Buscar

Anestésico Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anestésico Geral
Anestesia- É um estado de inconsciência, acompanhado com a perda parcial dos reflexos motores com a incapacidade de manter uma via aérea e responder a estimulação física ou comando verbal. É produzida por um método farmacológico ou não, ou uma combinação de ambos. 
As funções dos anestésicos são: Perda de consciência, amnesia( perda de memória),analgesia(insensibilidade a dor), inibição dos reflexos autônomos, relaxamento da musculatura esquelética. Um anestésico pode ter uma maior perda de consciência e uma menor analgesia, então é muito comum associar dois ou mais anestésicos.
A anestesia Geral possui 4 estágios: 
Analgesia
Excitação
Anestesia Cirúrgica
Depressão Medular
A Analgesia, paciente vai apresentar analgesia sem amnesia, com o aprofundamento do estágio 1 vai ocorrer tanto analgesia quanto amnesia. Quando isso ocorre, é a passagem para o estágio 2.
O segundo estágio, o paciente estará num estágio atordoado ou excitado, o paciente vai ter amnesia, a respiração dele vai ser irregular em volume e frequência .Pode ocorrer náuseas e vômitos, incontinência e agitação.
O estágio 3, é nesse estágio que podemos iniciar os procedimentos cirúrgicos, pois o paciente vai ter a tomada de respiração regular e o termino desse estagio vai até a sensação da respiração espontânea. O paciente vai ter uma analgesia, vai estar presente a amnesia e vai estar presente a respiração regular. Quando cessar a respiração espontânea, vai entrar no estagio 4.
Obs: O anestésico Geral é feito somente em âmbito hospitalar.
O estágio 4, vai iniciar quando observa que a respiração espontânea cessou, vai haver uma depressão intensa do centro vasomotor e no sistema respiratório. O anestésico Geral atua no SNC, e existe algumas regiões do encéfalo que é responsável pelo sistema respiratório, sistema motor, pelos batimentos cardíacos, nos barorreceptores, então como a uma depressão do sistema nervoso central, consequentemente vai haver uma parada respiratória, ou cardíaca. Então é necessário um sistema para regular a respiração ou os batimentos cardíacos 
Seu local de ação é no SNC: Encéfalo e a Medula. Com sua depressão, as vias ascendentes e descendentes vão estar bloqueadas. Por isso a importante do controle da respiração, dos batimentos. Sempre aferir a pressão do paciente!
Para ser útil como anestésico geral: Induzir perda de consciência rápida(Tempo de Indução), ser rapidamente reversível, ter ampla margem de segurança.
 Os anestésicos foram separados em via respiratória e via endovenosa.
Via respiratória: Existem duas classes
Gasosos: Oxido Nitroso* e Xenônio 
Voláteis- Halotano*, Isofurano, Enfurano, Desflurano e Celofurano
*mais utilizados pela via respiratória.
Esses anestésicos o paciente vai precisar inspirar, em consequência esses anestésicos vão para o pulmão, seguindo para a corrente sanguínea e dai atingindo os tecidos alvos, que nesse caso é encéfalo e medula
O ON e o Xenônio a são em temperatura ambiente em forma de gás. Já o Halotano e toda a família de voláteis eles são líquidos, então para ele se tornar um gás é necessário um cilindro, que quando aumentar a temperatura ele vai volatilizar e transformar-se em gás.
Antes o primeiro anestésico a ser utilizado era o Éter, depois o Clorofórmio e depois o Ciclopropano. Essas três substância hoje não são mais utilizados, devido sua toxicidade, e serem inflamáveis.
Óxido Nitroso
Ele é um gás a temperatura e pressão ambiente, é componente importante em conjunto ou sozinho. Sozinho, ele vai estar acompanhado do Oxigênio, e em conjunto pode ser utilizado o Oxido Nitroso com o Halotano(liquido volatel), por exemplo.
Quais são os usos clínicos? O Oxido Nitroso com o Halotano, Isoflurano, eles vão ser utilizados para cirurgias pediátricas, pois eles são responsáveis em causar uma sedação consciente(isso vai ser discutido no questionário migos).
O Oxido Nitroso tem potência baixa, por isso ele é utilizado com outro anestésico gasoso ou endovenoso, para produzir uma anestesia completa. Então dependendo do grau da anestesia posso utilizar mais de um anestésico ou não.
