Buscar

violencia contra a mulher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Relação entre comportamentos emocionais ciumentos e violência contra a mulher
 O tema violência contra a mulher tem sido bastante abordado e discutido nos dias de hoje, apesar de ser um problema muito antigo e também de saúde pública além de uma violação contra os direitos humanos, atingindo milhares de mulheres no mundo todo, sendo o Brasil o 5° lugar no ranking de países que sofrem com esse tipo de violência. Segundo o mapa de violência de 2015 dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados em 2013 no Brasil, 50,3% foram cometidos por familiares.
 O artigo: “Relação entre comportamentos emocionais ciumentos e violência contra a mulher” partiu do enfoque da Análise do Comportamento na busca de investigar se existe relação entre os comportamentos de “ciúme” e violência. O estudo foi realizado com 10 mulheres acima de 18 anos, que consideram seus parceiros ciumentos e tinham sofrido agressões físicas, todas estavam abrigadas em uma Instituição de Proteção a vítimas de violência.
 Ao considerarmos a relação ciúmes e violência, provavelmente encontraremos uma interligação entre eles, possibilitando a ideia de que naturalmente o ciúme eliciaria a violência. Por isso, no artigo de referência, o termo “ciúme” foi alterado para “comportamento emocional ciumento”, entendendo que não é algo isolado, mas, é um conjunto complexo de comportamentos interligados que ocorre como relações funcionais entre eventos ambientais e resposta do organismo. As autoras Larissa Lacerda e Nazaré Costa procuraram inicialmente comprovar esta hipótese que o comportamento emocional ciumento e o comportamento violento são produtos de uma mesma cadeia comportamental onde o primeiro poderia eliciar o segundo, mas durante a análise de dados esta hipótese foi abandonada e posteriormente passou-se a considerar a possibilidade de tratar-se apenas de uma classe de respostas com duas topografias diferentes, a violenta e a não violenta, ambas podendo produzir o afastamento ou remoção do “rival” ou redução de uma provável competição. Porém, entendemos que a resposta “não violenta” que segundo o artigo faz referência a insinuações de outro relacionamento, ou paquera, bem como difamações, também deve ser entendido como um tipo de violência, a que chamamos de violência moral. 
 Com isso, entendemos que a resposta violenta, tendo ela impacto físico, psicológico ou moral são respostas de um comportamento emocional ciumento e deve ser analisada dependendo do contexto no qual são emitidas. Todavia, na pesquisa feita para o artigo de referência, todas as mulheres entrevistadas citaram a suspeita de envolvimento com outra pessoa como situação antecedente ao “ciúme”.
 Durante as entrevistas com as mulheres agredidas, separaram a definição de ciúmes dada por elas em três possíveis respostas: “ciúmes como doença ou psicopatologias”, “ciúmes como posse” e “ciúmes como resposta saudável, cuidado, zelo, carinho”. Sendo que a maioria das entrevistadas se referem ao comportamento ciumento como sendo doentios. Em uma segunda pergunta feita às vítimas sobre situações que antecedem o comportamento emocional ciumento, todas deram como resposta “suspeita de envolvimento com outra pessoa”, metade delas forneceram também respostas como “uso de substâncias tóxicas” e três delas usaram o termo “arrumar-se” como situações que antecedem os tais comportamentos.
 O comportamento emocional ciumento tem implícita relação com o que a Análise do comportamento entende por Coerção, pois se a coerção, assim como qualquer outro tipo de controle, tem a finalidade de influenciar comportamentos, quando o controle acontece de forma coercitiva, surgem diversos subprodutos nocivos ao indivíduo que tem o seu comportamento punido. E o que pudemos ver nesta pesquisa, é que ao emitir respostas emocionais ciumentas do tipo coercitivas, se tem uma maior probabilidade de livrar-se ou evitar situações de competição ou provável competição, levando em consideração o comportamento emocional ciumento considerado como patológico, onde ocorre uma situação imaginária ou um delírio de uma traição. Queremos também destacar que o comportamento emocional ciumento relacionado a respostas coercitivas de punição podem sofrer os efeitos colaterais por parte de quem sofre a agressão, no caso, as mulheres. A fuga, a esquiva e o contracontrole, onde a vítima arranja uma forma de controlar o comportamento do controlador, passando de vítima do controle para agente controlador, são exemplos de efeitos colaterais da punição advinda de respostas coercitivas de “ciúme”. 
 Contudo, acreditamos que o artigo “Relação entre comportamentos emocionais ciumentos e violência contra a mulher”, cumpriu seu objetivo no que diz respeito à investigação da relação entre o comportamento emocional ciumento e a violência, tendo como base a análise do comportamento. Ficou claro que é possível fazer uma aproximação analítica comportamental sobre violência contra a mulher e o “ciúme”, a partir de um enfoque funcional e não causal; bem como, melhorar a compreensão desta temática para que haja estratégias de intervenção e prevenção à violência contra a mulher.

Outros materiais