Buscar

Caso concreto civil 5 av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Reflexos da decisão do STF que acolheu a socioafetividade e a multiparentalidade. R: Levando em conta o teor da decisão, entende - s e que não só o vínculo biológico mas também a socioafetividade. Repercute no plano jurídico do direito de família produzindo efeitos no plano pessoal , social e patrimonial . Ade mais a responsabilidade solidária os pais em relação aos filhos é estendida da mesma forma na paternidade consanguínea e também socioafetiva . As sim sendo compreende - s e a família na sua dimensão ampliada sem haver prevalência da relação biológica frente aos vínculos de a feto levando em consideração os princípios da solidariedade familiar, isonomia entre os cônjuges e filhos, paternidade responsável e do livre planejamento ,melhor interesse da criança e adolescente e dignidade da pessoa humana com o valor principal. 
2 Camila quando completou 18 anos de idade, R: R: Não assiste razão a Camila visto que ainda que sejam irmãos unilaterais, Camila e Gabriel são parentes consanguíneos, em linha colateral de 2 o grau. conforme os Art., do CC.
3 Luana tem 14 anos de idade e há seis meses, com o consentimento: R : Para haver o casamento os dois teriam que atingir a idade núbil, que é de 16 anos, isso porque o estado de casado exige um grau de maturidade, e é necessário também a autorização dos pais. Contudo, como Luana ainda não atingiu a idade núbil não tem capacidade para casar, pois o casamento antes dos 16 anos só é permitido nos casos em que a menor estiver grávida por apelação ao judiciário.
4 Leonardo e Ana após passarem por todo o processo de habilitação para o casamento: R: A)Sim, pois Não há problemas se a autoridade competente tiver competência material e territorial sendo assim, não há vedação. B)Não, pois a autoridade competente não celebrou o casamento pois não houve a forma sacramental, a solenidade que o casamento envolve.
5 Quando eu tinha 18 anos minha mãe se casou com João R: Causa impeditiva que leva a nulidade. R: Assiste razão ao mp , pois é nulo o casamento celebrado na presença de impedimentos, podendo sua interpretação de nulidade ser promovida a qualquer tempo por qualquer interessado, inclusive o MP, pois ela é enteada de João e possui parenteco por afinidade na linha reta de 1º gral 
 
6 Um agricultor do interior do Estado, ‘humilde e ingênuo’, casou-se há dois meses. R: muito embora a conduta da mulher não esteja prevista nas hipóteses do c. civil, é preciso lembrar que o c. civil é regido pelo princípio da eticídade e a mulher do agricultor somente se casou por puro interesse econômico, o que vicia a vontade que ela manifestou ,se considerarmos que o afeto é inerente a plena comunhão de vidas, o que torna possível a anulação desse casamento no prazo de 3 anos a contar da celebração. 
7 Thiago e Deise se casaram em maio deste ano, mas no processo de habilitação esqueceram de informar que Thiago adotaria o sobrenome de Deise. R: É possível a modificação do registro civil para incluir o sobrenome do outro cônjuge, desde que o pedido seja feito em petição assinada por ambos os cônjuges , desde que estejam juntos na ocasião desse pedido, na forma do art. Da lei de registros públicos, a ação deve ser direcionada ao juízo da vara de registros públicos. 
8 Aline e Carlos são casados pelo regime legal desde 2005 e durante o casamento constituíram considerável patrimônio. R: Sabemos que os bens particulares e os sub-rogados em seu lugar não se comunicam no regime legal mas , para isso , é necessário que na escritura do bem sub-rogado conste clausula descrevendo a origem do valor utilizado para o seu pagamento, o que não ocorreu no caso em questão , deixando a razão com aline. 
9- Lucas e Juliana casaram-se no Brasil em 2010 e, logo após o casamento, Lucas recebeu irrecusável oferta de emprego... R: Podem fazer o pedido na Espanha e se for consensual poderão formular o pedido perante a autoridade consular que lavrará a escritura descrevendo os bens que serão partilhados e se os cônjuges irão retomar ou não o sobrenome de solteiro. Poderão fazer esse requerimento a qualquer tempo independentemente de estarem ou não separados de fato. 
10- Maria e João constituíram união estável a partir de julho de 2010 mas não formalizaram através de contrato escrito para regular as relações patrimoniais R: Infelizmente, a resposta para João não será satisfatória, pois a herança recebida pela companheira e a posterior aquisição do bem com clausula de sub-rogação, afastarão a meação sobre o imóvel, sobre o qual João não tem direito a partilhar.
11- Roberto e Marcela, divorciados, são os pais de João. Quando João completou 18 anos... R: Embora o dever de sustento seja extinto quando o filho adquire capacidade plena, o pai não pode simplesmente suspender o pagamento por conta própria sendo necessário a propositura de uma ação de exoneração de alimentos. Com tudo, o fato do filho estar estudando irá prorrogar o dever de sustento até que atinja os 24 anos. 
12- Dra. Ana Carolina, Jorge é meu enteado desde que tinha mais ou menos dois anos de idade. R: O STF recentemente reconheceu a equivalência entre o vínculo biológico e o sócio afetivo, oque permite a propositura de ação judicial para modificar o registro de nascimento e incluir ao lado do nome da mãe biológica o nome da mãe sócio afetiva. 
13Luzia sempre desconfiou que seu neto Ricardo, fruto do casamento do seu filho Antônio A) Tem Luzia legitimidade? R: Somente o pai pode contestar a paternidade de seus filhos, podendo propor a medida a qualquer tempo. B) Caso Antônio tivesse proposto a ação negatória e falecido....R: Caso a ação tivesse sido proposta no curso do processo os herdeiros de Antônio poderiam substitui-lo no curso do processo. 
2º Luzia e Pedro são os pais da menor Isabela e encontram -se divorciados há cerca de um ano. R: A guarda compartilhada vem sendo deferida independente do consenso ou da vontade dos genitores, pois deve ser observada o direito dos filhos a convivência com os pais de modo a permitir um desenvolvimento saldável o que afasta a alegação de Luzia.

Outros materiais