Buscar

avaliando respiratória

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409474604)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(AOCP-UFGD/MS-2014|) Assinale a alternativa que corresponde corretamente à sequência do trato respiratório inferior.
		
	
	Faringe, laringe, traqueia e alvéolos.
	
	Cavidade nasal, faringe, laringe e alvéolos.
	 
	Traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
	
	Boca, cavidade nasal, faringe e laringe.
	
	Boca, cavidade nasal, brônquios e bronquíolos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408942603)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente com 75 anos, deu entrada no PS com desconforto respiratório importante, uso de musculatura acessória, taquipneia (f = 42 rpm), cianose labial, com história de tabagismo de longa data, febre, queda do estado geral e tosse produtiva há dois dias, não tendo procurado o serviço médico anteriormente. Na entrada, foram pedidos exames como gasometria, espirometria e RX de tórax, o qual mostrava hiperinsuflação torácica. Espirometria: Predito Atual % Predito % CVF (L) 2,08 2,07 99,57 VEF1 (L) 1,88 1,02 58,2 VEF1/CVF (%) 92,85 60,5 65,61
		
	
	O provável diagnóstico desse paciente é uma doença restritiva associada a um quadro de infecção pulmonar.
	 
	Esse paciente apresenta um quadro de doença obstrutiva associado à exacerbação por infecção.
	
	O provável diagnóstico desse paciente é doença pulmonar obstrutiva crônica associada a um quadro de asma brônquica.
	
	Com o exame citado acima, da espirometria, não é possível diagnosticar esta patologia.
	
	A imagem radiológica gerada pela hiperinsuflação pulmonar é chamada de hipotransparência.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409152700)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	     Na figura abaixo podem ser observados  os níveis sistematizados de mensuração dos volumes e capacidades pulmonares. A contração da musculatura respiratória determina a expansão da parede torácica e a variação do volume pulmonar em diferentes níveis de intensidade. Com base nas informações e no gráfico, assinale a alternativa correta:
 
		
	
	Para se testar a pressão expiratória máxima deve-se iniciar a partir de B;
	 
	Para se testar a pressão inspiratória máxima deve-se iniciar a partir de C;
	
	O volume utilizado ao proceder a uma inspiração forçada é a soma de B e D.
	
	Testes de pico de fluxo expiratório devem ser iniciados a partir de G;
	 
	Testes de mensuração de volume corrente devem ser feitos no intervalo E;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409104297)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque a alternativa INCORRETA com relação à anatomia e biomecânica respiratória:
		
	
	Os escalenos são músculos acessórios da respiração e têm a função de elevar as duas primeiras costelas em casos de aumento do trabalho inspiratório.
	 
	Em todo o ciclo da expiração teremos ação ativa de abdominais e intercostais internos, independente do nível de esforço que o paciente faça.
	
	Os intercostais externos são responsáveis pelo movimento de alça de balde.
	
	O músculo responsável pelo maior diâmetro vertical - movimento de braço de bomba - é o diafragma.
	 
	A entrada e saída de ar dão-se por diferença de concentração, onde uma pressão negativa na inspiração favorece a entrada do ar atmosférico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409087833)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a avaliação de um paciente com comprometimentos respiratório, a ausculta pulmonar é um dos métodos utilizados pelo fisioterapeuta. Com relação a mesma, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Deve ser realizada com o tórax despido para não alterar a percepção dos sons.
	
	Deve ser realizada antes e depois de cada atendimento fisioterapêutico.
	
	A presença de sibilos pode indicar broncoconstrição causada pela asma.
	
	Serve para observar o murmúrio vesicular e presença ou ausência de ruídos adventícios.
	 
	Não gera risco de contaminação entre os pacientes.
		
	 1a Questão (Ref.: 201409000331)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), responda a alternativa incorreta:
		
	
	O paciente portador de DPOC pode ter redução importante da sua capacidade física devido à vários fatores: hiperinsuflação dinâmica e aumento do metabolismo muscular glicolítico, acompanhado de descondicionamento físico progressivo associado à inatividade.
	
	A CVF é reduzida porque as vias aéreas fecham-se prematuramente em um volume pulmonar anormalmente alto, dando um volume residual (VR) aumentado.
	
	É uma entidade clínica caracterizada pela presença de obstrução ou limitação crônica do fluxo aéreo, apresentando progressão lenta e irreversível.
	 
	O teste de 6 minutos é considerado um teste de avaliação do esforço máximo, de baixo custo e que reflete as atividades diárias desenvolvidas pelos pacientes portadores de DPOC.
	
	A oxigenoterapia tem demonstrado ser a forma principal de melhorar a sobrevida e a qualidade de vida em pacientes hipoxêmicos portadores de DPOC.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409153613)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente de 72 anos, tabagista crônico, foi encaminhado ao Hospital apresentando quadro de dispneia aos mínimos esforços, T 37,3º C, FR 32 rpm, FC 105 bpm, PA 90/60 mmHg, cianose central, tosse úmida produtiva com expectoração mucopurulenta, uso de musculatura acessória e tiragem supraclavicular. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Denomina-se cianose a coloração azulada da pele e/ ou mucosas provocada pelo aumento na quantidade absoluta de hemoglobina insaturada na rede capilar periférica. A cianose do tipo central é decorrente da vasoconstrição e pode ocorrer durante a exposição ao frio e/ou redistribuição do fluxo sanguíneo nas extremidades.
	
	Dispneia é o termo usado para designar a sensação de dificuldade respiratória (falta de ar) e pode ser classificada como: aos grandes esforços (atividade física acima do habitual), aos médios esforços (atividades de rotina como tomar banho) e aos pequenos esforços (aparece ao repouso).
	
	A avaliação da secreção expectorada não pode auxiliar no diagnóstico e gravidade da doença, devendo determinar a cor, consistência, quantidade e odor da mesma.
	
	Classificam-se os sinais vitais como hipertermia, taquipneia, taquicardia e hipotensão arterial;
	 
	A tiragem pode ser considerada um sinal de insuficiência respiratória aguda e geralmente está presente em casos de obstrução brônquica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409012001)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma radiografia do tórax mostra os seguintes achados: imagem hipertrasnparente, com aumento dos espaços intercostais e retificação das cúpulas diafragmáticas sem alteração da trama vascular pulmonar. Os achados são compatíveis com:
		
	
	Derrame Pleural
	 
	Hiperinsuflação patológica provavelmente por doença obstrutiva
	
	Atelectasia
	
	Infiltrado intersticial
	
	Pneumotórax
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409088256)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na avaliação do pneumopata, alguns sintomas são muito frequentes e desconfortáveis. Dentre eles está a dor torácica. Ela pode ter várias características, como dor em pontada, em ardência, em aperto, e pode piorar ou não com a respiração. Em relação à dor torácica, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: A dor torácica é um dos 5 principais problemas respiratórios e normalmente é consequente à comprometimentos musculares, pleurais ou na traqueia. PORQUE Em se tratando de dor torácica e inervação, o parênquima pulmonar e as pequenas vias aéreas não têm fibras sensitivas dolorosas.
		
	 
	As duas alternativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira
	
	A primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira
	
	As duas alternativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira
	
	As duas alternativas são falsasA primeira alternativa é verdadeira e a segunda é falsa
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409118122)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A respiração freno-labial é uma técnica de desinsuflação pulmonar, que consiste na inspiração lenta pelo nariz, manter os lábios semicerrados, expirar lentamente deixando o ar sair pelos lábios franzidos sem forçá-los. O paciente que se beneficia desta técnica é aquele com
		
	
	cardiopatia congênita
	 
	distúrbio respiratório obstrutivo
	
	cardiopatia adquirida
	 
	doença reumática
	
	distúrbio respiratório restritivo
		
	 1a Questão (Ref.: 201409301016)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a quarta principal causa de morte em todo o mundo, e estima-se que será a terceira principal causa em 2020. Embora a DPOC acometa o sistema respiratório, outros sistemas são afetados por essa enfermidade, provocando descondicionamento físico, presença de resposta inflamatória sistêmica, estresse oxidativo, depleção nutricional, miopatia por corticosteroides e disfunção muscular esquelética. Em relação a essa doença, a reabilitação pulmonar está bem estabelecida e é mundialmente aceita como tratamento associado à terapia medicamentosa. Entre os componentes mais efetivos da reabilitação pulmonar estão aqueles relacionados à atividade física, como os exercícios aeróbicos, os exercícios resistivos periféricos e respiratórios, além das iniciativas educacionais. Considerando as proposições da reabilitação pulmonar e a fisiopatologia da DPOC, conclui-se que:
		
	
	Os exercícios respiratórios têm efeito direto sobre a função pulmonar, reduzindo o grau de obstrução aérea e aumentando o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1).
	
	A hiperinsuflação pulmonar acarreta encurtamento das fibras do músculo diafragma, que tende a retificar-se e a aumentar a zona de aposição, o que melhora sua ação.
	
	Os exercícios aeróbicos devem ser evitados em pacientes com classificação GOLD I, devido à miopatia por corticosteroide.
	
	Os exercícios resistivos periféricos devem ser evitados em pacientes com classificação GOLD I, devido à miopatia por corticosteroide.
	 
	Os exercícios aeróbicos aumentam a concentração de enzimas oxidativas mitocondriais, a capilarização dos músculos treinados, o limiar anaeróbico e, também, o VO2max.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409088268)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma criança asmática chegou à um ambulatório com crise grave de broncoespasmo, com desconforto respiratório intenso, uso da musculatura acessória, com ausculta pulmonar apresentando sibilos em ambos os pulmões. Caso no local você só tivesse a oferecer oxigenoterapia sob várias formas, a mais adequada seria:
		
	
	Baixo fluxo
	
	Máscara de não-reinalação
	
	Alto fluxo
	
	Máscara de reinalação parcial
	 
	Heliox
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409118120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A doença pulmonar obstrutiva crônica é caracterizada pela redução lenta, progressiva e irreversível do fluxo expiratório. O melhor parâmetro para estimar a gravidade dessa doença é
		
	
	o fluxo expiratório forçado em 2 segundos
	
	o volume residual
	 
	o volume expiratório forçado em 1 segundo
	
	o volume corrente
	
	a capacidade vital
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408975290)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma avaliação respiratória podem ser usados equipamentos com diferentes objetivos e funções que auxiliam a conclusão diagnóstica fisioterapêutica. Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta. I. A manovacuometria avalia a força muscular respiratória através da identificação dos valores de PI máx e PE max. II. A Peakflowmetria é o exame auxiliar na identificação de distúrbios restritivos e devem ser mensurados volumes inspiratórios. III. Threshold IMT não se trata de um equipamento de avaliação. É usado com a finalidade de fortalecer a musculatura inspiratória. IV. A ventilometria será realizada na identificação de distúrbios obstrutivos, pois analisará o pico máximo de fluxo expiratório.
		
	 
	Todas as alternativas são corretas.
	 
	Estão corretas apenas as alternativas I e III.
	 
	Apenas a alternativa I está correta.
	 
	Todas as alternativas são erradas.
	 
	Estão corretas apenas as alternativas II e III.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408944382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A bronquiectasia é uma patologia frequentemente encontrada na prática fisioterapêutica. Na maioria das vezes é inespecífica, sendo o estágio final de vários episódios de bronquite ocorridos em geral no período da infância, durante surto de infecção viral ou bacteriana. Em um pequeno grupo pode ter origem congênita, com deficiência no componente elástico da parede brônquica e dos cílios (MOREIRA et al, 2003; LAMARI et al, 2006). São técnicas instrumentais que utilizam dois tipos de terapias (PEP e VIBRAÇÃO), ideais para bronquiectásicos, a seguinte alternativa:
		
	
	Sustentação Máxima da Inspiração, CPAP e BIPAP.
	
