Buscar

Estudos parta prova proc gerenciais

Prévia do material em texto

TEMA 1
Questão 1 A administração de empresas é um conhecimento científico e técnico voltado para as demandas das organizações. Estas, por sua vez, também evoluíram ao longo do tempo incentivando modificações e ampliações na sua teoria de modo que esta se adequasse àspráticas de cada momento histórico; tanto aquelas relativas à organização do trabalho propriamente dito quanto aquelas relacionadas às pessoas. Tarefa: Com base no parágrafo anterior, responda de que maneira você percebe a preocupação e as necessidades de mudan- ças nas empresas de modo que elas possam, ao mesmo tempo, otimizar seus trabalhos sem prejudicar os trabalhadores nesse processo.Resposta: Você pode responder, por exemplo, que, antigamente os trabalhadores não tinham direitos e seu trabalho, além de ser explorado, não era seguro em termos de equipamentos de proteção e exposição a agentes químicos, no caso do Brasil. Poderia indicar, por exemplo, que as empresas se desenvolveram como uma forma de adequação ao capitalismo e à concorrência/competitividade em relação a outras, no caso Internacional. Você poderia citar também, por exemplo, a noção de qualidade de vida no trabalho para justificar essa tensão.
Questão 2 Desde os primórdios, o trabalho é uma atividade humana em que o planejamento, a distribuição, o ordenamento e o controle sempre foram fundamentais. Esses fatores, com o passar dos tempos, promoveram o surgimento do quê? Marque a alternativa com a resposta correta: a) Da administração de empresas. b) b) Da Teoria Geral da Administração (TGA) c) Das empresas. d) Das organizações. e) Do trabalho. 
Questão 3 O processo de planejamento, de organização, de controle e de liderança de pessoas e recursos visando atingir determinados objetivos é uma ferramenta fundamental que dá sentido à execução de determinada tarefa no trabalho. Esse processo pode ser denominado como? Marque a alternativa com a resposta correta: a) Administração. b) Teoria Geral da Administração. c) Coordenação. d) Subordinação. e) Corporação.
Questão 4 A Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu no início do século XX buscando dentre outras coisas ampliar o saber através de um corpo teórico de conhecimentos. Nesse sentido, qual era o seu principal objetivo? a) Construir teorias científicas. b) A resolução concreta e imediata de problemas organizacionais. c) Enfrentar conflitos organizacionais. d) Construir Escolas teóricas. e) Organizar teorias e Escolas teórica
Questão 5 A TGA se desenvolveu e se ampliou no decorrer do século XX. A consequência disso foi que seu objeto de estudos se tornou mais complexo, com ênfases do aspecto organizacional variáveis. Qual ênfase tem pensadores como Fayol e Weber como referências teóricas? a) Ênfase na tecnologia. b) Ênfase na competência e na competitividade. c) Ênfase na estrutura organizacional. d) Ênfase nas tarefas. e) Ênfase nas pessoas. 
Questão 6 Das diversas ênfases da TGA, a ênfase nas tarefas se configura como aquela que transformou seu estudo numa abordagem da chamada administração científica. Explique a razão pela qual isso ocorreu, descrevendo quais foram as consequências. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), isso ocorreu graças à aplicação de métodos científicos à administração, a fim de promover a eficiência. Com isso, o trabalho foi racionalizado, aumentando-se a produtividade, em razão da característica prescritiva e normativa que se tornou princípio de produção em massa.
Questão 7 As teorias Clássica, de Fayol, e Burocrática, de Weber, são referenciais na TGA. Fayol contribui para a compreensão da importância da prescrição e da normatização do processo administrativo e Weber, sobre o ordenamento decorrente da hierarquização, da divisão do trabalho e da impessoalidade das relações. No entanto suas teorias sofreram críticas. Cite qual outra teoria criticou as ideias de Fayol e Weber, descrevendo os argumentos que foram utilizados para sua fundamentação. Resposta: Trata-se da teoria estruturalista, que foi desenvolvida a partir da constatação da rigidez e da limitação do modelo burocrático que passou a ser julgado mecanicista. Por essa razão, a teoria estruturalista é considerada responsável pela transição e expansão da TGA, pois inovou trazendo à pauta a questão do conflito organizacional como algo positivo, sinalizador de vitalidade organizacional, alega Chiavenato (2011).
Questão 8 A ênfase nas pessoas traz a psicologia e a sociologia como referências teóricas, transformando-se em abordagem humanista e dividindo-se em Escolas como a das relações humanas e a teoria comportamental. Porém, a escola das relações humanas é alvo de crítica, pois é conflitante com as teorias de Taylor e Fayol. Descreva o motivo dessas críticas explicando qual era o conceito causador desse conflito. Resposta: A Escola das Relações Humanas se caracterizou pela tentativa de democratização e humanização das empresas. Conceitos como liderança, comunicação e motivação foram compreendidos de modo parcial e, muitas vezes, manipulativo e conflitante com as teorias de Taylor e Fayol. Isso ocorreu especialmente em relação à concepção de “homo economicus” (CHIAVENATO, 2011, p. 18) – homem motivado por incentivos salariais – que foi omitida e substituída pela concepção de “homo socialis” (CHIAVENATO, 2011, p. 18) – homem motivado por incentivos simbólicos.
Questão 9 A ênfase no ambiente é um tipo de abordagem que exige, além dos conhecimentos sobre a administração propriamente dita, uma compreensão significativa sobre o contexto em que uma organização está inserida. Sendo assim, explique por que o contexto é tão relevante, justificando as razões para isso.Resposta: A ênfase no ambiente considera as variáveis do meio externo sobre as empresas, tendo como premissa que as características da estrutura de uma empresa podem ser compreendidas pela particularidade do ambiente no qual ela se insere. Dessa forma, a contingência torna-se fator determinante para a sobrevivência empresarial ao longo do tempo. Nesse sentido, há um relativismo organizacional, cujo foco está no ajustamento e na adaptabilidade da empresa ao seu entorno (CHIAVENATO, 2011).
Questão 10 Assim como a TGA, as organizações se desenvolveram ao longo do tempo passando por fases diferenciadas: de uma fase artesanal até a fase globalizada contemporânea. Por essa razão, aquelas se diferenciam entre si. Cite os tipos de organizações existentes, descrevendo de modo sucinto suas principais características.Resposta: De acordo com Chiavenato (2011), as organizações são caracteristicamente diferentes entre si: elas podem ser formais, ou seja, hierárquicas, com alta especialização de seus integrantes, normativas e reguladoras dos comportamentos que devem estar voltados para o alcance de objetivos. Para o autor, elas podem ser lucrativas, tendo o lucro como objetivo central: suas principais representantes são as empresas; podem também ser não lucrativas, voltadas para o bem-estar social, ou então governamentais (como as repartições públicas), clubes esportivos ou então uma organização não governamental (ONG).
