Buscar

AVALIANDO D. INTERNACIAL

Prévia do material em texto

1 - Sobre o direito internacional privado pode-se afirmar: (XI CONCURSO JUIZ FEDERAL 2006 1ª REGIÃO)
		
	A uniformização de normas disciplinadoras de comércio internacional é realizada por meios de acordos bilaterais, multilaterais, tratados e convenções, até onde isto seja aceitável para os países interessados
	
Direito internacional privado trata basicamente das relações humanas vinculadas a sistemas jurídicos autônomos e convergentes;
	
Direito uniforme espontâneo resulta de esforço comum de dois ou mais Estados no sentido de uniformizar certas instituições jurídicas;
	
O direito internacional uniformizado é fruto de entendimento entre Estados e que se concentram nas atividades econômicas de natureza internacional;
		
	
2 - (34º Exame de Ordem) Em razão de sua natureza descentralizada, o direito internacional público desenvolveu-se no sentido de admitir fontes de direito diferentes daquelas admitidas no direito interno. Que fonte, entre as listadas a seguir, não pode ser considerada fonte de direito internacional?
		
	A) Tratado.
	D) Princípios gerais de direito.
	B) Decisões de tribunais constitucionais dos estados
	C) Costume
		
	
3 - São princípios fundamentais que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil, EXCETO:
		
	Concessão de asilo político.
	
Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
	
Independência nacional.
	
Valorização do trabalho e da livre iniciativa.
		
	
	4 - (OAB-Adaptado) A respeito da condição jurídica do estrangeiro, disciplinada pela Lei n. 6.815/80, assinale a afirmativa correta.
		
	Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este não se retirar voluntariamente do território nacional no prazo fixado em Regulamento, será promovida a sua expulsão
	
Quando mais de um Estado requerer a extradição da mesma pessoa pelo mesmo fato, terá preferência o pedido daquele em cujo território a infração foi cometida
	
A República Federativa do Brasil não extradita brasileiros naturalizados
	
A República Federativa do Brasil não extradita os seus nacionais, salvo em caso de reciprocidade.
	
Conceder-se-á extradição mesmo quando o fato constituir crime político e o extraditando houver de responder, no Estado requerente, perante tribunal ou juízo de exceção
		
	
5 - O Tratado é um acordo internacional escrito celebrado entre dois ou mais Estados ou outros sujeitos LOGO O Green Peace e a Cruz Vermelha são pessoas jurídicas de Direito Internacional Público que detém capacidade para a assinatura de Tratados
		
	A primeira e a segunda assertivas estão corretas.
	
A segunda assertiva está correta.
	
A primeira assertiva está correta e a segunda errada.
	
A segunda está correta e a primeira está errada.
	
A primeira e a segunda assertivas estão erradas.
	1 - DIANTE DAS AFIRMATIVAS ABAIXO, MARQUE O GABARITO CORRETO. I - O Direito Internacional tem como premissa básica a soberania dos Estados, o que implica maior dificuldade na aplicação das regras jurídicas. Ao contrário do que ocorre no ordenamento interno dos países, nos quais os indivíduos estão subordinados a regras constitucionais e ao poder de jurisdição do Estado, na ordem internacional não há força superior, capaz de determinar condutas. Podemos dizer que os Estados soberanos se encontram no mesmo nível hierárquico e que as relações entre eles se manifestam mediante coordenação, oriunda de acordos de vontade. II - Não existe um poder supranacional dotado de poder para definir regras ou aplicar sanções sem a concordância dos envolvidos. Essa característica do direito internacional tem sido, ao longo dos anos, objeto de diversas críticas, no sentido de que a ausência de normas abrangentes e coercitivas poderia invalidar ou até mesmo tornar desnecessário o estudo da matéria. O grande desafio do direito internacional diz respeito à eficácia das regras jurídicas. Os Estados soberanos submetem-se apenas às obrigações que tiverem assumido, dentro de parâmetros que considerem razoáveis. A ausência de uma força externa e superior exige que o direito internacional tenha algum elemento de vinculação entre as partes, capaz de atribuir obrigações e conferir direitos recíprocos. O princípio que garante a coerência do tecido normativo internacional é conhecido como pacta sunt servanda, que pode ser traduzido como "o que foi pactuado deve ser obedecido". III - O pacta sunt servanda está diretamente relacionado à boa-fé, mediante a qual uma parte se compromete a cumprir as regras que aceitou, ante a expectativa de que a outra parte proceda da mesma forma. O vínculo formado entre os Estados normalmente se consolida com a celebração de um tratado, documento que representa o acordo de vontades soberanas destinado a estabelecer normas recíprocas e obrigatórias para os signatários. Existe, ainda, a possibilidade de comprometimento mediante a aceitação de costumes, práticas reiteradas e dotadas de validade jurídica, que possuem grande relevância, em razão do baixo nível de codificação do direito internacional. IV - As organizações internacionais são criadas pelos Estados, nos termos do seu tratado de constituição, e possuem personalidade jurídica própria, distinta da dos seus membros. Em razão disso, possuem capacidade para celebrar tratados, participar de conferências internacionais e postular, em nome próprio, perante tribunais internacionais.
		
