Buscar

GINÁSTICA ARTÍSTICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703184193)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual foi o fato histórico de maior importância para a disseminação da Ginástica proposta por Jahn (atual Ginástica Artística) pelo Mundo?
		
	
	União das Alemanhas
	 
	Bloqueio Ginástico
	
	Primeira Guerra Mundial
	
	Segunda Guerra Mundial
	
	Desmembramento da União Soviética
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703184294)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A história da Ginástica Artística sofreu diversas influências. Desde tempos remotos, o Homem realiza atividades acrobáticas que evoluíram no decorrer dos tempos. De acordo com a afirmação, como devemos levar em conta a divisão da história da Ginástica.
		
	
	"vem da antiguidade, estaciona na idade média, fundamenta-se na idade contemporânea".
	
	"vem da pré-história, afirma-se na antiguidade fundamenta-se na idade contemporânea".
	
	"vem da pré-história, afirma-se na idade média antiguidade, sistematiza-se na antiguidade, estaciona na idade moderna".
	 
	"vem da pré-história, estaciona na idade média, fundamenta- se na idade moderna.
	
	"vem da pré-história, afirma-se na antiguidade, sistematiza-se na idade média, estaciona na idade moderna".
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703184224)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Apresentando sua série de Solo numa copa de iniciação à Ginástica Artística, uma criança executa uma Estrela e em seguida um Rolamento para Trás. Estes exercícios são executados em planos e eixos diferentes. Dentre as opções apresentadas a seguir, marque aquela que apresenta os planos e eixos corporais em que os exercícios citados são executados respectivamente?
		
	
	Plano transverso e eixo longitudinal / Plano Sagital e eixo laterolateral
	
	Plano Frontal e eixo anteroposterior / Plano transverso e eixo longitudinal
	 
	Plano Frontal e eixo anteroposterior / Plano Sagital e eixo laterolateral
	
	Plano transverso e eixo longitudinal / Plano Frontal e eixo anteroposterior
	
	Plano Sagital e eixo laterolateral / Plano Frontal e eixo anteroposterior
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703184270)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Certamente alguns pensadores influenciaram durante a Idade Moderna, quando várias propostas de reformulação das escolas do ensino regular promoveram a Educação Física como elemento obrigatório. Dentre esses pensadores, quem propôs atividades realizadas ao ar livre, incluindo corridas, saltos, lançamentos, lutas, natação e exercícios de equilibrar.
		
	
	Ludwig Jahn
	 
	GutsMuths
	
	Leonardo Da Vinci
	
	Montaigne
	
	Rabelais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703184112)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa que melhor expressa Ginástica Artística no conceito das Dimensões Sociais do esporte.
		
	 
	Ginástica Artística-educação é aquela onde o praticante se envolve pelo prazer da prática, sem qualquer tipo de limitação, realizada como lazer, enfim, se apresentando como vivência pelo prazer da prática. Ginástica Artística-participação é aquela voltada principalmente para a formação básica do indivíduo, na perspectiva de formação holística, devendo ser oferecida principalmente nos Ensinos Fundamental e Médio. Ginástica Artística-rendimento é aquela cujo objetivo principal é a busca de resultado, restrita a poucos praticantes.
	
	Ginástica Artística-educação é aquela voltada principalmente para a formação básica do indivíduo, na perspectiva de formação holística, devendo ser oferecida somente no Ensino Fundamental. Ginástica Artística-participação é aquela onde o praticante se envolve pelo prazer da prática, sem qualquer tipo de limitação, realizada como lazer, enfim, se apresentando como vivência pelo prazer da prática, devendo ser oferecida somente na fase adulta. Ginástica Artística-rendimento é aquela cujo objetivo principal é a busca de resultado, restrita a poucos praticantes, devendo ser oferecida em todos os níveis de Ensino.
	
	Ginástica Artística-educação é aquela voltada principalmente para a formação básica do indivíduo, na perspectiva de formação holística, devendo ser oferecida por toda a vida. Ginástica Artística-participação é aquela onde o praticante se envolve pelo prazer da prática, sem qualquer tipo de limitação, realizada como lazer, enfim, se apresentando como vivência pelo prazer da prática, devendo ser oferecida no Ensino Fundamental. Ginástica Artística-rendimento é aquela cujo objetivo principal é a busca de resultado, restrita a poucos praticantes, devendo ser oferecida somente a partir do Ensino Superior.
	