TEMA 2
Questão 1 A evolução das organizações e do mercado de trabalho dentro do sistema capitalista promoveu a competitividade entre empresas e também entre os integrantes destas. A busca quase incessante das pessoas por maior qualificação profissional procura atender suas necessidades de aquisição de conhecimentos mais amplos e de desenvolvimento de competências e habilidades com o objetivo de ter maior destaque e sucesso profissional. Tarefa: Com base no parágrafo anterior descreva como você observa a mudança das organizações e do papel dos profissionais na área de negócios, destacando em sua resposta quais fatores do contexto externo às organizações (política, economia e cultura) tiveram influência direta sobre as empresas e seus integrantes. Resposta: Você pode indicar, por exemplo, que nas décadas anteriores as pessoas eram mais estáveis em seus empregos, chegando a se aposentar na mesma empresa. Poderia indicar, ainda, que não havia tanta competição para o ingressono mercado de trabalho e que as pessoas não tinham alta escolaridade. Poderia também apontar que o mercado não era tão competitivo inclusive com empresas de outros países. Não havia tanta exigência para conhecimento de outro idioma. Comumente não havia estrangeiros no mercado de trabalho. O ponto de partida de ingresso no mercado de trabalho não era tão alto. Como fatores externos, globalização e abertura do mercado.
Questão 2 A administração de empresas é uma tarefa desafiadora, pois ter e gerar eficiência e conduzir tarefas exige tanto conhecimentos técnicos quanto habilidades de relacionamento humano. Porém, essas exigências em relação ao administrador são relativamente recentes. Em séculos passados, este tradicionalmente era visto de uma determinada forma. Qual das alternativas seguintes traz a qualificação do administrador mais condizente à forma mencionada? a) Responsável. b) Conciliador. c) Mediador. d) Centralizador. e) Supervisor. 
Questão 3 Com o desenvolvimento socioeconômico do século XX, o administrador experimentou mudanças em seu papel profissional, ou seja, além de conhecimentos técnicos, o conhecimento contingencial se tornou importante e sua atuação multivariada. O que significa a afirmação de que “o papel do administrador tem características multivariadas”? Marque a alternativa que traz a resposta correta à pergunta: a) Significa que sua ação pode ser em nível emergencial e estratégico. b) Significa que sua ação pode ser em nível contingencial e operacional. c) Significa que sua ação pode ser em nível operacional e estratégico. d) Significa que sua ação pode ser em nível contingencial e estratégico. e) Significa que sua ação pode ser em nível operacional e emergencial. 
Questão 4 “Estrategista” é o termo que melhor define uma das principais competências dos administradores na atualidade. Seus conhecimentos e habilidades devem abranger dimensões variadas da atuação profissional, como por exemplo, ser capaz de assumir riscos e agenciar mudanças voltadas para resultados; sendo empreendedor. Isso corresponde a qual dimensão da sua atuação profissional? a) Atitude – dimensão do saber fazer acontecer. b) Conhecimento – dimensão do saber. c) Habilidade – dimensão do saber fazer. d) Julgamento – dimensão do saber analisar. e) Know-how – dimensão do saber fazer. 
Questão 5 Atuar de forma variada é uma demonstração da competência do administrador, do contexto globalizado da sociedade e das empresas. Em termos de atuação, o administrador distingue sua prática, por exemplo, podendo organizar um negócio e promover o crescimento empresarial através do alinhamento e da otimização de recursos. Isso que dizer que sua atuação assume qual das seguintes formas? a) Estrategista. b) Organizador. c) Líder. d) Empreendedor. e) Gerente. 
Questão 6 Uma boa análise do contexto organizacional demonstra uma alta habilidade e competência por parte do administrador. Ela também é fundamental para o sucesso na condução de tarefas que, por sua vez, conduzem ao sucesso da empresa de uma maneira geral. Explique as razões pelas quais a análise do contexto é tão importante, destacando em sua resposta as consequências disso sobre o administrador e sobre a empresa.Resposta: Segundo Chiavenato (2011), o conhecimento do contexto é fundamental na atuação profissional do administrador, pois assim ele adquire a capacidade de relativizar as circunstâncias, haja vista que a sociedade e os fatores socioeconômicos são dinâmicos e a mudança organizacional – que é uma consequência disso - só ocorre gradualmente e por etapas.
Questão 7 As organizações sofreram mudanças em sua estrutura e seu ordenamento ao longo do tempo. Assim também ocorreu com o trabalho, com as pessoas e com o papel do administrador, por tratar-se de profissional responsável por agenciar mudanças na busca por eficiência. No entanto, mudanças organizacionais não são repentinas, elas são processuais e requerem etapas a serem superadas. Destaque os elementos presentes nas etapas de mudança organizacional, explicando quais seriam suas possíveis consequências. Resposta: As etapas englobam elementos como o sentido de urgência; um comprometimento com a mudança através de um diagnóstico dos problemas organizacionais; a presença de pessoas influentes como aliadas deste processo, para que haja compartilhamento e comunicação daquilo que é observado. As consequências disso sobre as empresas consistem na geração de vitórias a curto prazo e na consolidação de ganhos, fortalecendo e motivando a cultura organizacional através de novas maneiras de atuar, alega Chiavenato (2011).
Questão 8 Mudanças organizacionais bem-sucedidas são capazes de estabelecer uma sucessão de outras mudanças vantajosas para todos, de modo que isso afete positivamente a cultura organizacional, fortalecendo-a. Em outros termos, isso se refere ao sucesso empresarial. Explique de que maneira o sucesso empresarial pode se tornar possível, destacando o que é preciso para isso. Resposta: Considerando que as gerações de vitórias a curto prazo e a consolidação de ganhos fazem com que a cultura organizacional, através de novas maneiras de atuar, sejam motivadas e fortalecidas, pode-se dizer que a relação entre o sucesso empresarial e o mapeamento ambiental se torna proporcional. Isto é, quanto maior a capacidade de um administrador analisar, discernir e explorar o ambiente (contexto externo), maiores são as possibilidades de sucesso empresarial.
Questão 9 Absorver, interpretar e conhecer as condições e variáveis externas à organização corresponde, ao mesmo tempo, a uma atribuição, uma competência e uma habilidade do administrador. Trata-se também do grande desafio de seu papel, pois, para executá-las, existem dificuldades. Explique quais são as principais dificuldades que podem atrapalhar o processo de apreensão do contexto pelo administrador. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), o ambiente é tão complexo que se torna impossível apreendê-lo em sua totalidade, exigindo que o administrador selecione e privilegie apenas uma parte do todo. Com isso, há um reducionismo que dificulta a percepção ambiental, pois a escolha de uma parte do todo traz o risco de influências subjetivas ao administrador. Assim, a percepção passa a ser seletiva. Quando esse processo está correto, há consonância na empresa, caso contrário, há dissonância, ou seja, grandes incoerências e distorções de informações.
Questão 10 A complexidade de variáveis que devem ser identificadas e conhecidas pelo administrador constitui umas das dificuldades de mapeamento organizacional, pois muitas vezes não há somente um contexto externo de uma empresa, e sim vários, como no caso daquelas que possuem muitas filiais. Nesse sentido, o que um administrador pode fazer para visualizar a dinâmica ambiental?Resposta: Limites ou fronteiras ambientais correspondem juntos a outra dificuldade do mapeamento ambiental. O administrador deve reconhecer a influência desses sobre as tarefas e deve reconhecer/visualizar o chamado cenário, ou seja, “estudos sobre o futuro, para se construir diferentes imagens e visões alternativas favoráveis ou desfavoráveis do ambiente futuro de negócios e suas interligações” (CHIAVENATO, 2011, p. 95).
