Buscar

Seminário Nutracêuticos (claudio henrique10)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nomes: 
Claudio Henrique – 201502281562
Emanoele Klaus – 201202193587
Rapael – 
Roselaine Lima – 201202350232
Thassia Gomes – 201201090253
Valdith Barros – 
Nutracêuticos
	Muitos tem falado sobre nutracêuticos, mas o que realmente são?
Nutra= nutrientes
 Cêutico= farmacêutico
O termo nutracêutico, como questionado, vem sendo utilizados por alguns cientistas no sentido de mostrar o alimento com ação de medicamento.
Segundo a literatura, nutracêutico são definidos como composto bioativos apresentados na forma farmacêutica, como em cápsulas, comprimidos, tabletes etc.
“O Nutracêutico é um alimento ou parte de um alimento que proporciona benefícios médicos e de saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento da doença. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e dietas até os produtos beneficamente projetados, produtos herbais e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas. Vários nutracêuticos podem ser produzidos através de métodos fermentativos com o uso de microrganismos considerados como GRAS (Generally Recognized as Safe). Os nutracêuticos podem ser classificados como fibras dietéticas, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, peptídeos, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas antioxidantes e outros antioxidantes (glutationa, selênio)”. 
Como citado pelo filósofo grego Hipócrates:
“Que o alimento seja o seu medicamento e o medicamento seja o seu alimento”.
Historicamente, a utilização de alimentos com finalidades de redução do risco de doenças teve início no Japão, na decáda de 1980. Criaram a categoria de alimentos denominada FOSHU ( Foods for Specified Health Use). A definição proposta para essa categoria foi: Alimentos projetados e processados para suprir funções relacionadas aos mecanismos de defesa do organismo, controle do ritmo corporal e prevenção e recuperação de doenças.
No Brasil, a ANVISA (Agência nacional de Vigilância Sanitária), como o objetivo de definir a regulamentar esta classe de alimentos, constituiu uma Comissão de Assessoramento Técnico Científico em Alimentos Funcionais e novos Alimentos (CTCAF). A definição de alimentos funcionais e novos alimentos proposta por este grupo foi: 
Alimentos Funcionais X Nutracêuticos
	O alvo dos nutracêuticos é significativamente diferente dos alimentos funcionais.
	 Enquanto que a prevenção e o tratamento de doenças são relevantes aos nutracêuticos, apenas a redução do risco da doença estão relacionadas com os alimentos funcionais; 
	 Enquanto que os nutracêuticos incluem suplementos dietéticos e outros tipos de alimentos, os alimentos funcionais devem estar na forma de um alimento comum.
Alimentos Funcionais X Nutracêuticos
	Os alimentos funcionais são alimentos que contem nutrientes bioativos, que além de nutrir o corpo, exercem uma função fisiológica no organismo.
	Os alimentos funcionais ocorrem na natureza em quanto os nutracêuticos são obtidos a partir de um alimento funcional.
Sabendo que os alimentos funcionais são compostos por nutrientes biativos, que são substancias presentes em verduras, legumes e frutas que favorecem a nossa saúde e contribuem para o bom funcionamento dos órgãos ou até no combate de doenças , e que os nutracêuticos são derivados desses compostos biativos. 
Um dos exemplos de CB que são muito usados:
Uva - resveratrol
Para diminuir colesterol e triglicerídeos
Cogumelo branco – champex
Supressor do mau hálito, odores corporais, diminui o crescimento de h. pylori entre outros
Amora – miura
E utilizada na menopausa, melhora o funcionamento dos rins e do fígado entre outros
Classes de compostos funcionais e Nutracêuticos
Probióticos e Prebióticos
Os microrganismos vivos são probióticos que podem ser agregrados como suplementos na dieta, afetando de forma benéfica o desenvolvimento da flora microbiana no intestino. São conhecidas também como bioterapêuticas, bioprotetores e bioprofiláticos e são utilizados para prevenis as infecções entéricas e gastrointestinais (Reig & Anesto, 2002). 
No intestino adulto saudável, a microflora predominantes se compõe de microrganismo promotores da saúde na maioria pertencente aos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium. Os Lactobaccillus geralmwnte citados como probióticos são L. casei, L. acidophilus , L. delbrenckii subsp. Bulgaricus, L. brevis, L.cellibiosus , L. lactis, L. fermentum, L.planturum e L. reuteri as espécies de Bifidobacteria com atividade probióticas. São:
B. bifidum, B. longum, B> infantis, B. adolescentis , B. Themo philum e B. animalis (Kaloutzopoulos, 1997)
Segundo Holzapfel & Schillinger (2002), outras bactérias ácido- láticas com propriedades probióticas são: Ent. Faecolis, Ent. Faecium e Sporolactobacillus inulinus, enquanto microrganismos Bacillus cereus. Escherichia coli Nissle etc.
Os mais importentes são : É de origem humana, e por não serem patogênicas apresentam tolerância ao trato gastrointestinal.
Os oligossacarideos prebióticos eles não são digeríveis porém fermentáveis cuja a função é mudar á atividade e a composição da microbiota intestinal com perspectiva de pomover a saúde do hospedeiro. As fibras dietéticas e os oligossacarídeos não digeríveis são os principais substratos de crescimento dos microrganismos dos intestinos . 
Os prebiótiucos estimulam o crescimento dos grupos endógenos da população microbiana como bifidobacterias e os Lactobacillos que são benéficos para saúde humana (Blant, 2002).
 
E importante lembrar que nada substitui exercícios físicos e uma alimentação saudável e equilibrada: e assim que devem ser vistos os nutracêuticos, como um suplemento e não um substituto da alimentação.
Referências:
MORAES, F. P.; COLLA, L. M – Alimentos funcionais e Nutracêuticos: Definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia Vol. 3 (2), 109 - 122, 2006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/REF/article/view/2082/2024 . Acesso em: 20/08/2017.
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais