Buscar

AV Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Avaliação: CEL0296_AV_Data: 05/06/2017 14:26:41 (F) Critério: AV
Aluno: 
Nota Prova: 8,0 de 8,0 Nota Partic.: 2,0 Av. Parcial.: 2,0	Nota SIA: 10,0 pts
 
	EDUCAÇÃO AMBIENTAL	 
 
 Questão número 1.1a Questão (Ref.: 238216)	Pontos: 1,0 / 1,0
Segundo Paulo Freire, famoso educador brasileiro, hoje reconhecido internacionalmente: Ninguém educa ninguém; ninguém conscientiza ninguém e ninguém se educa sozinho. Qual o significado disso? Explique.
Resposta: A educação acontece de forma voluntária, depende de como ela é recebida ou incorporada e não de quem a propõe. A educação se faz a partir interação.
Gabarito: Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe.
 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 201854)	Pontos: 1,0 / 1,0
O que discute a Epidemiologia ambiental? Porque ela é importante para a educação ambiental?
Resposta: A epidemologia ambiental gera estudos dos padrões de doenças que acometem a população, priorizando comportamentos saudaveis, levando os cidadãos a se concientizar na importância da mudança de comportamentos, a fim da presevação ambiental.
Gabarito: Epidemiologia Ambiental, cuja ênfase está na discussão dos fatores do meio que atuam na geração de doenças. Se grande parte desses fatores é potencializada pela ação ou pelo comportamento humano, então a educação ambiental, com base no conhecimento gerado pelos estudos epidemiológicos, poderá priorizar a conquista de comportamentos saudáveis, protetores da saúde e, ao mesmo tempo, atuar na reversão de comportamentos de risco. Assim , a educação ambiental necessita da Epidemiologia como base científica multidisciplinar para auxiliá-la na interpretação de fatores determinantes que agravam a qualidade de vida humana.
 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 570561)	Pontos: 1,0 / 1,0
De qual famoso educador brasileiro pertence a frase: "ninguém educa ninguém, ninguém conscientiza ninguém, ninguém se educa sozinho. Isso significa que a educação depende de adesão voluntária, depende de quem a incorpora e não de quem a propõe. "
( )	Cora Coralina
( )	Marina Silva
( )	Paulo Brito
(X)	Paulo Freire
( )	Vinicius de Moraes
 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 238158)	Pontos: 1,0 / 1,0
Qual o principal causador dos sérios impactos degradadores sobre o meio ambiente neste século, que faz com que ocorra o desenvolvimento da indústria, comércio bem como os diversos ramos do meio rural e urbano?
( )	Desenvolvimento Econômico Sustentável
( )	desenvolvimento científico
( )	melhoria tecnológica
(X)	crescimento populacional
( )	melhoria da qualidade de vida
( )	 Gabarito Comentado.
 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 689144)	Pontos: 1,0 / 1,0
Os movimentos ecológicos colocaram em xeque a estrutura de necessidades, o modo de vida das pessoas e as relações entre a humanidade e o mundo. Pode-se afirmar que na década de 60 a educação ambiental ainda não estava bem delineada e, por vezes, era confundida com:
(X)	educação conservacionista
( )	educação contemporânea
( )	educação pós moderna
( )	educação pós contemporânea
( )	educação moderna 
 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 81519)	Pontos: 1,0 / 1,0
A ação transformadora da educação ambiental deve estar apoiada em várias atitudes, exceto:
( )	na justiça social
(X)	na contribuição em dia dos impostos ambientais
( )	na equidade
( )	no respeito ao próximo e ao meio ambiente
( )	na ética
( )	 Gabarito Comentado.
 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 270398)	Pontos: 0,5 / 0,5
Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
( )As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época porque muitos denunciantes eram políticos ilustres.
(X)A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar.
( )A degradação de uma área era considerada um problema ambiental pela classe política, pois o desenvolvimento sustentável sempre foi uma preocupação politica.
( )Muitas das leis ambientais tiveram origem nas denúncias desses políticos, que podem ser considerados os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais e que, já nas suas origens, apresentavam uma tônica socioambiental dada pela luta contra a escravatura, a monocultura e o latifúndio.
( )As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política dessa época embora André Rebouças muito tenha feito junto as autarquias superiores visando a preservação ambiental. 
 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 236347)	Pontos: 0,5 / 0,5
Assinale a opção INCORRETA no que se refere aos indicadores ambientais:
( )Os indicadores são instrumentos auxiliares na avaliação e no acompanhamento de um projeto no decorrer do tempo. Por exemplo, indica o grau de conservação de uma região, a qualidade ambiental de uma área urbana.
( )É necessário que indicadores nos forneçam informações do meio natural e socioeconômico para a análise, que deve ser sistemática e relevante, no planejamento de um sistema de gestão ambiental.
( )Fica claro que os indicadores ambientais têm de abordar a forma mais ampla e complexa dos ecossistemas, para que assim possamos pensar na melhor forma de protegê-lo e preservá-lo.
(X)O Brasil ainda não dispõe de dispositivos legais necessários para a consolidação de nossa Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), faltando ao nosso país indicadores ambientais.
( )Um indicador é uma informação processada, geralmente de caráter quantitativo, que gera uma noção clara e acessível sobre um fenômeno complexo e sua evolução, de modo a dar uma idéia da situação em que ele se encontra, podendo-se estabelecer, então, qual a diferença existente entre seu estado em relação à ideal situação.
 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 234406)	Pontos: 0,5 / 0,5
Assinale a afirmativa incorreta:
(X)O Monitoramento e Controle de Projetos Ambientais é a única parte do Projeto que não é obrigatória.
( )O planejamento de projetos em educação ambiental tem com uma de suas características ter enfoque interdisciplinar e holístico.
( )O planejamento de projetos em educação ambiental deve estimular a adoção de projetos que formem sociedades socialmente justas, sustentáveis e ecologicamente equilibradas.
( )O planejamento, a construção e avaliação de projetos em educação ambiental, são extremamente importantes.
( )Os principais elementos da etapa de concepção de um plano são: objetivos, resultados, atividades, recursos necessários, prazos, responsáveis e avaliação.
 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 699267)	Pontos: 0,5 / 0,5
Como vimos nas aulas, com base no conhecimento gerado pelos estudos dos padrões de doenças que acometem as populações humanas, a educação ambiental poderá priorizar comportamentos saudáveis, protetores da saúde e atuar na reversão de comportamentos de risco dos cidadãos. Este parágrafo trata da relação existente entre a Educação Ambiental e que área da saúde?
(X)Epidemiologia Ambiental
( )Saúde Pública Ambiental
( )Ecologia Médica
( )Antropologia Social
( )Medicina Legal

Outros materiais