TEMA 3
Questão 1 A inserção no mercado de trabalho na atualidade tem como ponto de partida um nível de exigência – no que diz respeito à qualificação profissional – cada vez mais alto. O desenvolvimento do mercado de trabalho e a competitividade cada vez mais acirrada entre empresas antigas – que buscam sobreviver – e as novas – que pretendem crescer – recaem tanto sobre os candidatos a uma vaga, quanto sobre aqueles que temem perder seus empregos. Para isso, uma saída muito considerada pela maioria das pessoas é voltar aos estudos, concluindo-os, ou então iniciar algum curso específico que seja capaz de agregar valor à sua qualificação, às suas competências e habilidades. Tarefa: Com base no parágrafo anterior, responda como é possível identificar, na realidade social e do mundo do trabalho atual, exigências profissionais cadavez mais elaboradas, as quais em décadas anteriores não eram consideradas relevantes para o exercício de um ofício em determinada categoria profissional. Resposta: Você pode responder, por exemplo, que, para inserção no mercado de trabalho, bastava o preenchimento de fichas e formulários. Ter o ensino fundamental e médio muitas vezes era suficiente para o trabalho administrativo. Havia menos empresas e menos concorrência. Um curso técnico em locais como SENAI, sem necessidade de atualização num curto espaço de tempo já era o suficiente e ensino superior não era exigência para cargos de nível médio ou operacionais. Conhecer outros idiomas era requisito somente para cargos específicos. Pós-graduação era efetivamente um diferencial, e não pré-requisito
Questão 2 O processo de transformação da natureza pelos seres humanos sempre foi mediado pela tecnologia, que, por sua vez, se desenvolveu e cresceu de maneira proporcional à organização da sociedade. No entanto, a tecnologia, nos primórdios, tinha outras finalidades além da transformação natureza. Essas finalidades diziam respeito a quê? Marque a alternativa com a resposta correta: a) Autopreservação, abrigo e alimentação. b) Desenvolvimento, organização e autopreservação. c) Transformação, desenvolvimento e organização. d) Autopreservação, alimentação e transformação. e) Transformação, desenvolvimento e evolução. 
Questão 3 Devido ao fato de a tecnologia abranger todo tipo de conhecimento técnico e ser empregada na produção e na comercialização de bens e serviços, ela adquire muitas faces, podendo ser de tipos diferentes. Sendo assim, leia e analise as afirmações descritas a seguir: I. A tecnologia física e concreta é baseada no uso de maquinários e equipamentos de forma intensiva, tal como na automação. II. A tecnologia de capital intensivo é baseada no uso de maquinários e equipamentos de forma intensiva, tal como na automação. III. A tecnologia de mão de obra intensiva é baseada no uso intensivo das habilidades manuais ou físicas das pessoas. IV. A tecnologia não incorporada é aquela contida nos bens de capital, como um carro ou um telefone celular que contém maté- rias-primas (metais específicos) em seus componentes. V. A tecnologia incorporada corresponde aos conhecimentos imateriais onde que profissionais portam em forma de habilidades mentais ou manuais. Marque a seguir a alternativa correta: a) As alternativas I, II e II são corretas. b) As alternativas II, III e V são incorretas. c) As alternativas I, IV e V são incorretas. d) As alternativas II, IV e V são corretas. e) As alternativas I, IV e V são corretas.
Questão 4 O mapeamento ambiental, que faz uma observação acurada do contexto organizacional, é uma ação que permite identificar e visualizar a correlação entre a tecnologia e o meio social, especialmente aquelas ligadas ao uso de tecnologias de capital intensivo ou de mão de obra intensiva. As variações no uso destas tecnologias pela sociedade estão relacionadas à qual elemento? Marque a alternativa correta: a) Uso de maquinários. b) Uso de habilidades manuais e físicas. c) Uso do capital. d) Desenvolvimento socioeconômico. e) Desenvolvimento social. 
Questão 5 O comportamento humano e o funcionamento do trabalho são influenciados pela tecnologia, pois indicam o tipo de formação profissional das pessoas e se elas serão incluídas ou não no mercado de trabalho. Nessa perspectiva há um imperativo tecnológico. O que este termo quer dizer? a) Que há alteração do fluxo de trabalho pela tecnologia. b) Que há imposição de condições tecnológicas que determinam a estrutura e o comportamento organizacional. c) Que há métodos e processos operacionais mediados por diversas tecnologias. d) Que a tecnologia deve ser administrada a fim de que as empresas sobrevivam. e) Que a tecnologia é um recurso passivo e estático à mercê da criatividade humana. 
Questão 6 A sobrevivência de uma empresa muitas vezes depende não somente de sua administração, mas também da maneira pela qual a tecnologia é administrada em sua estrutura no atendimento das exigências do meio externo. Nesse sentido, a tecnologia é uma área do conhecimento, com abordagem específica de acordo com a necessidade, tal como a abordagem sociotécnica. Explique sobre o que esta abordagem postula, elencando em sua resposta os elementos que a compõem no que se refere ao meio ambiente do processo empresarial.Resposta: Segundo Chiavenato (2011), a abordagem sociotécnica postula que as empresas estão num processo constante e cíclico de importação, conversão e exportação com o meio ambiente, visando atender às suas exigências. A importação se refere às informações e às matérias-primas que sofrem conversões quando são transformadas em produtos que, por sua vez, são exportados quando colocados à disposição em forma de resultados. 
Questão 7 Há diversas abordagens que permitem o conhecimento de uma empresa do ponto de vista técnico e científico. Do ponto de vista tecnológico a abordagem sociotécnica visa fornecer explicações que ampliam o conhecimento empresarial, contribuindo ainda mais para o sucesso, pois é capaz de influenciar a estrutura organizacional e a dinâmica do trabalho. Destaque em sua resposta quais são os elementos que estão subdivididos no sistema empresarial, explicando sucintamente as características de cada um deles. Resposta: A abordagem sociotécnica pressupõe que há 3 subsistemas nas empresas: o subsistema técnico, que abrange elementos como a tecnologia, o território e o tempo; o subsistema social, relacionado às pessoas e ao interrelacionamento pessoal no trabalho; o subsistema gerencial, que engloba a integração adequada entre os vários níveis organizacionais através do aparato administrativo (CHIAVENATO, 2011).