	Se todas proposições estiverem incorretas.
	
Se todas proposições estiverem corretas.
	
Se apenas as proposições II e III estiverem corretas.
	
Se apenas as proposições I e III estiverem corretas.
	
Se apenas a proposição I estiver correta.
		
	
	2 - (38º Exame de Ordem) No que concerne à perda e à reaquisição da nacionalidade brasileira, assinale a opção correta:
		
	D) Brasileiro naturalizado que, em virtude de atividade nociva ao Estado, tiver sua naturalização cancelada por sentença judicial só poderá readquiri-la mediante ação rescisória.
	
C) Em nenhuma hipótese, brasileiro nato perde a nacionalidade brasileira.
	
B) A reaquisição de nacionalidade brasileira é conferida por lei de iniciativa do presidente da República.
	
A) Eventual pedido de reaquisição de nacionalidade feito por brasileiro naturalizado será processado no Ministério das Relações Exteriores.
		
	
3 - Alguns anos após a assinatura e ratificação de um Tratado Internacional, um dos países signatários decide, por questões internas, abandonar o acordo efetuado. Este ato é denominado:
		
	Denúncia
	Desistência
	Concordata
	Renúncia
	Reserva
		
	
4 - Mário, casado com Angela, é analista administrativo da ANATEL e esteve a serviço dessa agência em Paris nos meses de outubro e novembro de 2008, quando, nesse período, nasceu seu filho Lúcio, em hospital de Brasília. Com base na CF, julgue os itens seguintes, relativos à situação hipotética acima.
		
	VERDADEIRO Lúcio é brasileiro nato.
	
FALSO Caso Lúcio tivesse nascido em Paris, ele não poderia ocupar os cargos de ministro do STF e de oficial das Forças Armadas, haja vista que esses cargos são privativos de nascidos no Brasil.
		
	5 - (I EXAME UNIFICADO OAB) Acerca da condição jurídica dos estrangeiros e dos nacionais no direito brasileiro, assinale a opção correta.
		
	A CF dispõe expressamente sobre a possibilidade de expulsão do estrangeiro que praticar atividade nociva à ordem pública e ao interesse nacional, salvo se estiverem presentes, simultaneamente, os seguintes requisitos: cônjuge brasileiro e filho brasileiro dependente da economia paterna.
	
O Brasil, por ter ratificado integralmente o Estatuto de Roma, que criou o Tribunal Penal Internacional, tem o compromisso de entregar ao tribunal os indivíduos contra os quais tenham sido expedidos pedidos de detenção e entrega,mesmo que eles possuam, originariamente, nacionalidade brasileira.
	
É vedada a extradição de nacionais, salvo em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes, em terrorismo ou em crimes definidos, em lei, como hediondos.
	
Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos são automaticamente considerados brasileiros naturalizados, independentemente de qualquer outra condição ou exigência.
	1 - XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO A respeito da condição jurídica do estrangeiro, disciplinada pela Lei n. 6.815/80, assinale a afirmativa correta.
		
	Conceder-se-á extradição mesmo quando o fato constituir crime político e o extraditando houver de responder, no Estado requerente, perante tribunal ou juízo de exceção.
	
Quando mais de um Estado requerer a extradição da mesma pessoa pelo mesmo fato, terá preferência o pedido daquele em cujo território a infração foi cometida.
	
A República Federativa do Brasil não extradita os seus nacionais, salvo em caso de reciprocidade.
	
Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este não se retirar voluntariamente do território nacional no prazo fixado em Regulamento, será promovida a sua expulsão.
		
