Buscar

trabalho de fisica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quando uma força constante atua sobre uma partícula enquanto ela sofre um deslocamento retilíneo, o trabalho realizado por essa força é definido como o produto escalar de e 
B) Trabalho
Possui uma definição muito mais precisa, usando essa definição qualquer movimento por mais complicado que seja o trabalho total realizado por todas as forças sobre uma partícula é igual a variação de sua energia cinética, uma grandeza relacionada com a massa e a velocidade da partícula. A definição física de trabalho é baseada nessas observações, um corpo que se desloca a uma distância d ao longo de uma linha reta (o corpo como uma partícula e não poderemos ignorar qualquer rotação de mudança em sua forma) enquanto o corpo se move uma força com módulos constante atua sobre ele na mesma direção e no mesmo sentido de seu deslocamento .
C) Energia Cinética
A energia cinética de uma partícula é igual ao trabalho total realizado para acelerá-la a partir do repouso até sua velocidade presente, é igual ao trabalho realizado para desacelerá-la até atingir o repouso. A energia cinética é uma grandeza escalar que não possui direção no espaço, ela é sempre positiva ou nula.
D) Potência
É sinônimo de “energia” ou “força”, na física, uma definição muito mais precisa potência é a taxa temporal da realização de um trabalho, como trabalho e energia a potência é uma grandeza escalar.
Força: unidade SI de força é newton(N) 1 joule = 1 newton –metro(1J=1 N. m).
Trabalho: unidade SI de trabalho é o joule.
Energia cinética: unidade SI de energia cinética é o joule: 1J=1 N. m = 1(Kg m/s2).1Kg . m2/s2.
Potência: unidade SI de potência é 1 Watt = 1 joule / segundo(1W=J/s) Watt(W).
A energia cinética é escalar, nunca pode ser negativa , sendo igual a zero somente quando a partícula está em repouso.
Quando forças atuam sobre uma partícula enquanto ela sofre um deslocamento a energia cinética da partícula varia de uma quantidade igual ao trabalho total realizando por todas as forças que atuam sobre ela, essa relação é o teorema do trabalho-energia que é sempre válido, não importando se as forças são constante ou variáveis e se a trajetórias é retilínea ou curva. O Teorema a se aplica somente para corpos que podem ser considerados partículas.
T= F . d
T= 100N . 15m
T=1.500 joule
Ec= m . v2
 2 
Ec= 2.000 . 3,02m/s
 2 
Ec= 18.000
 2
Ec= 9.000 J
P=5.000N
 100m/s
P=50w

Outros materiais