Questão 8 O dinamismo do contexto ambiental exige readequação, reajustamento e reconciliação de recursos numa empresa de maneira constante. Na atualidade isso se dá através da tecnologia bem administrada, que pode garantir a sobrevivência de uma empresa. Explique qual é o elemento fundamental que, através da tecnologia, ajusta a empresa ao ambiente externo indicando em sua resposta o que este elemento pressupõe. Resposta: A estratégia é fundamental nesse sentido e pressupõe movimento, mudança, ação, reação e proatividade através de manobras que visam ao alinhamento ao contexto que possui as mesmas características mutáveis. De modo específico, a estratégia empresarial consiste, segundo Chiavenato (2011, p. 113) na “mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo”
Questão 9 A maneira pela qual o contexto e o ambiente são interpretados está relacionada às competências e habilidades do profissional responsável e, diante disto, à escolha de uma tática adequada para o alcance de determinados objetivos. Explique qual objetivo este profissional busca, definindo o que ele desenvolve para isso, usando o conceito de acordo com a teoria.Resposta: De acordo com Chiavenato (2011), o profissional busca a vantagem competitiva, ou seja, a diferenciação perante a concorrência, por meio da oferta de algo que seja difícil de se reproduzir de modo fidedigno. Começa especialmente naquelas situações em que se desenvolvem planejamentos para alcançar determinados objetivos em certo tempo, orientando assim o comportamento da empresa nesse ínterim.
Questão 10 Devido ao fato de a concorrência estar cada vez mais elaborada e competitiva, adquirindo formatos defensivos, ofensivos, analíticos ou reativos de acordo com o ambiente, é indispensável a formulação de estratégias empresariais. Porém há uma grande variedade destas, no entanto no contexto empresarial existe uma fundamental. Destaque, dentre todas as possibilidade, a estratégia mais adequada ao contexto empresarial, definindo-a e justificando em sua resposta as razões desta escolhaResposta: Trata-se do planejamento estratégico, pois se desdobra em planos táticos (com objetivos departamentais) e em planos operacionais (visando a metas operacionais). Ele é um fator fundamental relacionadoà estratégia empresarial e consiste, segundo Chiavenato (2011, p. 119) na “determinação da futura postura da empresa, especialmente com relação aos seus produtos, mercados, tamanho, lucratividade, grau de inovação e sua relação com executivos, empregados e instituições externas”.
TEMA 4
Questão 1 A aquisição de bens materiais é fruto da realização de um sonho de consumo, comum nas sociedades capitalistas. Essas aquisições são capazes de aumentar o grau de satisfação de alguém perante a vida, tanto pessoalmente quanto socialmente, fazendo-as experimentar sentimentos positivos por conta disto. Comprar um imóvel, um carro, um eletrodoméstico, ter formação e inserção profissional são elementos que exigem certo tempo para aquisição; assim como disciplina, caso contrário, eles podem permanecer somente no nível do desejo da contemplação. Tarefa: Com base no parágrafo anterior, descreva como é possível alcançar o sucesso na aquisição de bens materiais e imateriais, explicando em sua resposta quais seriam as maneiras práticas, realistas e viáveis para a realização de projetos pessoais e profissionais, dentro de um contexto socioeconômico capitalista. Resposta: Você pode indicar, por exemplo, a falta de planejamento das pessoas relacionado às finanças. Poderia ainda citar os altos índices de endividamento das famílias, que impede o consumo, a falta de educação financeira, a dificuldade de visualizar os gastos, o desconhecimento de como fazer um planejamento: de vida e de carreira. Além disso, a impulsividade e o imediatismo no consumo, a necessidade de consumir supérfluos como compensação para problemas emocionais, a facilidade de acesso ao crédito e a mídia que incentiva o consumo associando diretamente bens materiais com valor pessoal.
Questão 2 O planejamento é uma ação necessária na vida e na carreira das pessoas, pois está relacionado às escolhas e ao sucesso em determinada área empreendida. O planejamento também é capaz de influenciar de que modo a vida das pessoas? Marque a seguir a alternativa com a resposta correta: a) Evitando atitudes pró-ativas e substituindo-as por atitudes reativas. b) Evitando o amadorismo e a improvisação na vida das pessoas. c) Estimulando as escolhas na vida das pessoas. d) Evitando atitudes reativas e substituindo-as por atitudes pró-ativas. e) Estimulando situações antecipatórias que envolvem melhores custos e esforços. 12 AGORAÉASUAVEZ
Questão 3 Planejamento está diretamente relacionado com a habilidade de manejo das incertezas. Nas organizações isso fica visível nas situações de tomada de decisões que muitas vezes são adiadas e até ignoradas. Este fenômeno pode ser identificado teoricamente pelo uso de qual expressão das indicadas a seguir? a) Técnica de absorção da incerteza. b) Extinção pelo instinto. c) Mapeamento ambiental. d) Ponderação. e) Paralisia de análise.
Questão 4 As organizações são sistemas abertos, numa relação constante de reciprocidade com o contexto. No caso das empresas, a lucratividade é um dos principais objetivos e um indicador de sucesso. Para isso há diferentes tipos de planejamento – estratégico, tático e operacional – que buscam ajudar uma empresa nesse processo. Escolha a seguir a alternativa que indique os principais elementos que tornam esses tipos de planejamentos diferentes entre si. a) Os níveis diferenciados da estrutura organizacional. b) O mercado e o contexto em que a empresa está inserida. c) Os fatores socioeconômicos. d) Os profissionais envolvidos na execução da tarefa. e) As teorias que os fundamentam. 13
Questão 5 No planejamento estratégico, o processo de tomada de decisões é um fator fundamental, cujos efeitos sobre a empresa englobam a totalidade. Sendo assim, planejamento estratégico e estratégia empresarial estão intimamente relacionados. A diferença entre ambos diz respeito a quais elementos? a) Aos efeitos holísticos. b) Aos objetivos. c) Aos efeitos sinergísticos. d) Aos procedimentos. e) As ações adotadas. 
Questão 6 O direcionamento para a eficácia com a apresentação de resultados é um indicador de excelência empresarial e constitui, junto da análise SWOT, noções sobre o planejamento estratégico. Sendo assim, identifique quais características principais ajudam a compor as peculiaridades do que é um planejamento estratégico, definindo-as sucintamente. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), as principais características do planejamento estratégico estão relacionadas às projeções a longo prazo, ao envolvimento do todo organizacional, às definições da cúpula organizacional e ao direcionamento para a eficácia.Aprojeção a longo prazo envolve a relação causa-efeito dos investimentos; o envolvimento da totalidade da empresa se refere ao enfoque sistêmico e holístico da organização, sendo integração e aglutinação suas palavras-chave; as definições da cúpula organizacional se referem aos cargos estratégicos que se situam nos níveis mais elevados da hierarquia, estabelecendo assim relações de subordinação e de poder.
Questão 7 A geração de riqueza de uma empresa apresentada pelos seus índices de lucratividade é um assunto controvertido na administra- ção de empresas e em seus planejamentos estratégicos que visam à eficácia. A questão do recebimento e do usufruto é abordada teoricamente nos modelos shareholder e stakeholder. Explique os pressupostos destes modelos, destacando em sua resposta a maneira pela qual a noção de responsabilidade é evidenciada em cada um deles. Resposta: Shareholders e stakeholders são os modelos referenciais naabordagem desta questão.Omodelosshareholder tem como premissa que a distribuição da riqueza deve ocorrer somente entre os proprietários e/ou acionistas. É um modelo de responsabilidade econômica. O modelo stakeholder pressupõe que a distribuição da riqueza deve ocorrer proporcionalmente entre todos aqueles envolvidos no processo da sua geração, de forma direta ou indireta. É um modelo de responsabilidade social (CHIAVENATO, 2011).