	Ginástica Artística-educação é aquela voltada principalmente para a formação básica do indivíduo. Ginástica Artística-participação é aquela onde o praticante se envolve pelo prazer da prática, sem qualquer tipo de limitação, realizada como lazer, enfim, se apresentando como vivência pelo prazer da prática. Ginástica Artística-rendimento é aquela cujo objetivo principal é a busca de resultado, restrita a poucos praticantes, devendo ser oferecida principalmente nos Ensinos Fundamental e Médio.
	 
	Ginástica Artística-educação é aquela voltada principalmente para a formação básica do indivíduo, na perspectiva de formação holística, devendo ser oferecida principalmente nos Ensinos Fundamental e Médio. Ginástica Artística-participação é aquela onde o praticante se envolve pelo prazer da prática, sem qualquer tipo de limitação, realizada como lazer, enfim, se apresentando como vivência pelo prazer da prática. Ginástica Artística-rendimento é aquela cujo objetivo principal é a busca de resultado, restrita a poucos praticantes.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703184401)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No exercício de parada de mãos de Ginástica Artística, NÃO é um erro de execução:
		
	
	Flexão de pernas.
	 
	Flexão plantar.
	
	Afastamento das pernas.
	
	Flexão de cotovelos.
	 
	hiperextensão da coluna.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703184331)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As capacidades físicas são o conjunto de capacidades individuais, orgânicas, musculares e neurológicas que interferem na atividade físico-motora e também no desempenho esportivo. O salto mortal para trás é um elemento que se caracteriza por uma rápida execução nas suas várias fases e na qual o corpo do atleta gira 360º atrás em torno do eixo transversal localizado ao nível da bacia. O ponto de partida para o movimento se dá com um salto em extensão a partir da posição em pé. Diante disso, a capacidade física condicionante que predomina na fase inicial deste elemento é:
		
	 
	Força explosiva ou Potência
	
	Equilíbrio dinâmico
	
	Descontração Parcial
	
	Flexibilidade
	
	Velocidade
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703184120)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa que expressa a forma correta de auxílio-segurança pessoal no Rolamento para trás.
		
	 
	Dois auxiliares posicionados de frente um para o outro, colocados um de cada lado do executante. Quando o executante iniciar o Rolamento para trás, os auxiliares deverão segurá-lo pelo quadril, puxando-o para cima e para trás, até que o mesmo finalize de pé. Assim, será aliviado o forçamento sobre a sua cervical.
	
	Dois auxiliares posicionados de frente um para o outro, colocados um de cada lado do executante. O executante realiza o ¿carrinho de mãos¿ sendo conduzido até o solo, iniciando o Rolamento para trás. Os auxiliares deverão segurá-lo pelas coxas, elevando-o, até que o mesmo finalize de pé. Assim, será aliviado o forçamento sobre a sua cervical.
	
	Dois auxiliares posicionados de frente um para o outro, colocados um de cada lado do executante. Quando o executante iniciar o Rolamento para trás, os auxiliares deverão puxá-lo pelas coxas, até que o mesmo finalize de pé. Assim, será aliviado o forçamento sobre a sua cervical.Dois auxiliares posicionados de frente um para o outro, colocados um de cada lado do executante. Quando o executante iniciar o Rolamento para trás, os auxiliares deverão apoiar a sua nuca e empurrar as suas coxas, puxando-o para trás, até que o mesmo finalize de pé. Assim, será aliviado o forçamento sobre a sua cervical.
	
	Dois auxiliares posicionados de frente um para o outro, colocados um de cada lado do executante. Quando o executante iniciar o Rolamento para trás, os auxiliares deverão empurrar o seu quadril, até que o mesmo finalize de pé. Assim, será aliviado o forçamento sobre a sua cervical.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703184441)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual dos tipos de auxilio-segurança tem maior representatividade dentro da G.A.?
		
	
	metodológico
	
	psicológico
	
	material
	 
	pessoal
	
	material e pessoal
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703184404)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ponte é um exercício de solo da ginástica artística. Durante o ensino da Ponte, marque a resposta que representa a forma de auxílio segurança pessoal a ser adotada.
		
	 
	O auxílio deve ser feito nas costas do executante, na altura das escápulas.
	
	O auxílio deve ser feito lateralmente para apoiar as costas do executante com uma das mãos e a outra mão na região lombar.
	
	O auxílio deve ser feito no quadril do executante, próximo a região lombar.
	
	O auxílio deve ser feito na região abdominal, as mãos devem ser apoiadas próximo a cicatriz umbilical.
	
	A Ponte não precisa de auxílio segurança pessoal, o executante deve tentar até conseguir.

Outros materiais