Buscar

HISTORIA do direito brasileiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201604224073)
	A Constituição de 1824 trazia em seu texto a proteção aos interesses do Imperador do Brasil, que na sua representação política denominada de 1º Reinado foi D. Pedro I; desta feita, a Carta Política do Império do Brasil adotou a forma de governo brasileiro como:
		
	
	Monárquico, Presidencial, Constitucional e Representativo.
	
	Presidencial, Constitucional, Representativo e Hereditário.
	
	Monárquico, Hereditário, Representativo e Constitucional.
	
	Monárquico, Eleitoral, Representativo e não Constitucional.
	
	E. Presidencial, Hereditário, Representativo e não Constitucional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603643148)
	De acordo com o cientista político, Jairo Nicolau (História do voto no Brasil, Jorge Zahar Editora, 2002), poucos países apresentam uma história eleitoral tão intensa quanto a do Brasil. Ao longo das diversas fases de nossa história política, os processos eleitorais sempre se fizeram presentes na escolha dos representantes da população, exceção feita ao período do Estado Novo (de 1937 a 1945) quando então as eleições para a Câmara dos Deputados foram suspensas. Assim, a respeito das eleições para os cargos legislativos (Câmara dos Deputados, Senado e Conselhos Gerais de Províncias) previstas pela Constituição Imperial brasileira de 1824, podemos afirmar que:
I - De maneira pioneira, no que se referia à ambiência política mundial das primeiras décadas do século XIX, deputados, senadores e membros dos Conselhos Gerais de Províncias eram escolhidos por meio de votação direta da qual participavam, obrigatoriamente, todos os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos.
II - Dentre os que estavam aptos para o exercício do voto nas eleições legislativas podemos destacar homens e mulheres livres maiores de 25 anos e os libertos (ex-escravos), independentemente de serem alfabetizados ou não.
III - Nas eleições primárias (ou seja, nas eleições paroquiais, conforme denominação fixada no caput do art. 90 da Constituição de 1824) o conjunto de votantes (que, dentre outros critérios para o exercício do voto, deveriam possuir uma renda líquida de, no mínimo, cem mil réis provenientes de bens de raiz, indústria, comércio ou emprego) escolhia os eleitores de província os quais eram os responsáveis pela escolha dos deputados, senadores e representantes dos Conselhos Gerais de Províncias.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETASou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604413494)
	Neste período a elaboração da Carta Magna Brasileira sofre grande influência das Constituições Mexicana, Alemã (de Weimar) e Espanhola. Traz como características marcantes o Legislativo Federal sendo denominado de ¿bicameralismo desigual¿ ou ¿unicameralismo imperfeito¿. Estamos nos referindo a qual Texto Constitucional?
		
	
	Constituição Brasileira de 1946
	
	Constituição Brasileira de 1937
	
	Constituição Brasileira de 1934
	
	Constituição Brasileira de 1824
	
	Constituição Brasileira de 1891
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603568588)
	A Proclamação da República em 1889 foi um marco nacional, influenciando de maneira relavante as questões jurídicas. A elaboração de uma nova Constituição foi essencial, posto que a Carta Magna anterior estava pautada nos princípios da Monarquia Constitucional. Dentre os juristas que colaboraram com o projeto desta nova Constituição, um deles teve destaque por suas importantes contribuições, principalmente no que diz respeito às funções do STF. Diante do exposto, assinale o nome do jurista baiano que se destacou no processo de construção da ordem constitucional de 1891:
		
	
	Clóvis Bevilacqua.
	
	Miguel Reale.
	
	Luis Flávio Gomes.
	
	João Pessoa.
	
	Rui Barbosa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603576564)
	A divisão e o exercício dos poderes são temas de grande relevo de que deve tratar a constituição de um país, que é a Lei Maior de um sistema jurídico nacional. É também comum ouvirmos que um regime será tão mais democrático quanto maior for a participação da sociedade civil nas decisões da comunidade política. A Constituição de 1824, nossa primeira Carta Magna, como não poderia deixar de ser, tratou da divisão, do exercício (competência) e da correlação dos poderes do Estado em seu texto. Este é um tema que está sempre em destaque.. Em reportagem extraída em 04/10/2008, do endereço http://noticias.busca.uol.com.br/buscar.html, ,Garibaldi Alves (PMDB-RN), na oportunidade em que presidia o Congresso, criticou o excesso de poderes que a Constituição oferece ao Poder Executivo - principalmente no que diz respeito ao excesso de medidas provisórias editadas pelo Presidente da República. Segundo o texto da reportagem, afirmou o Senador: "Eu diria que ela, a despeito de ser uma Constituição que nasceu com vocação para o Parlamentarismo, terminou permitindo o Presidencialismo imperial. Com o enfraquecimento do Poder Legislativo, ela deu a oportunidade do Executivo legislar, gerando uma certa hipertrofia entre os Poderes".
Assim, no que se refere aos poderes do Estado brasileiro e à sua organização previstos na Constituição de 1824, é CORRETO afirmar que:
 
		
	
	Havia a previsão, no texto constitucional, de que o Poder Executivo era exercido por um Presidente de Gabinete, com ministros eleitos por voto direto da população e referendados pelo Imperador.
	
	O Poder Legislativo se organizava em uma única Câmara, cujos membros eram vitalícios.
	
	Neste texto constitucional, foi mantida a indiferenciação dos poderes do Estado, tal como ocorria no período colonial.
	
	O Poder Judicial se organizava em dois níveis, o central e o das províncias, revelando o caráter federativo do Estado monárquico brasileiro.
	
	O Poder Moderador, previsto nesta constituição, se constituía como a chave de toda a organização política do Império e cabia privativamente ao Imperador.

Outros materiais