	
2 - (Exame da Ordem/ 2007 - ADAPTADA) Com relação à nacionalidade, assinale a opção INCORRETA.
		
	A nacionalidade é um direito fundamental, assim reconhecido pelo Direito Internacional, que exorta aos Estados 
que facilitem a sua aquisição pelos indivíduos e que não a retirem arbitrariamente.
	
A opção de nacionalidade é um ato de jurisdição voluntária de competência da justiça estadual.
	
A EC 54/2007 trouxe modificação ao artigo 12, I, c da CF/1988.
	
A naturalização é a única forma de aquisição de nacionalidade por via derivada, segundo a Constituição brasileira.
	
A EC nº 3/1994 admite a possibilidade de aquisição de nacionalidade por filhos de brasileiro(s), nascidos no exterior, sem que um dos pais esteja a serviço do Brasil, desde que venham a residir no Brasil e optem, a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
		
	
	3 - (Exame da Ordem/ RJ-2006 - ADAPTADA) Francisco, português, portador do visto temporário para estudos no Brasil foi localizado em janeiro de 2006 pela Polícia Federal trabalhando como chef de um restaurante de comidas típicas portuguesas na Barra da Tijuca. Levando-se em consideração que desde março 2004 Francisco vive uma união estável com Márcia, também portuguesa, que conheceu na Faculdade de Medicina no Brasil e com quem tem um filho nascido no Rio de Janeiro em outubro de 2005. Pergunta-se: O que poderá ocorrer com Francisco?
		
	Todas as alternativas estão corretas.
	
Ser deportado para Portugal;
	
Ser extraditado para Portugal;
	
Todas as alternativas estão erradas;
	
Ser expulso para Portugal;
	4 - Poderão ser admitidos como membros da ONU:
		
	O único requisito para fazer parte da ONU é ser o ente considerado Estado, logo, uma vez nascido, de logo, o Estado já faz parte da Organização (princípio da universalidade de participação).
	
Como se trata de grupo fechado, apenas com a aceitação de todos os integrantes da ONU é que um país pode fazer parte da Organização.
	
Em virtude de sua universalidade, qualquer Estado que demonstre a sua vontade em adentrar ao Tratado é aprovado sem qualquer avaliação prévia.
	
Todos os Estados amantes da Paz que aceitarem as obrigações contidas na Carta das Nações Unidas e que, a juízo da organização, estiverem aptos e dispostos a cumprir tais obrigações.
	
Qualquer país pode participar, uma vez que não existe qualquer obrigação ou condição para fazer parte da ONU.
		
	
5 - A Assembleia Geral das Nações Unidas:
		
	Criada para ser o principal órgão das Nações Unidas, é composta por dez membros não permanentes e cinco membros permanentes.
	
É composta de cinquenta e quarto membros das Nações Unidas, eleitos para um período de três anos, detendo como atribuição primeira a de realizar estudos e apresentar relatórios acerca de assuntos internacionais de caráter econômico, social, cultural, educacional, sanitário e conexos.
	
É composta por todos os membros da organização, cabendo a cada Estado-Membro apenas um voto e podendo ser representado por, no máximo, cinco representantes.
	
É o principal órgão judicial da Organização das Nações Unidas e se encontra localizada em Haia, na Holanda.
	
É órgão administrativo, compreendendo um secretário geral, que a dirige e é auxiliado por pessoal escolhido mediante o mais amplo critério geográfico possível.
		
	1 - Nessa segunda-feira, a Rússia expandiu suas forças pelo território da Crimeia e deu um ultimato às forças ucranianas na região. A diplomacia ocidental passou o dia tentando convencer Putin a recuar. A retaliação mais dolorosa, no entanto, está em grande parte nas mãos da União Europeia, que tem laços econômicos mais estreitos com Moscou, sobretudo por conta do fornecimento de energia ao continente. Pergunta-se: Caso a União Europeia resolvesse interromper as relações comerciais com a Rússia estaria adotando que medida de represália?
		
	Embargo
	Bloqueio
	Boicotagem
	Conciliação
	Retorsão
		
	
	2 - XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO A respeito da condição jurídica do estrangeiro, disciplinada pela Lei n. 6.815/80, assinale a afirmativa correta
		
	A República Federativa do Brasil não extradita os seus nacionais, salvo em caso de reciprocidade.
	
