Buscar

simulado geriatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403521350)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Guia alimentar para a população brasileira, o item que trata do referencial teórico é considerado como um dos mais importantes do documento, dado o seu caráter informativo. Segundo a seção do guia que aborda o panorama do perfil epidemiológico do Brasil, é correto afirmar:
		
	
	Os números absoluto e relativo de mortes por doenças infecciosas vem aumentando no Brasil.
	
	No Brasil, assim como em outros países da América Latina, são priorizados os tratamentos médicos e cirúrgicos na assistência aos portadores de DCNT.
	
	As deficiências nutricionais são situações superadas pelo sistema de saúde.
	 
	A desnutrição na infância, que se expressa no baixo peso e no atraso do crescimento e desenvolvimento, possui relação direta com ocorrências futuras de doenças crônicas não-transmissíveis.
	
	A hipovitaminose A, anemia por carência de ferro e deficiência por carência de iodo (DCI) se caracterizam como sendo distúrbios nutricionais sem representatividade no país.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403529951)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Associe os marcos referenciais da trajetória das políticas de alimentação e nutrição no Brasil aos seus correspondentes contextos e assinale a alternativa correta. 
I. Serviço de Alimentação e Previdência Social (SAPS)
II. Comissão Nacional de Alimentação (CNA)
III. Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN)
IV. Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), atual de Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN)
( ) O combate à fome entendido como fruto da estrutura econômica e social da nação, e, para tal, enfrentamento, propunha reformas no arcabouço econômico do país.
( ) Um marco para as políticas públicas de alimentação e nutrição instituindo um conjunto de programas direcionados às populações em situação de insuficiência alimentar e a grupos populacionais considerados de risco. 
( ) O Estado assume o papel de mediador das relações entre a iniciativa privada e os trabalhadores para otimizar o acesso à alimentação.
( ) Processo de formulação e aprovação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) como elemento integrante da Política Nacional de Saúde.
		
	
	III, I, II, IV
	
	IV, II, I, III
	
	II, IV, I, III
	 
	II, III, I, IV
	
	I, II, III, IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403472152)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), homologada pelo Conselho Nacional de Saúde, em 1999, foi construída de forma democrática e participativa, tendo como pilares o direito humano à alimentação e à segurança alimentar e nutricional. Para sua consolidação estão previstas sete diretrizes, dentre elas o monitoramento da situação alimentar:
		
	
	e nutricional das gestantes e dos menores de um ano, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, estímulo a ações que ampliem o acesso aos suplementos nutricionais;
	 
	e nutricional, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, estímulo a ações que ampliem o acesso aos alimentos;
	
	e nutricional, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis junto às crianças, estímulo a ações que ampliem o acesso aos alimentos diet e light;
	
	das crianças, promoção de práticas alimentares e estilo de vida saudáveis, estímulo a ações que aumentem a quantidade, per capita, de alimentos consumidos por toda a população;
	
	dos idosos, promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, estímulo a ações que ampliem o acesso aos suplementos nutricionais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403557423)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito de saúde construído na VIII Conferência Nacional de Saúde (1986), cujos pressupostos ainda hoje são considerados a base de discussão para as práticas neste campo no Brasil, é assim definido:
"Em seu sentido mais abrangente, a saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida."
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Relatório Final da 8a Conferência Nacional de Saúde. 17 a 21 de março de 1986.
Considerando os pressupostos desse conceito e as políticas e os programas deles decorrentes, avalie as afirmações a seguir.
I. A orientação ao paciente para a modificação de comportamentos inadequados e a adoção de um estilo de vida saudável é uma estratégia no campo da promoção da saúde.
II. A prevenção da obesidade por meio da reeducação alimentar é uma medida de redução de danos e tem relação com a promoção da saúde.
III. A amplitude dos benefícios do aleitamento materno permite que este seja considerado uma medida de prevenção primária, secundária e terciária.
IV. O monitoramento do teor de sódio dos produtos processados, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em parceria com os órgãos de Vigilância Sanitária em Estados e Municípios, é uma ação de vigilância alimentar e nutricional. 
É correto apenas o que se afirma em
		
	
	III e IV.
	
	II, III e IV.
	
	I e III.
	
	I e II.
	 
	I, II e IV.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403522070)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), é correto afirmar:
		
	
	Regulamenta a rotulagem de alimentos transgênicos e produzidos com o uso de agrotóxicos.
	 
	Constitui-se de ações e programas prioritários a serem desenvolvidos em ação conjunta Estado/sociedade.
	
	Está institucionalizado dentro da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN)
	
	Trata da regulamentação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância.
	
	Determina a erradicação da fome e da desnutrição por meio do fortalecimento das ações de promoção da alimentação saudável na atenção básica à saúde.

Continue navegando