Buscar

prova 2 mercado de capitais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	Os investimentos são diversificados nas bolsas de valores para aplicações, nas quais as instituições e as sociedades corretoras são autorizadas a efetuarem as operações. No entanto, atualmente, as financeiras, ao receberem a letra de câmbio, atuam como fomento mercantil (securitizadora). Letra de câmbio é o título de crédito pelo qual o sacador (emitente) dá ao sacado (aceitante) ordem de pagar ao tomador (beneficiário investidor) determinada quantia, no tempo e no lugar fixados na cambial. Na letra de câmbio, o emitente é devedor, a instituição financeira é a aceitante e o beneficiário é a pessoa física ou jurídica investidora, adquirente da letra de câmbio (COSIF, s.d.). Quanto ao procedimento da emissão, venda e resgate de letras de câmbio, sobre as funções de responsabilidades das financeiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   f ) As financeiras dos títulos de créditos têm a função de negociar os títulos de crédito em moeda estrangeira por reais.
(   v ) Intermedeia a negociação entre quem tem disponibilidade de recursos e quem precisa de recursos.
( f   ) Tem como responsabilidade definir os prazos e as taxas. 
(   v ) São avalistas quanto ao pagamento do financiamento, independente se o pagamento for no vencimento ou não.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: COSIF. Letra de Câmbio. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2015.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	A retração da economia em 2015 reflete retrações em praticamente todos os setores da economia, com destaque para Formação Bruta de Capital Fixo (investimento em bens de capital), com queda de 14,1%. Os dados divulgados hoje indicam também quedas significativas na Indústria (6,2% ) e nos serviços (2,7%). O único setor avaliado que registrou crescimento no período foi o agropecuário, com crescimento de 1,8%. Ao contrário das exportações de bens e serviços que cresceram 6,1% em 2015, as importações de bens e serviços fecharam com retração de 14,3%. Com o PIB de R$ 5,9 trilhões em valores correntes, o PIB per capita do país fechou em R$ 28,876 mil, o que representa queda de 4,6% sobre 2014. Sobre o Produto Interno Bruto, analise as sentenças a seguir:
I- O Produto Interno Bruto refere-se a tudo aquilo que foi produzido de riqueza em um país. Todas as vezes que uma empresa produz um bem, ou vende uma mercadoria, conta no PIB.
II- Uma das formas do governo contabilizar o Produto Interno Bruto é pelo nível de produção interno de mercadorias.
III- No cálculo do Produto Interno Bruto, o governo soma todas as vendas das empresas a partir da emissão das Notas Fiscais, além de uma estimativa das vendas realizadas sem Nota Fiscal.
IV- O governo pode contabilizar o volume do Produto Interno Bruto por meio do consumo agregado da população de um país.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARTA CAPITAL. PIB fecha 2015 com queda de 3,8%. 2016. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2017.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Todos os bancos comerciais dispõem para os seus correntistas diversas linhas de crédito e financiamentos. Para empreendedores e empresas que pretendem financiar equipamentos, projetos para realizações de investimentos, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país, temos o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), que atende a qualquer tipo de empresa firmada no país. Estes recursos adquiridos pelas empresas são investidos na comercialização de máquinas, novos equipamentos e para aumentar as exportações de nosso país. Sobre as principais características desta linha de crédito, analise as afirmativas a seguir:  
I- Prazo de carência estendido entre seis meses ou até um ano para efetuar o primeiro pagamento do empréstimo.
II- Os empréstimos são prolongados até no máximo vinte anos, e o prazo de carência para pagamento da primeira parcela é de três meses.
III- Os financiamentos são de longo prazo, estendendo-se de quinze até trinta anos.
IV- As empresas beneficiadas pelo empréstimo do BNDES possuem um vínculo de dez anos com o compromisso de desenvolver o país num determinado setor.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	O mercado financeiro é um ambiente virtual no qual vários agentes interagem de forma segmentada, cada um com sua função específica. De acordo com Ramos, Koerich e Santos (2011, p. 51), "o sistema financeiro nacional é o conjunto de instituições (agentes intermediários) que propiciam condições para que os recursos dos poupadores (agentes superavitários) sejam transferidos para os investidores (agentes deficitários), ou seja, constitui-se no elo entre poupança e investimento". Sobre a função desses agentes, analise as seguintes sentenças:
I- O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – é uma instituição financeira, sendo o principal agente de financiamento imobiliário, concede também empréstimos.
II- Os Bancos Múltiplos são instituições financeiras que atuam em diversas atividades financeiras.
III- As Sociedades Corretoras fazem parte das instituições auxiliares com a função de intermediar a compra e a venda de títulos mobiliários a seus clientes.