Conceder-se-á extradição mesmo quando o fato constituir crime político e o extraditando houver de responder, no Estado requerente, perante tribunal ou juízo de exceção
	
Nos casos de entrada ou estada irregular de estrangeiro, se este não se retirar voluntariamente do território nacional no prazo fixado em Regulamento, será promovida a sua expulsão
	
Quando mais de um Estado requerer a extradição da mesma pessoa pelo mesmo fato, terá preferência o pedido daquele em cujo território a infração foi cometida
		
	
	(CESPE - 2011 - TRF - 2ª REGIÃO - Juiz) - A arbitragem constitui-se em método previsto no direito internacional e no direito brasileiro para a resolução de controvérsias. A legislação brasileira que trata da arbitragem foi elaborada tendo como parâmetro o modelo de arbitragem internacional das Nações Unidas. Assinale a opção correta, tendo como parâmetro a lei que regula, no Brasil, a arbitragem (Lei n.º 9.307/1996) :
		
	E) A arbitragem pode ser compulsória, nos casos previstos em lei.
	
D) O árbitro é escolhido entre os magistrados de carreira da comarca onde a contenda surgir.
	
A) A escolha dos árbitros é feita pelo magistrado da causa.
	
B) A sentença arbitral não está sujeita à homologação do Poder Judiciário para surtir efeitos entre as partes.
	
C) Qualquer matéria está sujeita à arbitragem no Brasil.
		
	
	4 - XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO A Lei nº 12.986, de 2 de junho de 2014, transformou o antigo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana em Conselho Nacional dos Direitos Humanos ¿ CNDH. Esse Conselho poderá solicitar credenciamento junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para ser reconhecido como Instituição Nacional de Direitos Humanos. Para isso, é necessário que atenda aos Princípios de Paris, que foram sugeridos durante o Encontro Internacional das Instituições Nacionais de Direitos do Homem, em 1991, e adotados pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993. De acordo com os Princípios de Paris, as Instituições Nacionais de Direitos Humanos devem atender a cinco características. Assinale a afirmativa que as indica
		
	1) Indivisibilidade; 2) Universalidade; 3) Complementaridade; 4) Imprescritibilidade; e 5) Irrenunciabilidade dos Direitos Humanos.
	
1) Autonomia para monitorar qualquer violação de DireitosHumanos; 2) Autoridade para assessorar o Executivo, o Legislativo e qualquer outra instância sobre temas relacionados aos Direitos Humanos; 3) Capacidade de se relacionar com instituições regionais e internacionais; 4) Legitimidade para educar e informar sobre Direitos Humanos; e 5) Competência para atuar em temas jurídicos (quase judicial).
	
1) Autonomia orçamentária; 2) Eleição direta de seus membros; 3) Autoridade para negociar com lideranças do setor público e do setor privado; 4) Jurisdição administrativa em matéria de Direitos Humanos; e 5) Competência para denunciar estados-partes que não cumpram as convenções de que são parte.
	
1) Legitimidade legiferante e poder de veto em legislação relativa aos Direitos Humanos; 2) Competência deliberativa sobre a alocação de recursos públicos em programas e projetos de Direitos Humanos; 3) Capacidade de responder em juízo em casos de litígio que envolvam os Direitos Humanos; 4) Expertise para realizar pesquisas em Direitos Humanos; e 5) Autoridade para definir currículos escolares em matérias relativas aos Direitos Humanos.
		
	5 - Empresa alemã Mariana Beguilu S.A. e a empresa brasileira Villa Germânica Ltda. estão vivenciando uma controvérsia que tem por objeto o imóvel situado na rua da Saudade, nº 13, bairro dos Atleticanos, na cidade de Belo Horizonte, MG, Brasil. Neste contexto, a empresa alemã recorreu ao Poder Judiciário alemão que promoveu a regular citação da empresa brasileira, através de Carta Rogatória. A sentença que pôs fim ao processo foi totalmente favorável à empresa alemã e transitou livremente em julgado no dia 05/10/2006. Submetida ao processo de homologação de sentença estrangeira perante o Poder Judiciário brasileiro, é CORRETO afirmar que o mesmo se dá perante o:
		
	STF, que deverá homologar a sentença alemã.
	
STJ, que deverá homologar a sentença alemã.
	
STF, que não deverá homologar a sentença alemã.
	
STJ, que não deverá homologar a sentença alemã.

Continue navegando