Questão 8 Quando ocorre o desdobramento do planejamento estratégico, este adquire a forma de planejamento tático, cuja atuação se dá no nível intermediário da estrutura organizacional. Suas características mudam e o processo decisório passa ao centro das aten- ções. Explique por quais razões isso acontece, definindo teoricamente em sua resposta quais as características desse planejamento e o que ocorre no processo decisório. Resposta: De acordo com Chiavenato (2011), as principais características do planejamento tático envolvem as projeções a médio prazo e o envolvimento dos departamentos da organização. Há coleta de dados que permitem a avaliação do planejamento. Assim, o processo decisório é fundamental e considerado mais relevante que as ações, pois estas são frutos de uma decisão anterior. Caso estas escolhas não tenham sido fundamentadas em termos de objetivos, sistema de valores (critérios estabelecidos), cursos/sequência de ação, análise do contexto e das consequências, o planejamento em questão fica seriamente comprometido.
Questão 9 Pelo fato de o planejamento tático operar no nível da estrutura organizacional que está subordinada ao topo da hierarquia, ele deve estar alinhado e integrado ao planejamento estratégico, assim como deve buscar levar aos departamentos as decisões do planejamento estratégico. Isso não ocorre sem a consideração da dimensão política, presente nas organizações. Explique o que se entende teoricamente por política, destacando em sua resposta de que maneira seus efeitos se apresentam na empresa. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), a política deve ser cuidadosamente considerada um guia para a ação. Consiste em uma definição de propósitos comuns de uma empresa que estabelece linhas de orientação e limites para a ação das pessoas responsáveis pela implementação dos planos. Por isso ela é capaz de delimitar a ação numa organização, assumindo aspectos explícitos ou implícitos nos níveis globais da empresa (externo), no administrativo (interno) e nos operacionais.
Questão 10 Quando ocorre o desdobramento do planejamento tático na organização,este assume a forma de planejamento operacional, executado em nível hierárquico subordinado aos departamentos. No que diz respeito à lógica de funcionamento e compreensão, o planejamento operacional necessita, para seu bom funcionamento, de características ambientais quase opostas às do planejamento estratégico. Explique qual é a lógica presente no planejamento operacional e as características que o fazem ser oposto ao planejamento estratégico.Resposta: O planejamento operacional atua num nível operacional, com alto grau de certeza e regularidade na execução das tarefas. Está inserido numa lógica de sistema fechado, com pouca autonomia, visando exclusivamente à otimização e à maximização de resultados. Pode ser composto de uma diversidade de ações, ligadas a métodos (procedimentos), tempo (determinados programas) e dinheiro (orçamentos) predeterminados, que são transformados em rotinas e visualizados nos fluxogramas (sequência do processo de trabalho) (CHIAVENATO, 2011).
TEMA5
Questão 1 No cotidiano do trabalho, problemas acontecem e sempre há pessoas com qualificação profissional atuando em níveis operacionais, capazes de fornecer soluções fundamentadas através de projetos. Porém, muitas vezes o conhecimento que a qualificação profissional proporciona não é suficiente para que um projeto seja implementado, já que este depende de aprovação de alguém de um nível hierárquico mais próximo ao estratégico numa organização. Tarefa: Com base no parágrafo anterior, indique as razões pelas quais um projeto adequado e coerente de alguém que atue num nível operacional não é aceito numa organização, mostrando em sua resposta quais seriam os elementos reais que se tornaram obstáculos em sua aprovação e implementação. Resposta: Você pode indicar, por exemplo, a questão do poder a que uma pessoa no nível operacional se submete, mostrando o respeito à hierarquia, conhecimento do organograma da empresa, conhecimento da estrutura organizacional e a dimensão política das relações interpessoais no trabalho.
Questão 2 A abordagem sistêmica é a mais alinhada ao contexto do século, instável, incerto e mutável. Nas empresas, este tipo de abordagem visa à eficácia no alcance de objetivos. Nesse sentido, o que tecnicamente significa esta abordagem? a) Integração do trabalho através dos departamentos e das equipes. b) Apreensão da empresa em sua totalidade. c) Integração do trabalho de maneira mais flexível e centralizada. d) Apreensão da empresa de maneira formal e tradicional. e) Integração do trabalho de forma mais rígida e descentralizada. 
Questão 3 As empresas são diferentes entre si no que diz respeito às suas metas, a seu tamanho e às características de seu contexto. Em razão desses motivos, elas precisam de ordenamento que, por sua vez, deve ser realizado de forma técnica e profissional. Qual é o elemento que tecnicamente é responsável por isso? a) A análise do contexto. b) A adequação no alcance de metas. c) A estratégia empresarial. d) O desenho organizacional. e) A estrutura organizacional.
Questão 4 Nas empresas, os recursos são distribuídos e aplicados de maneiras diferentes no desenho organizacional. Quando essa distribuição e essa aplicação ocorrem como mecanismo de operação, elas correspondem a qual aspecto da organização? a) Aos aspectos dinâmicos da organização. b) Aos aspectos estáticos da organização. c) Aos aspectos decisórios da organização. d) Aos aspectos departamentais da organização. e) Aos aspectos globais da organização. 13 
Questão 5 Os recursos organizacionais são diferentes entre si no que diz respeito às suas características e aplicabilidades. Eles podem ser recursos materiais, observáveis ou recursos imateriais invisíveis, tal como o capital intelectual, cujo impacto traz consequências às empresas. Este impacto, no contexto organizacional, é denominado de: a) Criatividade. b) Inovação. c) Mudanças. d) Eficácia. e) Enpowerment. 
Questão 6 O desenho organizacional deve estar de acordo com as variáveis do contexto ambiental, de modo que seja uma ferramenta eficiente e eficaz para o sucesso organizacional. Assim como o contexto é mutável, o desenho organizacional também pode ser, tendo que se diferenciar. Sendo assim, identifique quais tipos de diferenciação existem no desenho organizacional, explicando de modo sucinto as características deste em sua resposta. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), na diferenciação, o trabalho pode se dividir em nível vertical (diversos escalões de hierarquia) ou nível horizontal (desdobramento em departamentos), de acordo com a complexidade e a diversidade das atividades e tarefas desenvolvidas na organização. Quanto mais numerosas forem estas, maior é a diferenciação na empresa.
