Buscar

Respostas 1 a 15 ENADE 2017.2 de Direito Processual Civil

Prévia do material em texto

CURSO DE DIREITO
	
	Campus: Resende/RJ
	
	Disciplina:
	 Direito Processual Civil
	
	Aluno:
	Jaderson Marcos Higino Barbosa
	Matrícula: 201401032851
	
	Professor:
	Vanderlei
	Data: 13/11/2017
Respostas das Questões do ENADE
Questão 1
a) R: Sim, pois de acordo com o art. 138 do CPC, a enorme Repercussão Social é um dos quesitos para o auxílio do Amicus Curiae.
b) R: Modalidade de intervenção de terceiros Sui Generis.
Questão 2
R: O art. 332 do CPC disciplina as hipóteses excepcionais em que, constando-se de ante mão não haver necessidade de fase instrutória, o magistrado está autorizado a proferir sentença de improcedência, liminarmente (antes da citação do réu), com sentença de mérito.
Questão 3
R: No caso em análise, a tutela provisória de urgência mais adequada seria a tutela cautelar (não satisfatória), pois visa salvo aguardar, proteger, a cautelar o bem discutido naquele processo.
Questão 4
R: De acordo com art. 321 do CPC, o magistrado deve intimar ao autor para que o mesmo faça a emenda da Petição Inicial, no prazo de 15 dias.
Questão 5
R: Não, uma vez que, no caso em análise, estamos diante de inobservância de incompetência absoluta (em razão da matéria), ainda que a preliminar de contestação seria a forma inicialmente adequada para suscitar tal incompetência.
Questão 6
R: O critério da competência observado restou equivocado, posto que eventual ação de anulação de casamento deveria tramitar em uma das varas de família, pois estamos diante de critério de competência absoluta em razão da matéria.
Questão 7
R: De acordo com o art. 130,II, do CPC, a modalidade de intervenção de terceiros a ser aplicada no caso concreto seria o chamamento ao processo, valendo ressaltar que tal modalidade é uma faculdade do réu.
Questão 8
R: O caso em análise permite que a testemunha enferma seja substituída por outra, conforme preconiza o art. 451, II, do CPC
Questão 9
R: O recurso adequado seria o denominado recurso ordinário, a ser analisado pelo STJ, cujo prazo de interposição será de 15 dias, tudo em conformidade com o art. 105,II, da CF e 1.027 do CPC.
Questão 10
R:Agiu equivocadamente o magistrado, uma vez que de acordo com o art. 50 da lei 9.099/ 95, que teve sua redação modificada pelo art. 1.065 do CPC, na hipótese de interposição dos embargos de declaração, estes interrompem o prazo para interposição de recursos.
Questão 11
R: Não, uma vez que o enunciado da Súmula 98 do STJ e o art. 1.025 do CPC, permitem a utilização de embargos de declaração em caráter de pré-questionamento, sendo estes, quando manifestos a seu propósito, livre da conotação de eventual cunho protelatório.
Questão 12
R: O caso em análise se amolda as particularidades da adjudicação de bens, que tem previsão no art. 876 do CPC. Nessa linha de intelecção cabe ressaltar que o §6º do mencionado art. Informa que se houver mais de um precedente, proceder-se-á a licitação entre eles, tendo preferência em caso de igualdade de oferta, o cônjuge, o companheiro, o descendente ou ascendente, nessa ordem.
Questão 13
R: Como regra, vigora a impenhorabilidade do único imóvel do executado, na forma do art. 833, VII, do CPC. Contudo, cabe ressaltar que há a exceção a essa regra, prevista no art. 3º,IV, da lei 8.009/ 90, que permite que a execução do único bem imóvel do executado, nas hipóteses de dívida tributária de IPTU. Por fim, cabe ressaltar, que tal lei não recepciona se a dívida for oriunda de imposto de renda.
Questão 14
R: não, uma vez que de acordo com o art. 1.022 do CPC, é cabível a utilização dos embargos de declaração contra qualquer decisão proferida pelo poder judiciário que seja omissa, obscura, contraditória ou que contenha erro material.
Como estamos diante de uma decisão interlocutória proferida em sede de processo de execução, o recurso cabível desta decisão será o agravo de instrumento, com base no art. 1.015, §Ú, do CPC.
Questão 15
R: Sim, uma vez que o art. 785 do CPC é expresso ao mencionar tal possibilidade.

Continue navegando