Buscar

Resumo Pensar a pratica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pensar a pratica
 Na Percepção da entrevista da profª Drª Acacia Zeneida Kuenzer, houve uma transformação para atender as demandas nas escolas da sociedade atual, onde o tempo e o espaço influenciam sujeito e escola.
 Para atender a lógica da racionalidade revolucionaria deve-se redimensionar o tempo, o espaço e a organização pedagógica na atuação da escola para construção do Projeto Político Pedagógico. Devido as demandas por flexibilidade, a legislação permite variações na organização, flexibilizando tempo e espaço. Analisando as características e necessidades da comunidade, dos alunos e da escola necessita-se que a coletividade estude estas questões para sair do comodismo, do pensamento rígido em disciplinas, conteúdos, formas de trabalho e avaliações na visão pedagógica taylorista/fordista.
Tendo como exemplo uma nova proposta experimental de ensino discutida entre professores do ensino médio em escolas do Mato Grosso onde o conhecimento da articulação de atividades disciplinares e projetos transdisciplinares constatou-se a inadequação do modelo curricular atual pelo o fato de sua extensão não caber na grade curricular ao buscar qualidade, não dispor do tempo hábil para essa articulação e a ampliação do conceito educativo no ponto de vista da articulação entre teoria e pratica. Dessa forma conclui-se que a contratação de professores deve ser feita baseada na disponibilidade do professor, onde o mesmo deve ser da escola em tempo integral desempenhado suas atividades individuais ou em conjunto com outros profissionais.
A estratégia da grade curricular prevista não é a divisão do tempo entre disciplinas, e sim o compartilhamento integrado do conhecimento e ações em atividades em conjunto. Citado por ACÁCIA a fala de um professor de informática que diz que através do planejamento conjunto e da execução compartilhada, todas as áreas disciplinares estarão envolvidas entre si atendendo as demandas que o trabalho escolar vai gerando, desenvolvendo projetos transdisciplinares que envolve professores, alunos de turmas e séries diferentes abordando outras formas pedagógicas saindo do tradicionalismo. Assim fazendo cair por terra o velho regimento e formalismo da organização escolar para dar lugar a uma nova forma de aprendizagem mais eficaz e objetiva. Será que nós professores estamos preparados pra essa mudança?

Continue navegando