Buscar

PEGADINHAS DORIA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

IDENTIFIQUE-SE: _____________________________________________________
Respostas definitivas das questões de múltipla escolha (sem qualquer rasura):
	1
	2
	3
	4
	5
	6
1ª. Parte: 6 (seis) questões objetivas, de múltipla escolha, sem justificativa, valendo cada uma 0,5 ponto:
 (Delegado de Polícia Civil/SP — 2011) A ideia de que o Direito Penal deve tutelar os valores considerados imprescindíveis para a sociedade, e não todos os bens jurídicos, sintetiza o princípio da:
a) adequação social.
b) culpabilidade.
c) fragmentariedade.
d) ofensividade.
e) proporcionalidade.
 (Procurador da República — 21º Concurso — 2004) O princípio da insignificância:
a) só é admissível para crimes de menor potencial ofensivo;
b) diz respeito a irrelevante lesão do bem jurídico mesmo que o crime seja de médio potencial ofensivo;
c) orienta-nos a aferir a conduta em relação à importância do bem juridicamente atingido;
d) diz respeito aos comportamentos aceitos no meio social.
1,3) (Defensoria Pública/SP — FCC — 2006) Considerando a adoção do princípio da culpabilidade pelo Código Penal, é correto afirmar que a:
a) análise da culpabilidade não é essencial para a individualização da pena.
b) culpabilidade não interfere na medida da pena.
c) culpabilidade se refere ao autor.
d) culpabilidade se refere ao fato.
e) análise da culpabilidade compete ao juiz do processo de conhecimento e ao juiz do processo de execução.
 (Procurador Municipal/SP — FCC — 2004) A retroatividade de lei penal que não mais considera o fato como criminoso:
a) exclui a imputabilidade.
b) afasta a tipicidade.
c) extingue a punibilidade.
d) atinge a culpabilidade.
e) é causa de perdão judicial.
 (Procurador Municipal/SP — FCC — 2004) Uma semana antes de completar 18 (dezoito) anos João, durante uma briga, causou graves ferimentos em José. No mesmo dia, sequestrou Maria. Quinze dias após os fatos, José faleceu em razão dos ferimentos e Maria foi libertada em razão do pagamento do resgate. É correto afirmar que João:
a) responderá pelo homicídio e pela extorsão mediante sequestro pois, na sistemática de nosso ordenamento jurídico, considera-se praticado o crime quando da ocorrência do resultado;
b) responderá pelos crimes de homicídio e de extorsão mediante sequestro pois, embora vigente em nosso sistema a teoria da atividade, ambos os crimes são permanentes;
c) não responderá nem pelo homicídio nem pela extorsão mediante sequestro, ambos considerados pela doutrina crimes instantâneos de efeitos permanentes, pois era inimputável na data dos fatos;
d) não responderá pelo homicídio, crime instantâneo, mas responderá pela extorsão mediante sequestro, crime permanente, pois na sistemática de nosso ordenamento, considera-se praticado o crime indistintamente no momento da ação ou do resultado, vigendo o princípio da ubiquidade;
e) não responderá pelo homicídio, crime instantâneo, mas responderá pela extorsão mediante sequestro, crime permanente, pois, na sistemática de nosso ordenamento, considera-se praticado o crime no momento da ação ou da omissão, vigendo o princípio da atividade.
1.6) (Procurador Municipal/SP — FCC — 2004) Em relação à aplicação da lei penal no espaço, é incorreto afirmar que:
a) um dos princípios que regem a matéria é o da territorialidade. Este princípio é absoluto e não admite exceções;
b) é possível a aplicação da lei penal pátria a crime cometido fora do território nacional;
c) é possível a aplicação da lei penal pátria a crime cometido por estrangeiro contra brasileiro;
d) um dos princípios que regem a matéria é o da justiça universal. Regula as situações em que a punição é de interesse da humanidade;
e) o brasileiro que comete um crime no exterior e se refugia no Brasil não poderá ser extraditado.
2ª. Parte: Questões discursivas, de perfil teórico, que exija do aluno um raciocínio lógico-jurídico, valendo até 2,5 pontos:
2.1) JOELMA casou-se aos 17 anos de idade com o cobiçado galã de televisão ALBERTO ROBERTO. Logo na noite de núpcias ela vasculha o celular do marido mulherento e encontra diversas fotos de modelos nuas. Cega de ciúmes ela se apodera de uma faca amoladinha e mata o marido, arrancando-lhe o coração para depois fritar no óleo e comer feito mulher canibal. Ela responderá pelo crime de homicídio (CÓDIGO PENAL) ou pelo ato infracional análogo ao crime de homicídio (SEGUNDO OS DITAMES DO ECA)? Justifique. 
2.2) O Dr. SIMÃO FUNÉRIO é um abnegado médico do SUS e ontem pela manhã se dirigia ao Hospital Posse D´OR para mais um plantão. Sucede que no centro de Nova Iguaçu, ele teria sido rendido por um bandido que lhe subtraiu o veículo que dirigia e todos os seus pertences, instrumentos, jaleco, tudo. Após ocorrência policial o médico foi para o plantão cumprir sua missão. Eis que no início da noite dá entrada na emergência um homem baleado no peito. Tal não foi sua surpresa que se tratava do mesmo ladrão que o teria roubado cedo. O médico demonstrando calma e serenidade aproximou-se do rapaz e disse-lhe baixinho: “Ora que boa coincidência, tenha a certeza RAPAZ de que você vai morrer sangrando até o fim”, deixando de prestar DOLOSAMENTE o devido socorro ao querer o resultado morte. O paciente veio a óbito horas depois. Indaga-se: Esse médico responderá por omissão de socorro seguida de morte (CP, art. 135 parágrafo único)? Justifique à luz da relação de causalidade entre médico (agente garantidor) e paciente.
3ª. Parte: Questão discursiva, de perfil teórico, que também exija do aluno um raciocínio lógico-jurídico, extraído do caso concreto do plano de aula, valendo até 1,0 ponto: 
SEMANA 7 CASO CONCRETO: Leia a situação hipotética abaixo e responda, de forma objetiva e fundamentada, às questões formuladas: No dia 10 de agosto de 2012, por volta das 02h30min, na Unidade de Pronto Atendimento de determinada Unidade de Saúde, Geraldo, com inobservância de regra técnica de profissão, deu causa à morte da vítima A.M., com 09 (nove) meses de idade, em consequência de insuficiência respiratória aguda por pneumonite consecutiva a aspiração de conteúdo gástrico, conforme Auto de Exumação, fl. 231 do Inquérito Policial. Na oportunidade, Geraldo, médico anestesiologista, aplicava na vítima doses de determinado sedativo ministrado anteriormente, momento em que a vítima vomitou um líquido acastanhado. Ato contínuo, o médico iniciou o procedimento de entubação traqueal, por duas vezes, todavia, por imperícia, não conseguiu realizá-lo. Diante disso, a vítima aspirou o conteúdo gástrico, dando causa à insuficiência respiratória aguda por pneumonite, o que a levou a óbito. Cabe salientar que o paciente deveria ter sido submetido à uma avaliação anestésica pré-operatória, o que não ocorreu, vez que Geraldo, apenas, conversou, via telefone, na noite anterior com a genitora da vítima.” (fls. 02/04). Diante da situação hipotética apresentada, com base nas teorias sobre os tipos dolosos e culposos responda às questões formuladas:
a) A partir da teoria finalista da ação, diferencie as condutas dolosas e culposas e apresente seus elementos caracterizadores. Responda de forma objetiva e fundamentada. 
b) No caso concreto ora narrado, a conduta do médico foi dolosa ou culposa? Responda de forma objetiva e fundamentada.
 
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.- Fim. Boa prova!
 ATENÇÃO: 
Não transfira a tabela desta folha na folha de respostas. Rasuras na tabela anulam o quesito;
Desligue o seu aparelho celular imediatamente. Afaste-se dele. Não tente COLAR!
Responda rigorosamente na ORDEM;
Não utilize lápis, borracha nem liquid paper;
Capriche no uso do vernáculo. Evite olhar para os lados e mantenha o foco em sua prova.
Ao terminar a prova levante sua mão silenciosamente e aguarde orientação do professor. Fique calado!

Continue navegando