Buscar

AV3 Hitória

Prévia do material em texto

Direito Português – Sua formação deu-se a partir do domínio romano e visigótico na Península Ibérica, surgiram então as duas principais bases o Dir. Romano e o Dir. Germânico ao qual se difere dos outros pelo respeito e o valor individual.
 Sistema Jurídico (Civil Law) - Sistema de generalidade de normas jurídicas baseadas na vontade dos legisladores (que fazem as leis), para se fazerem valer precisam ser escritas 
 Ordenações do Reino
 - Ordenações Afonsinas: Constituíram o primeiro código legislativo de Portugal dividido em 5 livros, os quais tratavam da proteção dos bens da Coroa e da garantia a liberdade individual.
 - Ordenações Manuelinas: Determinada pela existência do vultuoso número de leis e atos modificados das Ord. Afonsinas.Foram feitas e promulgadas no reinado de D.Manuel contém as mesmas matérias das ord. anteriores.
 Obs: leis extravagantes: leis que não estão no texto do código, são criadas com o intuito de solucionar problemas novos.
 - Ordenações Filipinas: Tiveram aplicabilidade por longo período.As penas previstas eram consideradas severas e bastante variadas, perdimento e o confisco de bens, o desterro, o banimento, os açoites, morte atroz (esquartejamento) e morte natural (forca), não poderiam ser submetidos às penas infamantes ou vis os que gozassem de privilégios, como os fidalgos, os cavaleiros, os doutores em cânones ou leis, os médicos, os juízes e os vereadores.
 Obs: o réu ficava preso até sair a sentença, não previam a prisão como pena, e se fosse o caso ficaria preso por 4 meses apenas
 Livro V - Título - VI - Do crime de Lesa Majestade
 
- Capitanias Hereditárias (sistema de adm. territorial) 
 No início do século XVI, os portugueses estavam voltados para o comércio com o oriente; por meio de escambo ( troca de mercadorias ou serviços sem fazer troca de moedas)obtiveram a colaboração dos nativos para a exploração da fonte de riqueza, a extração em grande quantidade de pau-brasil( madeira empregada para tingir tecidos na Europa).
 Em 1530 a expedição de Martim Afonso de Souza ao Brasil materializa a colonização, reprimindo a presença de barcos estrangeiros levando pau-brasil, criando núcleos de povoamento(como São Vicente 1532/Porto Seguro 1535/Ilhéus 1536/Olinda 1537/ e Santos 1545), e deixando na região do Rio da Prata os marcos de soberania(Representações em pedra do poder do Estado sobre um determinado território de Portugal). 
 As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa) donatários nomeados pelo rei tinham autoridade máxima dentro da capitania, com sua morte, administração passava para seus descendentes(por isso capitanias hereditárias).
 O vínculo jurídico entre o rei de Portugal e os donatários era estabelecido em dois documentos básicos:
 * Carta de doação - conferia ao donatário a posse hereditária da capitania, onde eram donos de apenas uma parcela das terras, entretanto tinha direito de administrar e explorá-la economicamente; 
 * Carta foral - estabelecia os direitos e deveres dos donatários relativos a exploração da terra.
 Direitos: doar sesmarias (distribuir terras aos colonos; fundar vilas; cobrar tributos sobre as benfeitorias;
 Deveres: promover a colonização; defender a capitania; propagar a fé católica.
 As dificuldades de administração das capitanias eram inúmeras. A distância de Portugal, os ataques indígenas, a falta de recursos e a extensão territorial dificultaram muito a implantação do sistema. Com exceção das capitanias de Pernambuco e São Vicente (que prosperaram sobretudo com a produção de açúcar), todas acabaram fracassando.Embora tenha vigorado por pouco tempo, o sistema das Capitanias Hereditárias deixou marcas profundas na divisão de terra do Brasil,a distribuição desigual das terras gerou posteriormente os latifúndios, causando uma desigualdade no campo, muitos não possuem terras, enquanto poucos possuem grandes propriedades rurais.
O sistema de Capitanias vigorou até o ano de 1759, quando foi extinto pelo Marquês de Pombal.
 Capitanias Hereditárias criadas no século XVI: Capitania do Maranhão; Capitania do Ceará; Capitania do Rio Grande; Capitania de Itamaracá; Capitania de Pernambuco; Capitania de São Vicente 
 