IV- As sociedades de Arrendamento Mercantil realizam operações de leasing, que são equiparadas ao contrato de locação de bens, que, no término deste contrato, o arrendatário optará na renovação contratual,  ou devolver o bem arrendado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAMOS, Iury B.; KOERICH, Norbert A., SANTOS, Paulo R. O. Mercado de capitais. Indaial. Uniasselvi, 2011.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	O Governo Federal possui diversos órgãos que compõem o sistema governamental, criados em épocas diferenciadas, conforme as necessidades, cada um com suas responsabilidades. Um dos órgãos criados há mais de cinquenta décadas é responsável pela estabilidade da moeda, desenvolvimento econômico e social do país, supervisiona as políticas de crédito, fiscal, orçamentária, monetária e da dívida pública. Regulamenta também as operações de crédito das instituições financeiras, como outras operações, é responsável por consolidar diretrizes monetária, fiscais e cambiais do país e diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional, sendo ele o órgão de poder máximo. Como é chamado este órgão?
	 a)
	Conselho Monetário Nacional.
	 b)
	Sistema Financeiro Nacional.
	 c)
	Conselho Orçamentário Nacional.
	 d)
	Banco Central.
	6.
	As entidades responsáveis pelas normatizações e pela realização das operações de emissões de moeda são as autoridades monetárias, sendo responsáveis por diversas funções e que têm o papel de órgão regulador. De acordo com Ramos, Koerich e Santos (2011, p. 53), "a função do Conselho Monetário Nacional é determinar as diretrizes gerais para o bom funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. É um órgão de planejamento, e não de execução". Ao Conselho Monetário Nacional, além de ser responsável por atribuições básicas, compete as atribuições específicas. Sobre as atribuições específicas, analise as sentenças a seguir:
I- Regimentar as operações de redesconto de liquidez; definir os encargos do recolhimento compulsório das instituições financeiras.
II- Estabilizar a inflação, a dívida pública interna e externa e orçamentária; autorizar os orçamentos monetários proporcionados pelo BancoCentral.
III- Estabelecer o recolhimento dos compulsórios dos bancos comercias; controlar os meios de pagamento e fiscalizar as instituições financeiras.
IV- Consolidar diretrizes e regras da política cambial; aprovar a emissão de papel moeda.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RAMOS, Iury B.; KOERICH, Norbert A., SANTOS, Paulo R. O. Mercado de capitais. Indaial. Uniasselvi, 2011.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Para equilibrar o sistema financeiro, são emitidos títulos por instituições financeiras, com a função de transferir recursos de uma instituição para outra. Quem tem dinheiro sobrando, empresta para quem está em falta, uma grande parte destas transações são geralmente feitas durante um dia, garantindo, assim, a flutuação da taxa no mercado, mantendo a liquidez do sistema. Quando grandes empresas aplicam seus recursos nas instituições financeiras, elas, na maioria das vezes, negociam as taxas de juros com referências no “custo do dinheiro” usado pelos bancos entre si. Esta taxa exigida pelas empresas em suas aplicações serve para evitar a flutuação nas taxas de mercado e da moeda. Qual é o nome dado para esta operação?
	 a)
	Sistema Especial de Liquidação e Custódia – SELIC.
	 b)
	Crédito direto ao Consumidor – CDC.
	 c)
	Câmara e Custódia de Liquidação - CETIP.
	 d)
	Certificado de Depósitos Interbancário – CDI.
	8.
	Os Acordos de Basileia são um conjunto de acordos bancários firmados entre vários bancos centrais de todo o mundo para prevenir o risco de crédito, criando exigências mínimas de reserva de capital. São organizados e publicados pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia (BCBS). Os acordos são coordenados no Banco de Compensações Internacional (BIS) na cidade de Basileia, Suíça, que é uma organização que reúne bancos centrais de vários países. Sobre os Acordos da Basileia, analise as sentenças a seguir:
I- O terceiro acordo da Basileia foi publicado no início dos anos 2000, procurando criar um padrão internacional para a regulação bancária.
II- Os acordos de Basileia foram criados para proteger tanto os bancos quanto seus clientes do risco de quebra econômica. Trata-se de uma série de recomendações para regulamentações no setor bancário.
III- O acordos da Basileia foram instituídos no momento da crise financeira de 2008, que enfraqueceu a economia global, evidenciando as deficiências do sistema financeiro.
IV- O primeiro acordo - Basileia I - firmado ao final da década de 1980, teve por justificativa principal para sua criação o risco relacionado ao crédito e aos ativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	O mercado financeiro está diversificado nas linhas de empréstimos, financiamentos e de crédito, que são intermediados pelas instituições financeiras. Com o objetivo de promover as empresas para o desenvolvimento do país, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) oferece outras linhas de crédito provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento. Um dos seus produtos é o FINAME, que está destinado para aquisição de maquinários, veículos de carga, equipamentos. Para a liberação do financiamentos, existem alguns alicerces do FINAME. Sobre esses alicerces, analise as afirmativas a seguir:
I- O prazo de carência é de até seis meses para pagamento da primeira parcela e estendido até sessenta meses.
II- Na aquisição do bem, o financiamento é até setenta por cento deste bem, destinando-se para pessoas físicas com programação agrícola e pessoas jurídicas para qualquer tipo de programa.
III- Financiamentos destinados aos programas industriais e agrícolas para aquisições de maquinários, equipamentos, veículos incluindo os de carga rodoviária com carência de um ano e parcelado até quinze anos destinados as pessoas jurídicas (empresas).
IV- A garantia do financiamento é o próprio bem financiado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV esta corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV esta corretas.

Continue navegando