Buscar

ATIVIDADEE

Prévia do material em texto

Atividade da aula 01
Tales de Mileto afirmava que a água é a origem de todas as coisas. Friedrich Nietzsche, no fim do século XIX, considerou Tales, por conta dessa afirmativa, o primeiro filósofo, como se pode confirmar na passagem de A filosofia na época trágica dos gregos citada no volume da coleção. Os pensadores dedicados aos pré-socráticos. Nietzsche considera que a razão pela qual Tales é o primeiro filósofo grego é que ele: 
A) afirmou implicitamente que "tudo é um" 
B) asseverou algo sobre "a origem das coisas" 
C) abandonou "o mito e as narrativas mágicas" 
D) usou "métodos científicos" de abordagem 
E) preservou "a experiência empírica" ao pensar 
Atividade da aula 02
O método argumentativo de Sócrates (469 – 399 a.C.) consistia em dois momentos distintos: a ironia e a maiêutica. Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que:
I – Torna o interlocutor um mestre na argumentação sofística.
II – Leva o interlocutor à consciência de que seu saber era baseado em reflexões, cujo conteúdo era repleto de conceitos vagos e imprecisos.
III – tinha um caráter purificador, à medida que levava o interlocutor confessar suas próprias contradições e ignorâncias.
IV – tinha um sentido depreciativo e sarcástico da posição do interlocutor.
Assinale:
a)       Se as afirmações II e III são corretas.
b)       Se as afirmações I e IV são corretas.
c)       Se apenas a afirmação IV é correta.
d)       se apenas a afirmação III é correta.
Atividade da aula 03
De acordo com o texto sobre Tomás de Aquino, assinale a alternativa correta.
“Santo Tomás representa o apogeu da escolástica medieval, na medida em que conseguiu estabelecer o equilíbrio perfeito entre a fé e a razão, a teologia e a filosofia, distinguindo-as mas não separando-as necessariamente. Ambas, com efeito, podem tratar do mesmo objeto, por exemplo, Deus. Contudo, a filosofia utiliza tão somente as luzes da razão natural, enquanto a Teologia se vale da razão divina, manifestada na Revelação (a Bíblia)”.
 
A) A Teologia, na escolástica medieval, era uma disciplina que procurava conhecer Deus, utilizando apenas as luzes da razão natural.
B) Segundo o texto, não houve filosofia na Idade Média, apenas Teologia.
C) Não é possível estabelecer um equilíbrio entre fé e razão, este é o pensamento de Tomás de Aquino sobre o uso da razão na Teologia.
D) Para Tomás de Aquino, Deus pode ser objeto de estudo na Filosofia.
Atividade da aula 04
Sobre o empirismo, podemos afirmar que:
I- Segundo Locke, há duas espécies de conhecimentos: conhecimento aparente (mundo sensível) e conhecimento verdadeiro (mundo inteligível). Essa dualidade ficou conhecida, em Filosofia, pelo nome de “revolução copernicana”.
II- Nossos conhecimentos começam com a experiência dos sentidos, isto é, com as sensações.
III- Locke é o iniciador da Teoria do Conhecimento propriamente dita, porque se propõe a analisar cada uma das formas de conhecimento que possuímos.
IV- Segundo Locke, há pelo menos três tipos de ideias: as ideias inatas, que são verdadeiras, as ideias adventícias, que são falsas, e as ideias fictícias, que são as nossas fantasias.
As afirmativas corretas são apenas:
A) II e III.
B) I, II e III.
C) II, III e IV.
D) I e IV.

Continue navegando