Questão 7 Quando o desenho organizacional é produzido e estabelecido numa organização, sua abrangência e seus impactos são delimitados, exigindo complementação. Assim, o desenho departamental surge com vistas a atender demandas mais específicas e intermediárias no ordenamento, na distribuição e na divisão do trabalho. Defina tecnicamente o desenho departamental, explicando em sua resposta as diferenças que este desenho apresenta em relação ao desenho organizacional, no que diz respeito à especialização do trabalho. Resposta: De acordo com Chiavenato (2011, p. 233) o desenho departamental “se refere ao nível intermediário e tem uma abordagem limitada às relações entre os objetivos e decisões estratégicas da empresa (nível institucional) e a realização das tarefas por meio da aplicação dos recursos disponíveis (nível operacional)”. Nas empresas maiores, a definição e o agrupamento de tarefas são fundamentais, diferentemente das empresas menores, onde isso é menos necessário em razão da pouca distinção/especialização do trabalho
Questão 8 O desenho departamental busca atender a uma demanda quando o desenho organizacional passa a ser considerado limitado em sua abrangência e em seu impacto numa organização. O desenho departamental é ao mesmo tempo uma característica e uma necessidade de organizações grandes, que exigem a adoção do princípio da homogeneidade. Explique por quais razões isso acontece, definindo teoricamente em sua resposta no que consiste esse princípio e suas características. Resposta: Adepartamentalização decorrente do desenho departamental segue o chamado princípio da homogeneidade, segundo o qual o conteúdo das diferentes atividades de uma unidade deve ser similar e agrupado em unidades maiores. É por isso que ela é uma característica das grandes empresas e pode ser dos seguintes tipos: funcional, por produtos e serviços, por base territorial, por clientela, por processo, por projeto e matricial (CHIAVENATO, 2011).
Questão 9 No desenho departamental, o princípio da homogeneidade é vital graças à departamentalização nas grandes empresas. Essa departamentalização pode ser de diversos tipos. No entanto existe um tipo dela específico, que busca atender às demandas em locais diferenciados. Explique qual tipo de departamentalização é esse, destacando em sua resposta de que maneira ele se dá numa empresa.Resposta: Segundo Chiavenato (2011), trata-se da departamentalização por base territorial, relacionada às empresas que têm grande extensão territorial e de mercado e que, por isso, são dispersas. Através do agrupamento de tarefas numa determinada área geográfica, a eficiência pode aumentar significativamente
Questão 10 Numa organização, o trabalho, as tarefas, as distribuições e as divisões destes devem ser modificados sempre que necessário, visando acompanhar o contexto ambiental. Isso se torna um fator de sobrevivência das organizações, nas quais os desenhos organizacional e departamental através de seus objetivos e características são as ferramentas mais adequadas para evitar prejuízos que uma estagnação empresarial pode causar. Explique qual é a ferramenta que, associada ao desenho organizacional e ao departamental, é capaz de promover adequações à conjuntura através da redefinição de processos, definindo-a de acordo com a teoria.Resposta: De acordo com Chiavenato(2011, p. 246), a reengenharia de processos é a ferramenta. Reengenharia consiste na “reestruturação radical dos processos empresariais para alcançar drásticas melhorias no desempenho, qualidade, custos velocidade e atendimento”. Nesse sentido, a reengenharia é algo fundamental nas empresas, pois é capaz de redefinir processos em tempos de instabilidades, incertezas, adversidades e imprevistos no contexto ambiental.
TEMA 6
Questão 1 As relações no ambiente de trabalho são tão importantes para as pessoas quanto as condições físicas do lugar onde se desenvolvem as atividades profissionais. Muitas vezes no trabalho ocorrem conflitos que podem se tornar rotineiros caso não haja intervenção de alguém capaz de conciliar interesses e melhorar o clima do dia a dia do trabalho, podendo desmotivar as pessoas neste contexto ou até adoecê-las. Tarefa: Com base no parágrafo anterior, apresente as principais razões de conflito no ambiente de trabalho, explicando qual seria o impacto disso sobre uma organização e as maneiras pelas quais alguém responsável possa intervir.Resposta: Você pode indicar, por exemplo, que conflitos surgem por razões concretas (atribuição desigual de trabalho) e por razões subjetivas (antipatias), fazendo com que as empresas sofram com o clima organizacional negativo. Para evitar prejuízos causados por processos de assédio moral e trabalhistas em geral, é necessário haver intervenção de um líder justo e competente, exercendo sua autoridade ou seu poder.
Questão 2 A administração de empresas requer do administrador um papel de estrategista, com vistas à adequação do negócio não só ao contexto externo, mas também ao interno, que é tão complexo quanto o outro. A noção de cultura organizacional é capaz de ajudar um profissional com esse objetivo porque fornece qual tipo de compreensão? a) A do funcionamento explícito organizacional. b) A do conjunto de hábitos e crenças compartilhados. c) A do funcionamento do clima organizacional. d) A do conjunto de estratégias implementadas. e) A do funcionamento interno das organizações. 
Questão 3 A liderança nas organizações é fundamental, pois é através dela que as percepções das pessoas podem se modificar com relação ao trabalho, favorecendo assim o alcance de determinados objetivos. Que elemento está presente na liderança e promove estas ações? a) Influência. b) Direção. c) Poder. d) Coesão. e) Proteção.
Questão 4 De acordo com o clima organizacional numa empresa, o estilo de liderança pode variar radicalmente. Quando o clima organizacional satisfaz as necessidades dos integrantes de uma organização, pode-se afirmar que ele é de qual tipo? a) Insatisfaciente. b) Satisfaciente. c) Higiênico. d) Positivo e) Negativo. 
Questão 5 Compreender a motivação humana é difícil, pois ela é complexa em virtude da multideterminação das pessoas; estas são a somatória de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Por esta razão, também a motivação não é pronta e acabada, pois depende de um elemento fundamental para sua composição. De qual elemento se trata? a) Do ciclo motivacional. b) Das necessidades. c) Das resoluções. d) Do condicionamento. e) Do ambiente. 
Questão 6 A compreensão da cultura organizacional está diretamente relacionada à apreensão daquilo que está oculto e implícito nas organizações. No entanto as pessoas usam essas informações para o manejo das variáveis que se desdobram em crenças de níveis diferenciados. Sendo assim, identifique quais tipos de níveis são estes, explicando as características de cada um de modo sucinto. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), esses fatores podem se desdobrar em mitos, crenças, pressuposições e comportamentos do cotidiano organizacional que se apresentam em níveis diferenciados: na forma de artefatos (se apresentam de modo visual e auditivo), na forma de valores compartilhados (valores que motivam e justificam as ações das pessoas) e na forma de pressuposições básicas (crenças inconscientes e sentimentos que os integrantes da organização compartilham).
Questão 7 Com o objetivo de se adequar ao contexto externo, as organizações promovem mudanças em sua cultura substituindo o modelo de obediência por outro mais participativo e compromissado. Para que isso seja feito, é necessária a alteração do trabalho. Defina tecnicamente o que deve ser alterado, apresentando em sua resposta a definição técnica do conceito em questão. Resposta: De acordo com Chiavenato (2011, p. 253), trata-se da modelagem do trabalho, ou seja, o “modo como o trabalho operacional deverá ser atribuído às pessoas e realizado em cada unidade organizacional”.
Questão 8 Numa organização, as necessidades dos integrantes podem ser satisfeitas ou não, influenciando por essa razão o clima organizacional que, por sua vez, tem uma relação direta com a motivação das pessoas no exercício profissional. Explique por quais razões isso acontece, definindo teoricamente em sua resposta no que consiste o clima organizacional.Resposta: Ocorreemvirtudedamotivação,quenãopodeserofertadadeformaprontaeacabada,jáqueémultideterminada. De acordo com Chiavenato (2011, p. 306), clima organizacional “é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia seu comportamento”; e por esse motivo tem relação direta com a motivação.