	Inspirações abreviadas e Voldyne.
	 
	Flutter, Shaker e Acapella
	
	BIPAP e CPAP
	
	Respiron, Inspiração fracionada em tempos e EPAP
		
	 1a Questão (Ref.: 201408447071)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A oxigenioterapia consiste na administração de oxigênio suplementar com o intuito de elevar ou manter a saturação de oxigênio acima de 90%, corrigindo os danos da hipoxemia. Os objetivos específicos da oxigenioterapia são:
		
	
	Corrigir a hiperóxia e aumentar a resistência pulmonar.
	
	Aumentar a carga de trabalho imposta ao sistema cardiopulmonar e aliviar a eupneia.
	
	Prevenir a ocorrência de complicações causadas pela falta de oxigênio tais como atelectasia por reabsorção, retinopatia da prematuridade e alteração endotelial alveolar.
	
	Melhorar a hipercapnia otimizando a ventilação.
	 
	Corrigir a hipoxemia aguda suspeita ou comprovada e reduzir a carga de trabalho que a hipoxemia impõe no sistema cardiopulmonar.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408443546)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É conseqüência da hiperóxia, EXCETO:
		
	
	Displasia Broncopulmonar
	
	Depressão do drive respiratório
	
	Diminuição da capacidade vital
	
	Traquebronquite aguda
	 
	Vasoconstrição pulmonar
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409313002)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Após ser realizada a ausculta pulmonar do paciente o fisioterapeuta percebe que este apresenta evidências de acumulo de secreção. Qual aparelho é utilizado objetivando uma manobra desobstrutiva nesse paciente?
		
	
	Manovacuômetro
	 
	Peak Flow
	
	Threshold IMT
	 
	Shaker
	
	Voldyne
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408443288)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente R.S, sexo masculino, 66 anos, raça branca, altura 1,64, peso 53 Kg, deu entrada na emergência de um hospital municipal, relatando intensa ¿falta de ar¿, segundo informação do cliente(sic). Ao exame clínico apresentou-se cianótico, taquicárdico (115 bpm), hipertenso (150 x 95 mmHg), taquipnêico (28 irpm), com aumento do trabalho respiratório. À ausculta pulmonar, apresentou murmúrio vesicular diminuído universalmente sem ruídos adventícios. A radiografia torácica apresentou imagem hipertransparente difusa, com aumento dos espaços intercostais e retificação das hemicúpulas diafragmáticas. A doença a que se refere corresponde à _______, com os seguintes sinais clínicos _________, respectivamente.
		
	
	bronquiectasia; tórax restritivo
	 
	enfisema; baqueteamento digital
	
	asma; tórax em tonel
	
	bronquite; emagrecimento
	
	pneumonia; febre
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408443535)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Paciente 31 anos, internado há 3 dias devido acidenteautomobilístico, com fraturas de seis arcos costais à direita, apresentava respiração superficial, dor torácica, principalmente durante inspiração profunda, tosse ineficaz. Sinais vitais: FC = 90 bpm, FR = 22 rpm, Sat02 = 95% (com uso de cateter nasal a 3L/min). AP: MV diminuído em ambas bases pulmonares, com roncos apicais. De acordo com as alternativas abaixo, assinale a conduta indicada para este caso:
		
	
	Analgesia, EPAP (em selo d¿água) associado ao ELTGOL, tosse e exercícios com expiração abreviada e incentivador inspiratório.
	
	Analgesia, vibrocompressão (para deslocar secreção) e flutter (para reexpansão pulmonar).
	 
	Analgesia, AFE (para higiene brônquica), huffing e CPAP
	
	ELTGOL associado ao flutter e drenagem postural.
	 
	Analgesia, flutter (para deslocar secreção), tosse com auxílio de travesseiro e exercícios com incentivador inspiratório.

Continue navegando