Buscar

Aspectos antropologicos

Prévia do material em texto

luno: JANAINA SANMIA MARQUES DE OLIVEIRA MACIEL
	Matrícula: 201704024511
	Disciplina: CEL0466 - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / SM
	
	
		1.
		Considerando a discussão sobre Alteridade e etnocentrismo na Antropologia, é incorreto dizer:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A alteridade foi estabelecida como objeto de estudo da Antropologia que, enquanto ciência, interessa-se por investigar a cultura do outro.
	
	
	Em termos de alteridade, a Antropologia possui por objetivo revelar a verdade do 'outro', de tornar uma outra realidade inteligível, de traduzir a diferença em termos familiares ou interpretar uma visão de mundo diferente.
	
	
	No etnocentrismo, os membros de uma determinada sociedade consideram os seus próprios valores, costumes e crenças como os mais corretos e tendem a tomá-los como parâmetro quando são confrontados com um modo de vida ou uma ideologia diferente.
	
	
	O termo alteridade pressupõe a condição de ser do ¿outro¿; pressupõe um jogo de identidade e de diferença; pressupõe o ¿ele¿ e o ¿nós¿.
	
	
	O etnocentrismo corresponde à avaliação culturalmente centrada que cada grupo faz do outro. Contudo, o etnocentrismo se restringe às civilizações europeias.
	
	
		2.
		Assinale a alternativa que melhor define a palavra cultura como todas as possibilidades de realização humana, formulada por Edward Tyler.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Cultura é o conjunto de habilidades e competências que pode ser desenvolvido pelo homem no decorrer de sua vida.
	
	
	Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
	
	
	O termo cultura está ligado aos costumes, etiquetas e comportamentos de elite.
	
	
	Cultura é o resultado do examinando a um concurso muito requisitado.
	
	
	Cultura é a medida de conceitos assimilados pelo homem no ambiente escolar.
	
	
		3.
		Para Quintaneiro, "O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos poucos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da Teologia pelo da Matemática e da Química." (2002, p. 13). O fim do Teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo foco principal era o homem. Ao abandonar as explicações sobrenaturais, os indivíduos passaram a buscar a explicação de mundo através das seguintes ações, EXCETO:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	a especulação do senso comum
	
	
	a indagação racional
	
	
	a experimentação
	
	
	a observação
	
	
	a método científico
	
	
		4.
		O nome sociologia surgiu, no século XIX e era similar ao termo FÍSICA SOCIAL. O criador da sociologia, acreditava ser possível submeter a ciência da sociedade aos mesmos pressupostos metodológicos advindos das ciências naturais. Indique o nome do autor, criador da SOCIOLOGIA:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Charles Fourier
	
	
	Francis Bacon
	
	
	Saint - Simon.
	
	
	Auguste Comte
	
	
	Nicolau Copérnico.
	
	
		5.
		De acordo com Durkheim, para se garantir a objetividade do método científico sociológico, torna-se necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como "coisas". Considerando a frase acima, assinale a alternativa correta sobre fato social.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	É um fenômeno social difundido apenas nas sociedades cuja forma de solidariedade é orgânica.
	
	
	É desprovido de caráter coercitivo, uma vez que existe fora das consciências individuais.
	
	
	Corresponde a um conjunto de normas e valores que são criados diretamente pelos indivíduos para orientar a vida em sociedade.
	
	
	Refere-se apenas a processos que estão relacionados a questões materiais, não levando em consideração as ações humanas.
	
	
	Corresponde a um conjunto de normas e valores criados exteriormente, isto é, fora das consciências individuais.
	
	
		6.
		O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como conseqüencia, a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	heliocentrismo
	
	
	heterocentrismo
	
	
	etnocentrismo
	
	
	egocentrismo
	
	
	Eurocentrismo
	
	
		7.
		No fascículo: "Introdução à Sociologia da Educação", Pérsio Santos de Oliveira discute o conceito sociológico de Educação. Em concordância com esse autor, são proposições que definem e caracterizam de modo adequado a educação:
1. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, pois a sobrevivência de qualquer sociedade depende da transmissão de sua herança cultural aos jovens.
2. A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, seus costumes e suas habilidade, isto é, sua cultura aos mais jovens.
3. A criança se torna socializada porque aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. A educação é uma socialização.
4. A educação visa, sobretudo, ajustar o indivíduo ao regime cultural para ele conservar o partido que está no poder.
5. A educação forma o ser biológico para ele ser ajustado aos padrões sociais.
Estão corretas as alternativas sob a linha de pensamento de Pérsio Santos de Oliveira:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	2 - 3 - 4
	
	
	1 - 2 - 5
	
	
	2 - 4 - 5
	
	
	1 - 2 - 3
	
	
	1 - 3 - 4
	
	
		8.
		Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de:
		Quest.: 8
	
	
	
	
	reforço da consciência coletiva.
	
	
	manutenção da alienação.
	
	
	conscientização e politização.
	
	
	especialização para o trabalho.
	
	
	emancipação de classe.
	
	
		9.
		Para entender o capitalismo e explicar a sua natureza, Marx desenvolveu a abordagem materialista da história. Segundo este autor, no capitalismo, os trabalhadores viveriam um processo de dupla expropriação, uma vez que teriam perdido a propriedade sobre os meios de produção e, também, o saber relacionado a ela. Segundo Marx, este processo representaria um quadro de:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	roubo qualificado.
	
	
	injustiça social.
	
	
	apropriação indébita.
	
	
	ilegalidade.
	
	
	alienação.
	
	
		10.
		São as diferentes posições dos homens com relação às formas de propriedades presentes numa sociedade, ou modo de produção, que irão definir as diferentes classes sociais existentes.   Assim, de acordo com Marx, a história humana é uma história das:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	lutas entre as classes.
	
	
	lutas partidárias.
	
	
	unificação dos direitos.
	
	
	políticas públicas
	
	
	conquistas demicráticas.

Continue navegando