Questão 9 A motivação que as pessoas apresentam na execução de suas tarefas na organização é fruto de mudanças constantes da sua percepção do trabalho e do clima organizacional. Essa é uma das maiores demonstrações e consequências que se podem observar em uma ação de liderança. Explique quais são os tipos de liderança existentes, destacando em sua resposta a principal característica de cada uma deles. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), há tipos variados de liderança, tais como a autocrática (centralizada na figura do líder); a democrática (a comunicação entre o líder e os demais é franca e aberta); a liberal/laissez-faire (a participação do líder é limitada ou inexistente).
Questão 10 A motivação humana é resultante de impulsos internos e externos para a ação, que geram determinados comportamentos, sendo, por essa razão, fundamental a sua prevalência nos integrantes de uma organização. Há diferentes modos de entender a motiva- ção. Nesse sentido, explique quais são as principais teorias motivacionais, destacando em suas resposta as principais características de cada uma delas.Resposta: De acordo com Chiavenato (2011), as teorias motivacionais buscam apreender a motivação de perspectivas diferenciadas.HáateoriadamotivaçãodeMaslowquepropõeaexistênciadeumahierarquia(piramidal)dasnecessidades; há a teoria dos dois fatores de Herzberg, que tem como premissa a existência de elementos motivacionais extrínsecos/ higiênicos (insatisfacientes) e intrínsecos (satisfacientes). Há também a abordagem contingencial da motivação humana que, postulada por Vroom, reconhece os fatores motivacionais propostos por Maslow e por Herzberg, enfatizando a questão da produtividade; e há ainda a teoria da expectância de Lawler, na qual há ênfase no dinheiro como item motivador, capaz de melhorar o desempenho das pessoas.
TEMA 7
Questão 1 O mercado de trabalho tem características competitivas, em relação às quais as pessoas envolvidas diretamente na atuação profissional numa empresa se sentem impelidas – de forma implícita ou explícita – a cada vez mais se qualificarem para se manter em seus postos de trabalho. Essa “pressão” pode aparecer por meio de um feedback numa conversa ou então dos resultados obtidos numa avaliação institucional, capazes de apontar pontos fracos no desempenho das pessoas. Tarefa: Com base no parágrafo anterior, indique quais são as maneiras mais eficazes de fornecer feedback a um colaborador numa organização, de modo que ele seja positivamente capaz de promover alterações no desempenho profissional e na qualidade dos seus serviços executados. Resposta: Você pode citar como resposta, por exemplo, o feedback vindo de alguém confiável, competente e imparcial na empresa,durante uma conversa particular. Feedback este executado na forma de “crítica construtiva”, sem exposição aos demais colaboradores, com indicadores objetivos numa avaliação institucional de desempenho, com influência e reconhecimento das condições de trabalho sobre o desempenho por parte do empregador ou gestor.
Questão 2 controle é uma ação fundamental na organização, pois é capaz de medir e avaliar impactos de outros processos que ocorrem no funcionamento de uma empresa, complementando-os. A quais processos o controle é capaz de agregar valor estando diretamente ligados? a) Aos processos administrativos como a execução de tarefas e o planejamento. b) Aos processos estratégicos como a direção e o planejamento. c) Aos processos organizacionais como a administração e a direção. d) Aos processos administrativos como a direção e o planejamento. e) Aos processos administrativos como o controle e a direção. 
Questão 3 Objetivamente, o controle na ação empresarial está relacionado à verificação das tarefas conforme um planejamento anterior. Porém, essa noção passou por uma evolução histórica, por eras. De que intervalo de tempo se trata? a) Era da revolução para era industrial. b) Era industrial para era da informação. c) Era da informação para era industrial d) Era industrial para era da revolução. e) Era da informação para era da automação. 
Questão 4 Há uma área da administração de empresas que é muito importante por conter um conjunto de regras por meio das quais as empresas deveriam ser administradas e controladas. Essa afirmação corresponde a qual conceito? a) Ao de governança administrativa. b) Ao de controle estratégico. c) Ao de governança corporativa. d) Ao de gestão participativa. e) Ao de controle da ação empresarial. 
Questão 5 A ação empresarial necessita do controle para assegurar desempenhos e medidas que sejam capazes de corrigir e prever imprevistos. Porém, o controle não é algo pronto e acabado, ele também se constitui como um processo. É, portanto, correto afirmar que o controle é: a) Um processo regulador. b) Um processo coercitivo. c) Um processo administrativo. d) Um processo controlador. e) Um processo padronizador. 
Questão 6 Nas organizações o controle é visto ao mesmo tempo de forma negativa e positiva em razão de suas várias aplicações, como comparar padrões, conferir ou cercear. Nesse sentido, o controle tem funções diferenciadas. Explique as diferentes funções do controle numa organização, descrevendo em sua resposta aquilo a que cada um deles se refere.Resposta: Segundo Chiavenato (2011), o termo controle pode ser considerado uma função administrativa (planejamento e organização), um sistema automático de regulação (controle para detectar e corrigir erros automaticamente), e função restritiva e coercitiva (manutenção dos membros de uma organização dentro de padrões desejados evitando desvios).
Questão 7 A noção de controle está diretamente relacionada à estrutura organizacional, ou seja, ele pode ser estratégico, tático ou operacional. No que diz respeito à cúpula de uma organização, explique qual seria o tipo de controle adequado ao seu tipo de trabalho numa organização, definindo-o de acordo com a teoria. Resposta: Em razão de o controle estratégico ser macro-orientado e, por isso, genérico, cabe à cúpula organizacional empreendê-lo. O controle estratégico tem suas ações alinhadas ao planejamento estratégico institucional, ou seja, é, segundo Chiavenato (2011, p. 337), “tratado no nível institucional da empresa e se refere aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade”, tendo como principais características o nível de decisão (institucional), a dimensão do tempo (a longo prazo) e a abrangência (genérico).
Questão 8 Numa organização, a departamentalização é essencial, especialmente nas médias e grandes empresas. O controle num ambiente assim se torna tático, no qual as ações são fragmentadas/subdividas para que sejam executadas. Explique quais são as subdivisões do controle tático que estão a serviço da detecção, da localização de falhas e dos desvios nas atividades. Resposta: Os padrões táticos se subdividem em padrões de quantidade (numero de empregados, volume de vendas e da produção), padrões e qualidade (foco na qualidade da produção e no funcionamento de equipamentos), padrões de tempo (tempos-padrão das pessoas na empresa, no ciclo operacional e financeiro) e padrões de custo (custos diretos e indiretos da produção, relações de custo-benefício) (CHIAVENATO, 2011).
Questão 9 O controle operacional numa organização está voltado para atividades a curto prazo, imediatistas, e por isso, baseadas no cotidiano e nas ações corretivas, sendo relacionado com a cibernética pelos autores. Explique o que os autores afirmam sobre o caráter cibernético do controle operacional, definindo-o. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), o controle operacional adquire um caráter cibernético, no sentido de ser um processo universal, presente em todas as áreas do conhecimento humano. O caráter cibernético diz respeito ao controle que existe em todos os sistemas vivos e mecânicos, assim como na verificação dos meios (se são seguidos) e fins (se são alcançados).