Constituição de 1824 - (Outorgada/mais longa) 
 - A forma de governo era monárquico, hereditário, constitucional e representativo.
 - Representação de 4 poderes: 
 - Legislativo (senadores e deputados- encarregados pela elaboração de leis do império);
 - Executivo (imperador e ministros de Estado, adm. pública e garantia de cumprimento de leis
 - Judiciário (composto por juízes e tribunais, magistrados nomeados pelo imperador) 
 - Poder Moderador (este acima dos demais poderes, exercido pelo Imperador, o mesmo era inimputável não respondia judicialmente por seus atos).
 - As eleições eram censitárias e indiretas / Submissão da Igreja ao Estado / Define quem é considerado cidadão brasileiro.
Constituição Alemã (1919 - 1933) - A Constituição Alemã de 1919, chamada Constituição de Weimar representa o auge da crise do Estado Liberal do séc. XVIII e a ascensão do Estado Social do séc. XX. Foi o marco do movimento constitucionalista que consagrou direitos sociais, de 2ª geração/dimensão (relativos às relações de produção e de trabalho, à educação, à cultura, à previdência) e reorganizou o Estado em função da Sociedade e não mais do indivíduo, a chegada de Hitler ao poder em 1933 colocou fim a este regime político. 
Constituição Espanhola (1931) - Foi aprovada em 9 de Dezembro de 1931 pelas Cortes após as eleições desse ano que originaram a proclamação da Segunda República Espanhola. Esteve em vigor até o final da Guerra Civil Espanhola em 1939, a República no exílio continuou reconhecendo a sua vigência até 1977, quando o processo político da chamada Transição Espanhola (período histórico no qual Espanha mudou do regime ditatorial do general Francisco Franco, para o regime constitucional que consagra um Estado social, democrático e de direito), permitiu a redação de uma nova Constituição democrática.
Constituição Mexicana (1917) - primeira constituição da História a incluir os chamados direitos sociais, trata-se de uma constit. anticlerical e liberal, incluindo medidas relativas ao trabalho e à proteção social, bastante radicais para a época bem como reformas destinadas a restringir a posse de explorações mineiras e de terras por estrangeiros, reflete as diferentes tendências expressas antes e durante a Revolução Mexicana: anticlericalismo, agrarismo, sensibilidade social, nacionalismo. Anuncia uma reforma agrária e leis sociais (jornada de 8 horas, direito de associação em sindicatos, direito à greve, limitação do trabalho feminino e infantil). O poder da Igreja é fortemente reduzido: perda do controle do estado civil e de toda intervenção social e política.
Constituição de 1934 - carta promulgada, baseada na Const. dos EUA e embora tenha vigorado por pouco tempo, representou o início de uma nova fase na vida do país, estabeleceu os primeiros direitos fundamentais e a dissociação dos poderes:
 - Reforma eleitoral (para zelar pelas eleições);
 - Voto secreto (homens 21 anos; brancos e que tinham renda) 
 - Voto feminino(votavam mulheres que tinham cargo público porém era facultativo, passando a ser obrigatório em 1946);
 - Direitos trabalhistas e sua Legislação (salário mínimo, jornada não superior a 8 horas diárias, feérias anuais remuneradas);
 - Nacionalismo econômico(proteção das riquezas naturais capazes de gerar energia)
 Estabelecia que após a promulgação o promeiro presidente seria eleito de forma indireta pelos membros da Assembléia (Vargas foi eleito)
 Obs: todos os pontos acima citados destacam-se como influências internas da Constituição
 - Influênciaexterna: destaca-se os poderes totalitários em ascenção na Europa, com maior influência em 1937 , a Polaca que concedia poderes ilimitados ao presidente.
Voto de Cabresto - característica do Coronelismo, é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública
 Obs: Voto de Cabresto hoje - nos dias atuais, é muito difícil controlar o voto das pessoas, mas há novos mecanismos, como anotar as secções em que os eleitores de uma determinada família ou localidade votam, para depois conferir se a votação do candidato correspondeu ao que se esperava, dando dinheiro, lotes e cesta básica.
Curral Eleitoral - região onde um político possuía grande inluência, é bastante conhecido ou onde é muito bem votado, a expressão se deu devido o período em que o voto era aberto os coronéis ordenavam seus capangas irem para aos currais eleit. estimular e obrigar os eleitores a votar em determinado candidato.Atualmente é aplicado para pressionar e intimidar em geral eleitores de baixa escolaridade e poder aquisitivo.
Código Eleitoral de 1932 - Foi instituído durante o governo provisório, por meio do Decreto nº 21.076, com o objetivo de reformar a legislação eleitoral existente no país, e o sistema de representação proporcional de votação, passou a regular as eleições federais, estaduais e municipais e atribuiu a Justiça Eleitoral a responsabilidade de organizar o processo eleitoral.Criou os Tribunais Regionais Eleitorais de cada Unidade da Federação para decidir sobre processos eleitorais, ocorreu a implantação do sufrágio universal direto e secreto, estabeleceu o direito do voto a todos os brasileiros, maiores de 21 anos, alfabetizados, sem distinção de sexo 
AI.1 - primeiro decreto assinado em 9 de abril de 1964 pela junta militar, autodenominada Comando Supremo da Revolução, composta pelo general do exército Artur da Costa e Silva, tenente-brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo e vice-almirante Augusto Hamann Rademaker.
- Convocou eleições indiretas para presidente e ampliava os poderes do mesmo, permitindo-lhe cassar direitos políticos por dez anos e criar leis que não precisavam ser aprovadas pelo Congresso.
- Suspendeu por seis meses a Constituição Brasileira de 1946 e com ela, todas as garantias constitucionais.(decretou estado de sítio suspensão temporária dos direitos).
Sob pressão militar no segundo dia o Congresso se reuniu para eleger como presidente o marechal Castelo Branco que assumiu em 15 de abril de 1964.

Continue navegando