVIII.
B) Faça um breve comentário sobre a noção de contrato social para as teorias políticas deste
período.
A) Liberalismo é ideologia da burguesia...direito à propriedade privada, lei do mercado..direitos humanos 
B) O poder dos governos emana de um contrato social entre os membros da sociedade
que delega poderes

Continue navegando