Questão 10 Numa organização, as atividades realizadas pelo pessoal não administrativo, que estejam no nível das operações, necessitam de um tipo de controle que também seja operacional. De acordo com a teoria, defina tecnicamente o que é controle operacional, explicando em sua resposta seus principais tipos.Resposta: De acordo com Chiavenato (2011, p. 363) o controle operacional consiste num “subsistema de controle realizado no nível de execução das operações”. Nesse sentido, os principais tipos de controle operacional são: a produção em linha de montagem, o controle de estoques, a programação just-in-time, os quadros de produtividade, a automação e o controle de qualidade.
TEMA 8
Questão 1 Nas grandes empresas é comum a organização de eventos anuais e regulares, que buscam promover ações de cidadania tais como um dia para regularização de documentos, exames de saúde preventivos e doação de mantimentos e brinquedos para organizações não governamentais (ONGs). Essas ações buscam promover o bem-estar social da comunidade em que a empresa está inserida, como uma maneira indireta de atender a interesses e usufruir da riqueza gerada por ambas as partes também de maneira indireta, incluindo a participação dos colaboradores. Tarefa: Com base no parágrafo anterior, indique quais são as maneiras viáveis e possíveis de promoção da Responsabilidade Social numa empresa de pequeno porte, que não dispõe de tantos recursos materiais e financeiros, ou seja, na qual a geração de riqueza muitas vezes é tão limitada que não é possível arcar com custos maiores do que aqueles relacionados à sua subsistência e à sua manutenção.Resposta: Você pode indicar as seguintes ações: i) doações anuais de parte de alguns de seus bens e serviços para alguma instituição filantrópica; o que renderia descontos do Imposto de Renda; ii) busca de geração de emprego e consequentemente de renda, contratando moradores da comunidade em que a empresa está inserida; iii) disponibilização eventual de seu espaço físico para atividades comunitárias; iv) promoção ou participação de palestras temáticas, disponibilizando colaboradores para contribuir.
Questão 2 A presença de recursos materiais e humanos numa organização necessita de agrupamento com vistas à produção de resultados cada vez melhores nas organizações. Nesse sentido, é necessário que haja qual ação por parte da organização? Marque a alternativa com a resposta correta: a) Planejamento tático. b) Administração de empresa. c) Governança corporativa. d) Responsabilidade Social empresarial. e) Administração competente.
Questão 3 A noção de competência está diretamente ligada ao “saber fazer” organizacional, que são seus diferenciais para o alcance de metas. No que este “saber fazer” pode se transformar nas organizações? a) Em vantagem competitiva. b) Em competências. c) Em administração competente.d) Em geração de emprego e renda. e) Em saberes e conhecimentos.
Questão 4 O processo de geração de riqueza numa empresa ocorre através da execução de atividades e tarefas, ou seja, do trabalho de todos. Na sua busca incessante por inovação, qual é o conceito que a administração moderna não pode deixar de considerar, pois é central e a levará ao sucesso? a) O de governança corporativa. b) O de competências. c) O de valor. d) O de cascata de competências. e) O de redes de valor. 
Questão 5 As ações da organização e seus impactos sobre o contexto externo podem ser observados por um documento denominado balanço social. Esse documento torna uma empresa cada vez mais ética e socialmente comprometida, pois privilegia qual(is) elemento(s) da sua composição? a) Os dirigentes. b) Os stakeholders. c) A comunidade. d) Os investidores. e) Os colaboradores. 
Questão 6 A noção do “saber fazer” numa organização está diretamente ligada ao conceito de competência, buscando extrair o máximo de seus recursos com o mínimo de custos e esforços. Nesse sentido defina “competências” tecnicamente, explicando em sua resposta por que seu significado não é único. Resposta: As competências consistem, segundo Chiavenato (2011, p. 383) em “repertórios de comportamento que algumas pessoas ou empresas dominam melhor que outras”. O conceito de competência não é único, porém todas as suas acepções convergem para a noção de que se trata de um conjunto de saberes e conhecimentos que são disponibilizados para o alcance de metas.
Questão 7 Numa organização é necessário que haja uma administração das competências, organizando-as e hierarquizando-as em forma de cascata, o que facilita e otimiza o processo de alcance de metas. Explique do que se trata a cascata de competências, citando e explicando de modo sucinto seus componentes de acordo com a teoria. Resposta: Acascata de competências organizacionais corresponde a uma hierarquização destas. No topo dessa cascata se encontram as competências essenciais (reconhecimento da excelência e diferencial observável), passando para as funcionais (funcionamento integrado dos departamentos das empresas), gerenciais (“saber fazer” gerencial) e por fim chegando às competências pessoais (talento humano); como alega Chiavenato (2011).
Questão 8 O principal objetivo de uma organização lucrativa (empresa) é a geração de riqueza. Para isso, ela busca sempre inovar, se tornar competitiva, tendo sobre o conceito de valor uma atenção especial. Defina este conceito, apresentando em sua resposta as variáveis que ele adquire. Resposta: Oconceito de valortem vários significados: filosóficos (caráter desejado ou estimado); psicológicos (apreciação subjetiva das preferências das pessoas) e econômicos (apreciação de um bem baseado em sua utilidade e possibilidade de troca lucrativa) (CHIAVENATO, 2011)
Questão 9 O contexto globalizado e desigual do século XXI é tão complexo que as empresas são desafiadas a alinhar seus interesses aos interesses dos públicos envolvidos em suas ações, a fim de que possam atender às exigências e características do mercado e sobreviver no tempo. Tecnicamente há duas abordagens (pontos de vista) para compreensão e reflexão da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Explique quais são esses pontos de vistas, apresentando em sua resposta as principais características de cada um. Resposta: Segundo Chiavenato (2011), existem os pontos de vista clássico e socioeconômico que funcionam como estratégias de Responsabilidade Social. No ponto de vista clássico, o foco está na máxima lucratividade da empresa, sendo a geração de rendimentos pertencente unicamente aos investidores. No ponto de vista socioeconômico, o foco está no bem-estar social da comunidade em que a lucratividade da empresa é considerada a longo prazo.
Questão 10 Na atualidade, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) engloba todas as ações da organização e seus impactos sobre o contexto externo. A RSE suscita a preocupação com o bem-estar de todos da empresa, do ambiente e da comunidade em que ela está inserida. Com isso, investimentos sociais são feitos em áreas distintas da organização. Quais áreas são estas e quais são suas características?Resposta: De acordo com Chiavenato (2011), são elas: área funcional e econômica (com a produção de bens e serviços), área de qualidade de vida (melhora da qualidade geral de vida na sociedade), área de investimentos sociais (investimentos de recursos financeiros e humanos na resolução de problemas sociais) e área de solução de problemas (estudos e planejamentos a longo prazo para enfrentamento de problemas sociais).

Continue navegando