Via Endovenosa
Os principais são os Barbitúricos, os Benzodiazepinicos(adjuvante anestésico, ou seja, ajuda da anestesia, os Bloqueadores neuromusculares também é adjuvante da anestesia, ele é somente adjuvante), os analgésicos opioides(Morfina e derivados), e os mais utilizados, o Propofol e a Quetamina.
Farmacocinética dos anestésicos inalatórios
A Profundidade da anestesia é totalmente dependente da concentração da anestésico do SNC, então quanto mais anestésico no SNC, maior vai ser a anestesia. A taxa em que é atingida a concentração cerebral eficaz depende de fatores farmacocinéticos que vão influenciar na absorção e distribuição do anestésico, então dependendo desses dois fatores, vamos ter uma taxa cerebral eficaz ou não.
O uso do Oxido Nitroso por cirurgião Dentista
Ele promove sedação consciente, então ele é utilizado para pacientes odontofóbicos, crianças ou pacientes com comprometimento neurológico(Ex: CAOE, usa Halotano e ON). A profundidade da sedação ou anestesia vai depender da dose e da susceptibilidade do paciente (dependendo dessa dose e da susceptibilidade vamos ter sedação consciente ou inconsciente). 
A administração do ON se da através da inalação, na odontologia existe uma máscara nasal que faz o paciente inalar, vão ser administrados com quantidades adequadas de oxigênio para manter a vitalidade, o ON não ultrapassa 70%, em conjunto com outros anestésicos ele não ultrapassa 50 a 70%. E na odontologia, não ultrapassa 20 a 50%, na maioria dos casos(sempre junto com 02. Essa administração vai ocorrer a absorção pulmonar, e depois corrente sanguínea, para atingir os órgãos alvos. Não esquecer na monitorização constante desse paciente, pois ele pode ter parada cardíaca).
*ELA mostrou imagens de crianças e pacientes especiais, mostrou o cilindro que armazena o ON e O2.
A concentração cerebral adequada vai depender da transferência do anestésico: Área alveolar, difundi no sangue e chega ao tecido alvo.
Fatores que influenciam a transferência do anestésicos locais para o sangue: Esses fatores fazem parte da absorção. O aumento da concentração do anestésico inspirado produzem aumento na taxa de absorção da anestesia, por aumentar a taxa de transferência para o sangue, então quanto maior sua concentração, menor vai ser seu tempo de indução, pois tem muito anestésico no ar inspirado e consequentemente vai chegar muito anestésico no SNC e o tempo de indução anestesia é menor; Ventilação pulmonar- A concentração ou taxa do anestésico no sangue depende diretamente da frequência e da profundidade da ventilação (prestar atenção nesse tópico migos, porque vai ter uma questão no questionário falando sobre isso. Ela citou um exemplo: Criança tem mesma taxa de ventilação que um adulto); Fluxo sanguíneo pulmonar- Alteração nesse fluxo, vai prejudicar a distribuição para a corrente sanguínea e assim a entrada nos tecidos.
Eliminação
A eliminação vai determinar a recuperação da anestesia, então quanto mais rápido é eliminado o anestésico do organismo, mais rápida é a recuperação dessa anestesia. A eliminação ocorre principalmente pelo ar expirado, alguns anestésicos além dessa principal via faz também a metabolização por enzimas nos tecidos hepáticos, e esses metabólitos vão ser eliminado na urina.
Os anestésicos menos solúveis no sangue, são eliminados mais rapidamente que os solúveis. Então quanto mais insolúvel ele for, mais rápido será eliminado. Ex: o Desflurano e o ON, é eliminado rapidamente, levando a uma recuperação da anestesia mais rápida. O halotano é duas vezes mais solúvel no tecido cerebral e cinco vezes mais solúvel no sangue que o ON, assim sua eliminação ocorre mais lentamente e a recuperação da anestesia é mais demorada.
Meninos, agora vamos entrar na farmacodinâmica, mas hoje não vamos comentar nada, porque o intuito do questionário é vocês mesmo entender essa parte. Caso fique duvidas no questionário, ai vamos entrar nesse assunto.

Continue navegando